“Não consigo vender no instagram”. Você se identifica com essa frase? Então, seguinte: se você está tendo problemas em conseguir vender no Insta, precisa ler esse artigo e parar de cometer os erros que você vai ver aqui.
Porque eu não consigo vender no Instagram?
Saiba que para vender no Instagram não basta apenas ter um perfil por lá e é só isso.
A grande abordagem estratégica para vender no Instagram é fazer com o que seu perfil seja exatamente o que o seu público precisa.
Por exemplo, você precisa aprender a como usar as ferramentas e estratégias para vender em qualquer rede social, incluindo o Instagram.
Sabendo disso, você já terá uma ideia de como melhorar e potencializar o que o Instagram pode gerar no seu negócio.
Porém, mesmo que o Instagram seja uma grande potência de vendas, o seu negócio não irá tocar sozinho, né? Visto isso, não se pode negar que a saúde do seu negócio depende de você.
E, sendo assim, é bom você parar e analisar o que pode estar acontecendo de errado com as suas vendas no Instagram.
Portanto, hoje resolvi preparar um conteúdo para te ajudar a parar de cometer alguns erros comuns para quem vende no Instagram!
Não ter um nicho definido
Um dos maiores problemas enfrentados por muitos lojistas de Instagram é não ter uma definição de um nicho para vender.
Apesar de parecer bonito a ideia de “vou vender pra todo mundo”, na prática você acaba vendendo para ninguém.
Portanto, a primeira abordagem para conseguir vender no Instagram é definir um nicho para seguir. Para qual setor o seu negócio é voltado?
Dito isso, você tem a tarefa de identificar o que o seu negócio pode saciar a vontade de um determinado nicho em específico. Somente dessa forma você poderá abrigar clientes que realmente se identifiquem com o seu serviço/produtos que você tem a oferecer.
“Valor inbox”
Outra questão que pode estar atrapalhando as suas vendas no Instagram é a falta de clareza em identificar os valores dos seus produtos.
Afinal, ninguém gosta de ver um produto, ficar na vontade de comprar e se deparar com a legenda “Consultar valores em inbox”.
Essa questão de “valor inbox” pode fazer com que o seu negócio realmente não gere vendas e seus clientes deixem de lado um produto que fora desejado anteriormente.
Observando isso, eu aposto que você não gosta de achar um produto desejado e não ter o valor especificado, apenas a mensagem de “valor inbox”.
Não ter fotos e vídeos
Para conseguir fomentar ainda mais o desejo dos seus clientes para efetuarem uma possível compra de um produto é importante ter fotos e vídeos atrativos.
Por exemplo, abandone a ideia de que uma simples foto tirada de qualquer maneira irá criar o desejo do seu cliente em comprar um produto.
Além disso, ainda há a questão de vendedores que ainda insistem em fazer vídeos com um compilado de fotos de um determinado produto. Entenda, isso não gera interesse para seus clientes.
Entretanto, eu saliento aqui para você tomar cuidado nesse momento de tirar fotos e fazer vídeos, pois o seu Instagram não pode virar um catálogo.
Seja criativa nessas horas. Um exemplo que eu costumo citar por aqui é a questão da prova social. Peça para suas clientes mandarem fotos usando algum produto adquirido em sua loja e poste para mostrar aos seus futuros clientes.
Pode ter certeza que somente essa abordagem fará com o que o seu negócio se torne mais vivo e presente para seus seguidores no Instagram.
Por fim, não se esqueça que a qualidade das suas fotos e vídeos devem ser boas com uma iluminação adequada para os clientes conseguirem entender cada detalhe dos seus produtos.
Não ter uma bio estratégica
O rosto do seu Instagram de negócios é a biografia da sua empresa, então ela deve ser clara, atrativa e estratégica.
Para entender essa questão, você precisa fazer um estudo sobre como as empresas do seu nicho definem as biografias de perfil. Após esse levantamento de dados, comece a escrever a biografia do seu negócio de forma estratégica.
Além disso, não deixe de lado os links que possam facilitar o contato dos seus clientes/seguidores com você. Por exemplo, insira o link do WhatsApp do seu negócio na bio para ter um atendimento melhor e mais ágil.
Não se inscreveu no desafio
O último ponto que pode fazer as suas vendas no Instagram estagnar é você ainda não ter se inscrito no DESAFIO VENDA MODA TODOS OS DIAS! Um mini curso online e gratuito para você aprender a usar o poder do Instagram para vender mais.
Será uma semana de conhecimento onde você irá aprender um passo a passo já validado sobre como vender de 5 a 20 MIL REAIS por mês com o seu negócio de moda!
No Desafio Venda Moda Todos os Dias eu vou te auxiliar a como potencializar o seu negócio para que você consiga vender moda tanto online quanto física todos os dias sem precisar de um site.
Não perca tempo, pois o Desafio Venda Moda Todos os Dias irá acontecer nesta segunda-feira, dia 20 de junho às 19h (horário de Brasília).