O WhatsApp Pagamentos ou WhatsApp Pay estava sendo uma das funções mais aguardadas da plataforma. Recentemente chegou ao Brasil, mas logo já foi suspenso. Quer saber o que aconteceu e quando o recurso será liberado? Então leia este conteúdo!

O que é WhatsApp Pay?

O grande objetivo e benefício do WhatsApp Pagamentos é um só: possibilitar e facilitar que transações (envio de dinheiro, compra e venda) sejam feitos diretamente na plataforma.

Como resultado, o WhatsApp se fortalece ainda mais quando o assunto é vendas online!

Para quem é lojista de moda online, essa é uma ótima funcionalidade, já que irá facilitar as vendas pelo app, que já é sucesso para atendimento ao cliente.

Além de tornar a compra muito mais fácil para o cliente, tudo poderá ser feito pelo WhatsApp: captação de clientes, relacionamento, ofertas, divulgação de catálogo e vendas.

Como ia funcionar o Pagamento via WhatsApp

Conforme primeiro comunicado que anunciava a chegada do WhatsApp Pagamentos no Brasil, as empresas parceiras do serviço seriam Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.

Isso significa que apenas cartões de crédito e débito destes bancos seriam aceitos.

Além disso, este seria um recurso 100% gratuito. Ou seja, sem taxas de serviços, seja para transferências via cartão de débito ou para pagamentos via cartão de crédito/débito. Mas haviam algumas restrições, como limite de transação de mil reais por dia (pessoa física) e limite de 20 recebimentos diários.

No entanto, empresários deveriam pagar uma taxa de 3,99% para receber os pagamentos pela plataforma (tanto crédito quanto débito).

Mas o que aconteceu? Porque essa funcionalidade foi suspensa?

WhatsApp Pagamentos: entenda porque foi suspenso no Brasil

Deixando muitos lojistas, empreendedores e empresários comemorando, o WhatsApp Pagamentos chegou ao Brasil no último dia 15… Mas a alegria durou pouco.

O recurso já foi duplamento suspenso: primeiro pelo Banco Central, depois pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Entenda melhor aqui.

WhatsApp Pay suspenso pelo Banco Central

Segundo pedido de suspensão feito pelo Banco Central, Pagamentos via WhatsApp poderiam afetar a privacidade dos usuários e também acarretariam em uma competição desleal entre bandeiras, emissoras de cartão de crédito, instituições financeiras e empresas de maquininhas de cartão.

Segundo a instituição, sem uma análise prévia o WhatsApp Pay “poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.

Sendo assim, foi solicitada a suspensão imediata do recurso.

A decisão foi justificada com o objetivo de “preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.

Cade suspende WhatsApp Pagamentos

Mas o Banco Central não foi o único a ver problemas na função de Pagamentos no WhatsApp. O Cade também entrou solicitando a suspensão do recurso.

O motivo? Segundo a empresa, o WhatsApp Pay teria contrato apenas com a Cielo para realizar as transações.

Sendo assim, entende-se que há uma concorrência desleal, já que a Cielo já é lider no mercado de maquininhas. Isso tornaria praticamente impossível a concorrência, principalmente se houvesse um “contrato de exclusividade”.

Quando o WhatsApp Pay vai funcionar no Brasil?

Dito isso, a pergunta que não quer calar, é: quando o WhatsApp Pagamentos vai ser liberado e voltar a funcionar normalmente no Brasil?

A resposta é um pouco desanimadora…

Segundo as últimas notícias, o Banco Central não estipulou nenhum prazo para essa liberação, o que pode demorar.

Antes de tudo, é preciso que seja feita todo um estudo e uma análise de riscos que esse novo recurso pode trazer ao Sistema de Pagamentos Brasileiros. Até lá, a suspensão do WhatsApp Pay no Brasil segue mantida.

E agora? Continue vendendo…

Enquanto o WhatsApp Pagamentos não é finalmente liberado no Brasil, você segue normalmente a sua vida – e as suas vendas rsrs.

Se você já vendia antes, a estratégia agora segue sendo a mesma: continuar vendendo.

Então, se eu pudesse te dar uma sugestão, seria: continue estudando técnicas e estratégias de venda no WhatsApp. Assim, quando o recurso for liberado, você já estará 100% preparada para aproveitar ao máximo o seu potencial.

Veja aqui: 6 estratégias para vender pelo WhatsApp todos os dias

Saber as estratégias mais eficazes de como vender pelo WhatsApp é algo muito poderoso, que pode ser mais vantajoso do que você imagina.

Digo isso porque, diariamente, ajudo minhas alunas com dicas valiosas e vejo os resultados reais de cada uma delas.

Por isso eu digo: saber vender pelo WhatsApp pode mudar totalmente o jogo para o seu negócio!

Então continue estudando e utilizando a plataforma como um ótimo e ágil canal de atendimento e, claro, de vendas.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

Leia mais: