Saber como definir meta de vendas é uma das muitas missões importantes que você tem como lojista de moda. E, em reta final de ano, já é o momento de começar a definir suas metas para 2023.
Pular essa definição estratégica ou não ter meta de vendas bem estabelecidas é um erro que muitos lojistas cometem.
Esse também é o motivo pelo qual muitos não sabem se estando tendo bons resultados, para onde estão indo ou até mesmo se as estratégias que estão sendo testados estão, de fato, funcionando.
Se você não tem metas…
… Como sabe se está indo bem?
Quando saberá se é hora de aumentar as vendas, de mudar as estratégias, de fazer um novo planejamento?
Por essas e outras que saber como definir meta de vendas é tão importante! E aqui no artigo de hoje eu vou te ensinar brevemente o que você precisa fazer, para fazer essa definição corretamente.
Como definir meta de vendas para 2023
Não há uma fórmula mágica para definir as metas de vendas da sua loja de moda. Mas existe pontos que devem ser levados em consideração para estabelecer o quanto você deseja vender e crescer a cada ano.
É importante lembrar que as suas metas têm relação direta com o crescimento da sua loja de moda.
No entanto, você também não vai definir uma meta 10x maior do que o ano anterior, simplesmente porque quer crescer 10x mais. É preciso planejamento, estratégia e também pé no chão para alcançar os resultados desejados.
Fique de olho no mercado
Como está o seu mercado? Está aquecido? Tem bastante procura? Está fraco?
Para definir sua meta de vendas é muito importante levar em consideração a realidade do seu mercado. Com a pandemia, por exemplo, muitos segmentos diminuíram seus lucros e, por isso, tiveram que reavaliar a meta.
No entanto, se o seu mercado está em alta, como é o caso da venda de moda, você poderá pensar em uma meta mais elevada.
Sendo assim, o primeiro passo é estar alerta quanto as mudanças do mercado. Acompanhe pesquisas, levantamentos, veja como estão seus concorrentes e comece a planejar a sua meta.
Comece com metas pequenas
Você irá encontrar muitos pessoas falando para já colocar, logo de cara, uma super meta. Mas a minha dica é que ir com calma e começar com metas pequenas e possíveis de serem alcançadas, principalmente se você está começando agora.
É importante sentir bem seu mercado e a aceitação de seus clientes, antes de saindo por aí dando um passo maior que a perna, tá bom?
Estimativa de vendas
Outro passo importante é estimar o número de vendas que você pretende fazer nos próximos “X” meses (ou no próximo mês).
Se você já está a algum tempo no mercado, uma boa maneira de fazer isso é estudar seus históricos de vendas anteriores, verificar o quanto vendeu em cada período, e, com base nos resultados, ir estruturando suas próximas metas.
Ticket Médio
O Ticket Médio é o valor médio de vendas por cada usuário. Com base no cálculo do Ticket Médio, você poderá descobrir quanto cada cliente compra de você ou a quantidade média de produtos por consumidor.
Esse resultado também te ajudará a estipular suas metas com base na realidade do seu negócio e de seus clientes, fazendo com que elas sejam mais facilmente alcançadas.
Se você quer saber mais sobre o que é ticket médio e como calculá-lo, veja esse conteúdo aqui.
Investimento
Para conseguir definir suas metas, você também precisará estipular quanto irá investir para alcançá-las e isso vale para tudo: para suas peças (renovação de estoque), campanhas, divulgação nas redes sociais, entre outras coisas.

Se você não tem muito para investir, comece a testar: veja o que mais funciona e mais gera resultados no seu negócio, assim você saberá onde concentrar grande parte dos seus esforços.
Estabeleça seus objetivos
Agora é hora de ser bem específica, quanto mais, melhor. Pense o quanto você deseja crescer e o quanto deseja vender por mês e estabeleça a sua meta.
Depois, coloque a mão na massa para conseguir alcançar seus objetivos, para então conseguir crescer cada vez mais.
Também é importante estar atento aos prazos. Por exemplo, se a sua meta é mensal, precisa trabalhar com o total de dias trabalhados no mês. Se a sua meta é trimestral, precisa trabalhar os três meses para conseguir alcançar o que deseja.
Não há certo ou errado e também é importante saber que, a qualquer momento, pode ser necessário rever e reavaliar a meta.
Como calcular suas metas de venda
Não há nenhuma fórmula secreta para conseguir calcular metas.
Entretanto, há várias maneiras de fazer isso e será preciso saber qual a melhor e mais eficiente para você. Abaixo está um exemplo de um cálculo simples e rápido, com base no quanto você deseja vender em um mês.
Vamos pensar que você deseja vender R$ 10.000,00 no próximo mês. Agora vamos pensar que esse mês tem 4 semanas: então divida o valor total (sua meta) pelas 4 semanas (10.000/4= 2.500) e você terá sua meta semanal. Ou seja, R$ 2.500.
Agora, para saber sua meta diária, você dividirá esse valor (2.500) pelo número de dias que você trabalha na semana. Vamos imaginar que você trabalha 5 dias, então você terá uma meta diária de R$ 500,00 (2.500/5= 500).
Isso significa que você deve vender R$ 500,00 por dia e ao menos R$ 2.500 por semana, para conseguir alcançar a meta estipulada.
Eu acho essa uma das formas mais fáceis, simples e descomplicada para calcular a sua meta. No entanto, você também pode fazer esse cálculo com base na quantidade de produtos que deseja vender e não na quantidade monetária. Tudo depende de como você irá querer fazer as coisas no seu negócio!
Como conseguir alcançar a meta mais rapidamente?
Ninguém quer apenas saber como definir meta de vendas, mas sim como alcancá-las, certo? E, quanto mais rápido melhor…
Sendo assim, se você quer ter um negócio de sucesso, que cresça a cada dia, é importante encontrar formas de se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Isso impactará diretamente nos seus resultados, nas suas vendas e, claro, nas suas metas.
Também é importante lembrar de sempre fidelizar os clientes que já compram de você e recuperar os antigos (aqueles que compram uma vez e nunca mais aparecem, sabe?). Essas estratégias te ajudarão a ter resultados cada vez melhores!
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Através da Mentoria Venda Moda Online eu vou te acompanhar durante seis a meses inteiros, com o objetivo de alavancar os resultados do seu negócio de venda de moda e acessórios, passando por todas as áreas do seu negócio: gestão, precificação, divulgação, marketing, fluxo de caixa, vendas… Tudo!
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