Hoje vou falar sobre algo fundamental para qualquer negócio ter sucesso: público-alvo. Você sabe quem é o seu público? Sabe com quem está conversando? Você conhece bem seu público-alvo? Quem é que está por trás do smartphone ou computador, acompanhando seu conteúdo?
Hoje vou falar sobre como saber mais sobre o seu público-alvo e, assim, direcionar toda a sua comunicação de forma assertiva, para vender mais.
O que é público-alvo?
Público-alvo é o grupo de pessoas que se identificam com a sua marca e que são potenciais clientes do seu negócio, ou seja, pessoas que possivelmente terão interesse em comprar seus produtos e serviços.
Ao criar a sua empresa, sua marca, sua identidade, sua cultura e sua forma de se posicionar… Tudo irá girar em torno do seu público-alvo.
Porque muitos negócios estão dando errado hoje no mercado?
Um dos maiores motivos para muitos negócios não estarem dando certo no mercado é o fato de estarem atuando sem conhecer ou sequer ter um público-alvo específico. E, como resultado, não sabem como se conectar com esse público e não tem as estratégias corretas.
Ao vender moda genérica, sem delimitar ou conhecer o seu público, você dificilmente terá sucesso. Portanto, tenha em mente que definir o público-alvo é uma das principais etapas para o planejamento de qualquer novo negócio. Afinal, para se comunicar de forma eficiente e construir um bom relacionamento com seus consumidores é essencial conhecê-los primeiro. E, conhecendo bem o seu público, você conseguirá criar as estratégias certas, que irão trazer mais resultados para o seu negócio.
Qual a importância de conhecer o público-alvo do seu negócio?
Em um mercado em constantes mudanças, é importante estabelecer um relacionamento direto e próximo ao cliente, de forma que ele sinta confiança em você e em seus produtos. E por isso é tão importante saber exatamente quem é o seu público.
Após conhecê-lo você saberá com quem está falando e suas campanhas terão mais sucesso, pois serão mais assertivas. Desta forma, você também irá conhecer as preferências e necessidades do seu cliente, a forma que ele prefere ser abordado, os tipos de conteúdo pelos quais tem interesse e muito mais, sabendo exatamente como se posicionar nas redes sociais e no mercado em geral.
Separamos abaixo alguns dos motivos para que você conheça seu público-alvo, algo primordial para que você tenha resultado vendendo moda, seja online ou offline.
Saber como se comunicar
Sabendo quem são seus potenciais clientes, seus medos, seus problemas, suas necessidades, seus gostos, sua idade (e muito mais!!), você conseguirá se comunicar melhor com eles. Desta forma, você poderá criar uma estratégia de conteúdo que acerte em cheio no seu público, fazendo com que ele sinta mais segurança para adquirir algo de você.
Criar sua marca
Criar designs específicos que conversem com este público e reafirme sua identidade, faz toda a diferença. É importante lembrar que pessoas têm desejos, gostos e prioridades distintas, e o que é atrativo para um adulto, não será atrativo para uma criança. Por este motivo o seu design e a sua marca tem que estar de acordo com seu público-alvo, para causar atração e identificação.
Se adequar às necessidades do seu público
Conhecendo bem seu público-alvo você saberá do que ele precisa e o que ele busca. Essa é a hora de buscar ser autêntico e inovador, estando sempre de olho nas novidades e tendências do momento.
Como definir e conhecer o seu público-alvo?
Você sabe que no mercado existem diferentes tipos de clientes, cada um com necessidades e gostos específicos e, como você viu, definir e conhecer seu público-alvo é essencial e fundamental para o sucesso do seu negócio e para elaboração de estratégias que realmente te tragam resultado.
Para que você descubra exatamente quem é o seu público-alvo é preciso fazer uma série de pesquisas e testes. Este estudo envolve questões como idade, gênero, aspectos geográficos e comportamentais, renda e até mesmo escolaridade. Enfim, quanto mais você souber sobre o seu público, melhor será para você.
Caso você já tenha clientes, busque observá-los: Quem são eles? São homens ou mulheres? Jovens ou adultos? De onde eles são? Como chegaram até você?
Separei abaixo 3 maneiras para identificar e conhecer ainda mais o seu público-alvo.
Utilizando o WhatsApp
Atualmente as pessoas realizam várias tarefas simultâneas e, com os avanços tecnológicos, estão sempre conectadas. Por este motivo, o WhatsApp é uma boa forma de conhecer melhor o seu público, através de uma comunicação simples e direta, que te permita conhecer, se aproximar e interagir cada vez mais com seus potenciais clientes, entendendo o que eles buscam, do que eles gostam e o que você pode entregar de valor à eles.
Veja aqui 5 erros comuns para quem vende moda online pelo WhatsApp
Através das Estatísticas do Instagram
Se você vende moda online no Instagram e possui um perfil comercial, poderá aproveitar a própria ferramenta da plataforma para saber mais sobre seu público, através das Estatísticas do Instagram.
Através destas estatísticas você conseguirá ver a região onde se concentra a maior parte do seu público, o sexo predominante, a faixa de idade e os conteúdos que eles mais interagem (assim você saberá o tipo de conteúdo que está tendo um melhor resultado, para que você continue trabalhando nele). Desta forma você também saberá qual a melhor linguagem, conteúdo e forma de se comunicar com seu público.
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Formulários do Google
Outra ótima forma de conseguir entender e se aproximar do seu público-alvo é realizando pesquisas. Algo simples, que fará com que seu público interaja com você.
Se você possui uma conta Google, poderá criar formulários de pesquisa através do Google Forms. Após criá-lo, será disponibilizado um link, depois basta enviar este link para seus clientes e dar início às pesquisas. Uma maneira rápida de enviar este formulário para um número maior de clientes é através de listas de transmissão do WhatsApp.
Extra: Exemplos de pergunta para o formulário
Para te ajudar na hora de criar este formulário, separei algumas perguntas para você fazer para o seu cliente, como: Qual sua idade? Faixa Etária? Qual produto mais gosta? Que tipo de estilo ele mais gosta? Qual o tipo de conteúdo que ele mais consome? Quais dicas e conteúdo ele gostaria de receber?
Enfim, você irá criar o seu formulário com base no que você precisa saber deste público, customizando da forma que for mais benéfica para os eu negócio.
Importante: se você não guarda ou não solicita os dados do seus clientes, como e-mail e número de WhatsApp, comece a fazer isso agora mesmo, pois é uma das coisas mais valiosas para o seu negócio. Ter estas informações também fará com que seu negócio não seja dependente apenas das redes sociais.
E se eu não tiver retorno com estas pesquisas?
Caso você veja que não está tendo muito retorno, que os usuários não estão tendo interesse em interagir com você, é a hora de usar a criatividade e pensar em algo atrativo para oferecer em troca. Afinal, se tratam de respostas bem importantes para o seu negócio.
Uma boa dica é oferecer alguma recompensa para quem responder o seu questionário: um bônus, desconto, promoção, enfim, o que você estiver disposto a oferecer. Também aproveite para pedir em troca os dados do seus clientes (como e-mail e WhatsApp).
Conclusão
Depois de ler tudo isso e entender a importância de conhecer o público-alvo do seu negócio, me diz aí, você conhece o seu público-alvo de verdade? Se você me responder “eu vendo moda para qualquer mulher, de qualquer idade”, já começou errado.
Para saber se você realmente conhece tudo sobre o seu público-alvo, vou te lançar um desafio: descreva, com o máximo de detalhes possível, quem seria o seu cliente ideal e identifique se os seus produtos ou serviços estão de acordo com este público.
Depois me conta aí nos comentários o que você achou deste conteúdo e se você conhece mesmo o seu público-alvo.
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