Quer saber como vender estoque parado sem dar desconto e sem precisar gastar com novas compras para “ter novidade”? Então esse artigo é para você!

Estoque Parado = prejuízo

O estoque parado é um dos maiores problemas para lojistas de moda. Isso é fato!

Diariamente recebo muitos directs e caixinhas de perguntas sobre o tema. E o motivo é óbvio: estoque parado é também dinheiro parado.

Além disso, quando um produto fica muito tempo parado sabemos que isso pode acarretar em danos e também na desvalorização da peça. Obviamente, quem vende moda online não quer isso!

Foi por isso que decidi fazer esse conteúdo com dicas para te ajudar a minimizar seu estoque parado, com ações práticas a serem executadas e planejadas aí no seu negócio.

7 dicas para vender estoque parado sem dar desconto!

Porque algumas peças vendem rápido e outras simplesmente não desencalham? Vamos começar por aí.

Antes de tudo, você precisa entender onde está o erro: comprou demais, não comprou de maneira estratégica de acordo com o que o seu público gosta… O que há de errado com essas peças?

Esse ponto é algo extremamente importante, aliado a uma gestão de estoque eficiente.

Depois de pensar nisso e analisar criteriosamente seu estoque, é hora de colocar em prática as 7 dicas que separei aqui e que vão te ajudar a vender estoque parado sem precisar ficar dando desconto.

Público-alvo

Para acabar com seu estoque parado e desenhar estratégias para que esse problema não volte a acontecer, você precisa passar a fazer compras estratégicas e isso envolve conhecer bem o público que compra de você.

Se você disser: “mas eu vendo para todos os públicos”, aí está o erro. Se você vende de tudo um pouco, as chances de ter problemas de estoque e prejuízo são gigantes. Por isso é importante que você tenha um nicho específico (neste conteúdo falo sobre o poder do nicho para quem vende moda online).

Conhecer bem o seu público-alvo te ajudará a entender o que ele compra e o que ele não compra e porque, e te ajudará a apostar nos produtos certos, evitando que fique aquele estoque parado.

Clique aqui para saber como conhecer melhor o seu público-alvo.

Conheça o seu estoque e saiba investir nas peças certas 

É importante – ou melhor: é fundamental – conhecer o seu estoque e ser a melhor amiga dele.

Isso envolve fazer um levantamento: o que você comprou, tudo que vendeu e tudo que ainda está parado. Pois é desta forma que você conseguirá entender o que seus clientes mais desejam e saberá investir nos produtos certos.

Para fazer este levantamento leve em conta tipos de peças, cores, estampas, tamanhos, marcas, preços, quantidades, etc.

Isso também irá te ajudar a fazer compras mais objetivas, assertivas e inteligentes. Com isso você não apenas irá minimizar seu estoque parado, mas irá evitar cometer erros nas próximas compras!

Você deve ser a melhor amiga do seu estoque – e analisá-lo diariamente. Sim, todos os dias!

Compre apenas o que você precisa

Se você está com estoque parado, não saia fazendo novas compras. Você não precisa disso e, caso faça, pode acabar entrando em uma bola de neve que só vai comprometer seus resultados.

Contudo, se for preciso investir em novas peças, que seja de maneira estratégica, para criar looks complementares com as peças que estão em estoque, para que elas sejam “desencalhadas” facilmente.

Na hora de comprar, também é preciso ter estratégia e levar em conta suas metas. Se faça duas perguntas para saber se deve investir em estoque ou não:

  • Quanto você deseja vender no próximo mês? (qual sua meta);
  • E, depois, se pergunte se o estoque que sobrou é suficiente para atingi-la. Para facilitar, a conta é: Estoque inicial – estoque vendido = estoque que sobrou.

Então se o que sobrou for suficiente para alcançar sua meta, compre apenas o básico, ou seja, peças que complementem este estoque parado.

E, caso não seja suficiente, vá as compras novamente, mas desta vez entendendo melhor o que seu público deseja e fazendo as compras certas, com menor risco de ficarem paradas.

Monte combinações com seus estoques parados

As pessoas hoje em dia são muito visuais e ainda há quem só consiga comprar após ter uma ideia de como usará determinada peça.

Então outra ideia para minimizar o estoque parado é montar ideias de looks com diferentes combinações e divulgar de maneira atrativa aqueles produtos que não estão saindo!

Isso dará mais confiança para que sua cliente compre o produto.

Ótimas formas de ajudá-las a visualizar melhor as peças e os looks é fazer live de provador e também live shop, para vender mais! (Esses são 2 dos 15 passos para acabar com o estoque parado, que ensino como aqui).

Promova os produtos

Anuncie seus produtos de maneira orgânica (fale muito no seu feed e stories sobre eles) e também de maneira paga, através de anúncios e campanhas.

Aqui quero abrir um parênteses para dizer que fazer campanhas ou anunciar não envolve dar desconto ou fazer promoções e sim apostar em diferentes maneiras de divulgação, com o objetivo de atrair o seu público e despertar o interesse pelas peças que estão ‘encalhadas’ no seu estoque.

Você pode fazer isso com anúncios, stories, enquetes, montando looks e combinações diferentes, entre outras!

Você também pode apostar nas lives, como a live shop. Uma ótima forma de vender o estoque parado e vender mais, de maneira geral.

Crie campanhas

Fazer ofertas direcionadas para seus clientes com potenciais de compra é uma opção certeira… E no meio online as campanhas são ótimas formas para divulgar seus produtos, principalmente os parados.

Alguns exemplos de campanhas que funcionam muito bem são:

  • compre um e ganhe outro;
  • combos;
  • frete grátis;
  • cupom de desconto;
  • bônus ou presentes;
  • último dia da oferta (escassez e urgência);
  • descontos progressivos, entre outras.

Defina qual você irá fazer, faça e teste. Assim você conseguirá ir otimizando o processo…

Nem sempre baixar o preço é o ideal

Na maioria das vezes não é o preço que está impedindo que seus clientes comprem.

Em alguns casos só é preciso um empurrãozinho, que você pode dar através das dicas de como usar a peça, montando looks e combinações!

Além disso, fazer promoções e baixar o preço de seus produtos constantemente pode ser ruim para o seu negócio. Pois assim seus clientes ficarão esperando para comprar de você apenas na promoção e a consequência é que seus lucros serão muito menores.

E ninguém merece trabalhar que nem uma louca apenas para pagar as contas, não é mesmo?

Curso com 15 Estratégias Para Acabar Com o Estoque Parado

Ter uma boa gestão de estoque é fundamental para evitar prejuízos no seu negócio de moda online.

Além disso, outros benefícios que um controle de estoque eficiente pode proporcionar para o seu negócio são:

  • economia com gastos desnecessários
  • melhora na suas vendas e experiência de cliente
  • mais lucros
  • planejamento eficaz de promoções e ofertas
  • entre outros.

Mas, na prática, eu sei que muitas pessoas sofrem na hora de conseguir se livrar daqueles produtos que insistem em não sair.

E, se você é uma dessas pessoas que precisa de ajuda para acabar com o seu estoque parado, eu tenho a solução para você.

Clique aqui e assista a aula 15 maneiras diferentes e altamente efetivas para Acabar com seu Estoque Parado.

Ter estoque parado é um dos maiores problemas de quem vende moda e com essa aula você aprenderá estratégias para parar de sofrer com esse mal!

Quero acabar com o Estoque Parado!