Quantas vezes você se frustrou porque não consegue ter constância nas vendas no Instagram?
Isso geralmente acontece quando você não tem planejamento e estratégias bem alinhadas.
No entanto, antes de criar muitas estratégias, é preciso que seja feito o “feijão com arroz”. Ou seja, o básico que funciona.
É por isso que vim compartilhar com vocês os 4 passos para transformar o Instagram da sua Loja em um poderoso canal de vendas.
VENDAS NO INSTAGRAM: 4 passos para transformar o perfil da sua loja em um canal poderoso de vendas
Sem dúvidas o Instagram é um dos principais canais de vendas para quem tem um negócio de moda. Mas, para ter resultados, é preciso que estratégias básicas sejam postas em práticas. E existem 4 que são essenciais, são elas:
- Perfil Comercial
- Bio estratégica
- Fotos e Vídeo de Qualidade
- Conteúdo que funciona
Vamos um pouquinho na prática, sobre cada um destes pontos?
Perfil comercial
Para saber se suas estratégias estão funcionando e até mesmo para conhecer melhor o público que interage com você, você precisa de dados. E um perfil pessoal do Instagram não gera dados.
Sendo assim, um passo básico e essencial é transformar o perfil do Instagram da sua loja em uma conta comercial.
Assim você terá acesso a relatórios, dados, métricas, anúncios… E uma série de funcionalidade que fará a diferença para os seus resultados e estratégias.
Biografia perfeita
Esse é o seu cartão de visitas. A porta de entrada ao perfil da sua loja, afinal, é o primeiro contato que um potencial cliente tem ao entrar no seu perfil.
Isso significa que é preciso ter uma biografia estratégica. E o grande desafio está em ser também objetiva, afinal, são poucos caracteres e você precisará dar o seu melhor.
Alguns pontos essenciais para conter na descrição, são:
- O que você vende e para qual público
- Forma de venda: online ou apenas loja física? Em qual cidade?
- Vende atacado ou varejo?
- Faz entrega ou no formato de malinha (condicional) ou delivery?
- Chamada para ação e link
Inclusive, é fundamental ter um link na sua bio, seja para seu site, catálogo, whatsapp ou todas as opções (para saber como criar o link para o seu whatsapp, leia este artigo).
Quer saber como ter uma bio perfeita? Dou dicas neste post: Descubra como ter uma bio perfeita no Instagram.
Fotos e Vídeos de Qualidade
Quando você tem uma loja online, há algumas limitações. Um exemplo é que o seu cliente não toca ou experimenta o produto.
Sendo assim, é preciso encontrar formas de lidar com estas questões. E, por este motivo, é muito importante apresentar suas peças com riqueza de detalhes.
Como fazer isso, na prática: com boas fotos e vídeos. Lives e posts provador também ajudam muito!
Então vamos às dicas:
- Tenha fotos com boa resolução
- Cuide o enquadramento (nada de cortar partes da peça, por exemplo)
- Aposte em um fundo neutro (para não chamar mais atenção do que o produto)
- Peças devidamente passadas (ninguém merece ver fotos de produtos amassados, não é mesmo? E ainda tem gente que quer vender assim…)
E para os vídeos: uma boa resolução. Desta forma, há uma melhor entrega do seu conteúdo no Instagram, fazendo com que ele alcance mais pessoas.
Conteúdo estratégico
Um bom conteúdo ajuda a atrair mais seguidores e também ensina sobre como usar o produto, tira-dúvidas e objeções das clientes e gera desejo pelas peças.
A grande estratégia é fazer com que, através do conteúdo, sua cliente sinta que precisa do seu produto, sinta-se usando ele e saiba que aquele item tem tudo a ver com o estilo dela.
Essa estratégia de conteúdo vale para tudo: feed, stories, lives… E também para conteúdo compartilhado através de WhatsApp, atendimento, tudo!
O passo a passo para vender moda todo dia através do Instagram
Essas são 4 etapas iniciais e estratégicas, que consideramos o “feijão com arroz” para fazer as vendas bombarem no seu Instagram.
Mas existem muitas outras estratégias que vão fazer a diferença para que as vendas comecem a acontecer todos os dias no seu negócio.
Se quiser saber mais sobre como funciona a venda de moda no Instagram, dê uma olhada no Workshop Instagram para Venda de Moda.
Neste curso online você terá acesso de como começar a ter resultados e aprender com eficácia a criar um perfil chamativo para atrair mais seguidores e fazer vendas todos os dias.
Se você está começando agora ou ainda não conseguiu ter bons resultados com o Instagram, este é o treinamento perfeito para você começar a explorar todo o poder da Plataforma (e você conta com suporte integral com a minha equipe, para tirar todas suas dúvidas!).