As festas de final de ano são sempre ótimas opções para vender mais, basta ter as estratégias certas e estar preparada. Para isso, separei 9 dicas que podem te ajudar.

Como aproveitar o ano novo para vender mais

Se você tem um negócio próprio, quer seja físico ou digital, uma coisa é certa: o natal e o ano novo são datas que precisam ser pensadas estrategicamente. Na verdade, essas costumam ser as épocas mais aguardadas do ano, já que há a oportunidade de aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros do seu negócio.

E as suas vendas de final de ano podem ser um sucesso, principalmente quando bem planejadas. É por isso que o passo número 1 sempre será planejamento. Para e planeje muito bem como serão suas estratégias para vender mais e atrair novos clientes.

Além disso, também pense em como fidelizar seus cliente, apostando forte em um pós-venda de qualidade.

Combos

Uma dica que dá super certo é montar e divulgar combos. No caso do ano novo, faça combos de lembrancinhas que podem ser utilizadas para presentear famíliares e amigos. Mimos são sempre bem-vindos!

Outra dica para aumentar ainda mais suas vendas de final de ano, é apostar no natal e no ano novo juntos. Ou seja, criar combos com presentes para natal e mimos para ano novo. Desta forma, seu cliente já consegue comprar de uma vez presentes para ambas as datas. Além de ser vantajoso para ele, isso pode te ajudar a vender mais.

Redes sociais

Eu sempre falo do poder das redes sociais e realmente não tem como não utilizá-las. Se você deseja aumentar suas vendas online, seja em qual época for, precisa identificar onde seus clientes se encontram e o que fazer para impactá-los.

Como no natal e ano novo a concorrência é ainda maior, você pode investir em anúncios pagos no Facebook e no Instagram, de acordo com a rede que você utiliza para o seu negócio. Se for as duas, utilize ambas.

Mas atenção, delimite bem o seu público na hora de fazer seus anúncios, para garantir que atingirá as pessoas certas.

Descontos especiais

Não tem como fugir, as vendas de final de ano são marcadas por promoções e descontos especiais. E você também precisa entrar nessa onda.

Para garantir um bom preço, você pode ficar de olho no que seus concorrente estão ofertando, para então tentar se aproximar ou até mesmo oferecer algo melhor do que eles.

Encontrar formas de se destacar é sempre importante, principalmente se tratando de meio online.

Utilize canais de atendimento ágeis

Nessa época do ano, os clientes tendem a prezar por um atendimento rápido, até porque muitos deixam as compras para a última hora. E, se tratando de vendas online, eles ainda precisam contar com o tempo do frete. Ou seja, eles querem agilidade.

Neste caso, invista em atendimentos mais ágeis, como o WhatsApp. Desta forma, além de oferecer um atendimento mais humanizado e próximo, você já fica com o contato do seu cliente para aproveitar e investir no pós venda.

O que é atrativo?

O que as pessoas desejam para o ano novo? Pense! Por exemplo, geralmente há grande procura por lingeries brancas, vermelhas e amarelas, que simbolizam paz, amor e dinheiro, o que a maioria das pessoas deseja. Chinelos brancos e roupas brancas, entre outras coisas.

Além disso, coisas temáticas do tipo “2019”, “vem 2019”, entre outros, também acabam chamando mais a atenção nessa época.

Por isso, além de vender os seus produtos habituais, tente encontrar formas de estar por dentro da temática.

Live no Instagram

Se a sua loja está no Instagram, você precisa utilizar as funcionalidades da plataforma para vender mais. Os stories e as lives são ótimas opções, principalmente para atrair a atenção de seus potenciais clientes.

Aproveite as lives para fazer promoções e ofertas relâmpagos, divulgar seus produtos e combos, e demais estratégias que podem ajudar a aumentar sua vendas.

Outras ferramentas que devem ser melhor utilizadas são as directs e as funções pergunta e enquete.

Formas de pagamento

Ofereça opções de pagamentos diferenciadas para quem quiser pagar à vista. Vale lembrar que o final do ano é uma época onde as pessoas geralmente recebem 13º, férias, bônus, entre outros benefícios.

Sendo assim, esse é um momento em que elas costumam ter dinheiro em mãos e desejam comprar à vista para obter um desconto maior. Então ofereça preços atrativos.

Lista de transmissão no WhatsApp

Aproveite para reativar seus antigos contatos, tanto os que compraram quanto os que não compraram de você.

Para facilitar essa abordagem, uma dica é utilizar as listas de transmissão do WhatsApp. Mas atenção, pois como eu sempre digo, é importante se certificar de que os seus contatos realmente querem receber suas mensagens com ofertas e promoções. Feito isso, é só usar estrategicamente essa funcionalidade.

Conclusão

O fato é que o final do ano é a época para apostar no aumento das vendas do seu negócio. Para isso, invista em estratégias que te ajudarão a aumentar seus resultados e atrair mais clientes.

Também lembre-se que não é só vender. Você precisa encontrar formas de fidelizar seus clientes. Se você fizer isso, garantirá melhores resultados não apenas ao final do ano, mas durante todo ele.

E para ficar atualizada e por dentro de todas as datas comemorativas de 2019, que poderão ser utilizadas para aumentar suas vendas e criar campanhas diferenciadas, baixe gratuitamente o Calendário Venda Moda Online.