Pensar e criar estratégias para aumentar suas vendas de fim de ano, é o caminho para terminar e começar o ano com pé direito.
Afinal, o final do ano é uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas e aumentar sua lucratividade. E, como costumo dizer, planejamento é a base de tudo.
A essa altura você já deve ter planejado ou estar planejando suas ações de “reta final”, afim de acabar com aquele estoque parado e fechar o ano com ótimos resultados.
No entanto, eu vim aqui para compartilhar com você 6 dicas para te ajudar ainda vender mais.
6 dicas para impulsionar suas vendas de fim de ano
2021 está quase aí. E, apesar de 2020 ter sido um ano de desafios, os números são animadores quando pensamos em vendas online.
Com o coronavírus e o isolamento social, o comércio digital teve um crescimento gigante. E a venda de moda online também! E esperamos números ainda melhores para o próximo ano.
No entanto, 2020 ainda não acabou e eu trouxe abaixo algumas estratégias para impulsionar suas vendas nesses últimos dias.
Foque no online
As redes sociais se tornaram fundamentais para qualquer negócio, principalmente para você que vende moda (inclusive se a sua loja, até então, era apenas física!).
O digital é um ótimo espaço para conquistar seu lugar, divulgar o seu negócio e promover a sua marca, fazendo com que chegue a cada vez mais pessoas.
Então aproveite todas as oportunidades do online, principalmente as redes sociais, para potencializar suas vendas de final de ano.
Pense em conteúdos diferentes, que divulguem seu produto, mostre os diferenciais e gere desejo no seu público. Tire fotos mais atrativas, faça vídeos, lives, igtv e reels… E utilize ao máximo as oportunidades e funcionalidades que estão ao seu favor.
Cupons especiais
Eu não sou fã de desconto, mas não significa que você nunca deva dar.
Desconto fora de época e a todo momento é perigoso, pois pode colocar em risco o negócio. No entanto, no final de ano é interessante que você faça ofertas diferenciadas e até mesmo pense em trabalhar com cupons especiais, principalmente para clientes novos e/ou para aqueles que já compraram de você (enquanto um busca atrair novos clientes, outro busca fidelizar – ambos importante!).
Estudar estratégias de desconto e promoções será muito importante para que você coloque em prática de maneira correta e sem comprometer seus lucros.
Entrar em contato com sua base de clientes oferecendo um cupom especial – e temporário – é uma ótima forma de fazer as vendas acontecerem.
Dica: quando você coloca data e hora para o cupom/oferta acabar, isso gera um senso de urgência/escassez que funciona muito bem quando o assunto é vender!
Campanhas
Fazer campanhas de vendas é uma ótima estratégia para melhorar seus resultados, ainda mais durante as vendas de fim de ano.
Natal, ano novo, datas comemorativas… Sempre dá para planejar uma campanha estratégica, com uma oferta irresistível, para dar um “up” no caixa.
Então analise, planeje e execute!
Brindes e diferenciais
O final de ano envolve muitas festas e emoções e, ainda mais durante o momento que estamos passando, onde muitas pessoas estão isoladas e sensíveis, é interessante pensar em estratégias para se diferenciar e entregar uma experiência diferenciada.
Nesse quesito, pense em brindes extras que possam agregar ainda mais valor ao seu produto e encantar o cliente, aumentando as chances de que volte a comprar de você.
A apresentação do seu produto também conta muito. Então pensar em embalagens especiais e até mesmo personalizadas, caso esteja dentro do orçamento, é uma boa opção.
O orçamento está baixo? Então que tal colocar um cartãozinho (feito à mão mesmo) e uma borrifada de perfume na embalagem? O cuidado que você demonstra, principalmente nesse momento tão sensível pelo qual estamos passando, pode fazer total diferença.
Afinal, não é só sobre as vendas no natal e final de ano, mas também sobre aproveitar esse momento para fidelizar clientes futuros.
Portanto, busque considerar todos os detalhes possíveis que possam trazer um diferencial para sua marca e entregar uma experiência ainda melhor ao seu cliente.
Dicas de presente (combos)
Fim de ano é época de festas: natal, amigo secreto, presente de final de ano…
O ato de presentear tem tudo a ver com esse momento e também com a entrada do novo ano, então criar ações focando nesse desejo dos consumidores, também pode ser muito interessante.
Sendo assim, pense em oferecer seus produtos – ou até mesmo fazer combos deles – dando dicas para presentear uma pessoa especial.
Faça o básico
Além de tudo o que falamos aqui não podemos esquecer que, para aumentar as vendas de fim de ano, é preciso que o básico também continue sendo feito.
Isso quer dizer:
- Ter um perfil estratégico e ativo, que poste com consistência;
- Um atendimento ágil (não deixe ninguém sem resposta);
- Conteúdo atrativo e de valor para o seu público, que gere o desejo de compra;
- Utilizar os stories e demais funcionalidades do Instagram; e por aí vai.
Com as estratégias certas, você vai terminar 2020 e começar 2021 com o pé direito!
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