Venda de moda no Instagram é um mercado com grande potencial e altamente lucrativo para aqueles que estão sempre em busca de novidades e, claro, estudando para saber o que fazer para vender mais.
Afinal, apenas postar todo dia não garante resultados. Na verdade, existe muito mais a ser feito.
Mas o foco aqui hoje não é exatamente o que fazer e sim o que não fazer.
Neste conteúdo separei 6 erros que você pode estar cometendo e que comprometem seus resultados com a venda de moda no instagram. Vem comigo!
6 erros para não cometer na venda de moda no Instagram
@ nada estratégico
Se você vende moda, roupa infantil, acessórios (ou qualquer outra coisa) e isso não está no seu @, esse é um erro.
É preciso que sua loja seja facilmente encontrada na hora que o seu potencial cliente buscar pelos produtos que você vende.
Por exemplo, se você vende lingerie, o cliente que procurar por “lingerie” na lupa de buscas do instagram tem mais chance de te achar se essa palavra-chave estiver no seu @. Ex: @nomedasualoja.lingerie.
Deu para sacar a ideia? O mesmo vale para qualquer outro nicho! Um nome de usuário estratégico vai te ajudar e muito a vender mais no Instagram.
Biografia com pouca informação
Se a sua biografia:
- não deixa claro o que você vende
- não tem link de contato ou site
- está sem o seu contato/número de telefone
- não informa onde fica sua loja (principalmente se for física)
- e não informa como comprar de você
Esse pode ser um motivo para você estar perdendo vendas.
É simples: vamos imaginar que seu potencial cliente chegou até seu Instagram, porque você já tem um nome de usuário estratégico, usa hashtags e faz tudo bonitinho.
Pronto, mas e agora?
Se ele não sabe o que você vende ou como comprar de você, ele vai sair do seu perfil e buscar outro que seja fácil essa transação.
Por isso é importante que você tenha link de whatsapp na bio (ou do seu site, caso você tenha), e informe o que você vende (moda casual feminina), para onde você vende (online para todo brasil) e como comprar de você (entre em contato através do link abaixo para receber nosso catálogo).
Não usa hashtags
Outro erro comum com a venda de moda no Instagram é não usar hashtags – ou então usar aquelas genéricas, que não dizem nada com nada.
As hashtags são ferramentas poderosas de buscas no Instagram. É como a plataforma separa assuntos relevantes em “categorias”, digamos assim.
Agora vamos imaginar que você use hashtags como: #inspiracao #lookoftheday #cloths. Quem procurar por essas hashtags não está em busca de comprar nada e, além de ser genérica e o seu post certamente se perder lá no meio de tantos outros, não vai te trazer resultados.
Mas se você vende lingerie e usar hashtags mais específicas como: #lingerieconfortavel #sutiacombojo #sutiasembojo entre outros, você vai estar falando com pessoas específicas que estão buscando esse produto.
O resultado é que você consegue fazer com o que o seu conteúdo chegue até pessoas que estão buscando por ele. E assim você atrai clientes interessados e tem muito mais chance de vender!
Não coloca o preço nas postagens
A venda de moda no Instagram não funciona se você cria barreiras para a venda.
“Mas como assim, Alê?”
Se você quer vender mas não informa nos seus posts os valores, parcelamento, forma de pagamento e como comprar de você (tem que enviar mensagem no direct? chamar no whatsapp? tem site? por sinal de fumaça?), você não vende.
Simples assim.
E, mesmo sendo simples, é um erro que muitos lojistas cometem e que atrapalham a venda.
Eu mesma quando compro pelo Instagram, se não encontro o preço e tenho que ficar indo perguntar, desisto de comprar. Principalmente se o vendedor vem com aquela (preço enviado inbox).
Então não crie barreiras para a venda e sim formas de facilitar para que ela aconteça.
Falta de estratégia na legenda
Você já viu que o preço precisa estar na legenda, mas também não é só isso.
A venda de moda no Instagram acontece quando você consegue gerar desejo no seu produto. E o espaço que você tem para fazer isso é através das legendas.
Use-as da maneira mais atrativa possível, crie conexão, gere desejo e faça seu cliente se imaginar com a peça.
- Forneça detalhes sobre a peça
- Fale sobre os diferenciais
- Divulgue cores e tamanhos disponíveis
- Bote o preço e opções de parcelamento
- E, claro, não esqueça da chamada para ação (CTA) ao final do conteúdo
Dicas básicas, rápidas e efetivas para você colocar já em prática nas suas legendas.
Problemas com o conteúdo
Se você só conteúdos de fundo de funil, ou seja: venda, venda, venda… É preciso mudar sua estratégia.
Comece entendendo sobre funil de vendas (clique aqui para ler mais sobre o assunto) e entenda a importância de gerar conteúdos para cada etapa: topo, meio e – claro – fundo de funil.
Gerar conteúdo de valor é uma virada de chave que vai impactar – e muito – nas suas vendas.
Aprenda a usar o Instagram como uma máquina de vendas
A venda de moda no Instagram está difícil por aí? Você posta todo dia mas não vende, e não sabe mais o que fazer?
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- Como atrair seguidores
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Vem aprender como usar todo o potencial do Instagram para vender mais e todos os dias!
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