Que atire a primeira pedra quem não gostaria de ter uma loja sempre cheia de novidades. Agora me diz uma coisa, você já imaginou conseguir isso sem precisar fazer compra atrás de compra? Sim, é possível.

Estou falando de estoque parado, aquelas peças que ficam ‘empacadas’, mas que também podem ser ótimas oportunidades para o seu negócio.

Por isso, no conteúdo de hoje vou falar sobre as estratégias que podem ser utilizadas para dar aos seus clientes a sensação de que sua loja está sempre cheia de novidades, sem que você precise fazer compras e investir a todo momento. Ou seja, com os produtos que você já tem.

Como deixar a sua loja mais atrativa

Você já deve saber que os clientes estão sempre em busca de novidades, e que a frase “que dia chega novidade?” deve ser frase que os donos de negócios de moda mais ouvem. Sendo assim, apostar nisso é um caminho para deixar sua loja mais atrativa, conseguir alcançar mais clientes e, como consequência, vender mais.

Mas como conseguir dar aos seus clientes a sensação de que você está sempre com novidades, sem precisar ficar fazendo compra de produtos novos a todo momento? Fácil: aproveitando melhor o que você já tem e, apenas quando necessário, fazendo pequenos – e assertivos – investimentos.

Aqui também é hora de unir o útil ao agradável. Isso significa saber aproveitar aquelas peças que estão empacadas no seu estoque e que, se bem planejado, podem se transformar em lucros para sua loja. Veja algumas dicas de como fazer isso:

5 dicas para transformar seu estoque parado em vendas

Se você tem um estoque parado, sabe o quanto isso pode atrapalhar seus lucros. Afinal, cada peça foi um investimento pensado para obter bons resultados. Mas é claro que nem sempre as coisas saem como esperado.

No entanto, eu sei como te ajudar a utilizar esse estoque para vender mais e dar a sensação de que sua loja está sempre repleta de looks novos, sem precisar, de fato, desembolsar muito dinheiro.

Fazer coleções

Sabe aquelas peças temáticas que estão paradas no seu estoque? Como: produtos com frases motivacionais, estampas, produtos de cores específicas, entre outros?

Separe-as e junte-as em um grupo similar e divulgue-as como se fossem uma nova coleção

Por exemplo, no caso de estampas florais, faça a coleção “em clima de primavera”, que é uma coleção temática, e apresente para o público como se fosse algo novo e exclusivo.

Encontrar estratégias e novas abordagens para apresentar seus produtos antigos é uma ótima forma de vendê-los! E você precisa começar a fazer isso. 

Customizações

Outra dica interessante e fácil de fazer são as customizações de peças. E elas podem ser feitas com tudo: vestidos, camisas, calças, entre outros.

Basicamente, essa é uma ideia barata para ter novidades na sua loja, aproveitando aqueles produtos que estão lá estagnados e que não saem de forma alguma.

Um exemplo, para ilustrar, seria pegar uma calça jeans e fazer uma barra desfiada ou estilo destroyed. Pode parecer algo simples mas, novamente: a forma como você aproveita e apresenta um mesmo produto faz toda a diferença. Assim, pessoas que não olharam para aquela calça no passado, podem começar a olhar agora com interesse e acabar optando por realizar a compra!

Combinações

Aproveitar as diferentes roupas que você tem na sua loja, em conjunto com aquelas peças que estão parada, é uma ótima maneira de vender conteúdo antigo com cara de novidade.

Ou seja, isso significa fazer combinações e montar looks diferentes, com peças antigas ou em variação com peças novas.

Essas variações diferentes são importantes para passar a impressão de que você não está sempre vendendo a mesma coisa. 

Caso você não tenha muitas roupas para combinar, invista na compra de algumas poucas peças que possam casar bem com as que você já tem e mãos à obra! 

Compras estratégicas

Por fim, aprenda a fazer compras mais assertivas e estratégicas para o seu negócio. Neste caso, o objetivo é buscar comprar produtos que complementem aquilo que você já tem hoje e que interessam ao seu público alvo. Comprar o que VOCÊ gosta é diferente de comprar o que o seu público gosta. 

Assim, com compras mais específicas e estratégicas, você também conseguirá dar uma nova cara para a loja, sem gastar muito dinheiro.

Além disso, com o tempo e análise contínua do seu estoque parado, você também irá conseguir identificar o que vende melhor para o seu público e saberá investir em compras mais estratégicas e lucrativas para sua loja!

Ações estratégicas

Por fim, a última dica é começar a pensar em campanhas e ações mais estratégicas para o seu negócio, como pode ser o caso de datas específicas, como dia dos pais, dia da mulher, entre outros.

Por exemplo, imagine estar com muitos vestidos parados. Apesar de ser algo ruim, isso pode se transformar em uma oportunidade para atrair mais clientes para o seu negócio.

Mas como assim? Bom, vamos imaginar o caso dos vestidos… Se você tem muitos vestidos na sua loja, vale investir em uma promoção de “na compra de dois vestidos, ganhe o terceiro”. Algo nesse estilo. Essa é uma estratégia que funciona super bem!

Também podemos imaginar ações mais específicas com kits de produtos, onde é muito mais atrativo para o cliente levar todo o conjunto do que as peças de maneira individual.  Essa é uma ótima forma de se desfazer daquelas peças que não vendem de maneira nenhuma… 

Conclusão

Como você viu, há várias estratégias possíveis para aplicar no seu negócio, para dar a sensação de que sua loja está cheia de novidades – e sem precisar gastar a mais com isso.

Então a dica é sempre ter um levantamento e um controle sobre o seu estoque parado, para então conseguir fazer criações e lançamentos mais efetivos, que ajudem a diminuir esse número e aumentar suas vendas. Afinal, ninguém gosta de estoque parado (até porque isso significa lucro parado).

E você, como que faz na sua loja para valorizar seus produtos e dar a sensação de que está sempre trazendo novidades para suas clientes?

Gostou desse conteúdo? Confira outros que também podem lhe agradar.

Como minimizar seu estoque parado em 7 passos simples!

Como ter uma boa gestão de estoque para evitar prejuízos

A importância de uma timeline atrativa

Se você precisa de ajuda para atrair os seguidores certos para o seu Instagram (ou seja, aqueles que se interessam pelo que você venda), clique aqui.