Como fazer liquidação? É indicado? Vale a pena? Quando é o momento certo? Será que você deve fazer só porque todo mundo tá fazendo? Esse é o tema do nosso artigo de hoje!
Liquidação x Promoção
Embora tanto a liquidação quanto as promoções tenham como características a redução do preço de venda, não são sinônimos.
Tem uma sutil diferença que separa ambas:
Liquidação: lojas fazem liquidação com o objetivo de acabar com um estoque parado.
Geralmente, a liquidação acontece em troca de estação, quando uma nova coleção irá chegar, etc.
Promoção: é uma ação de vendas em cima de produtos específicos da sua loja.
Já a promoção está mais associada a ações planejadas, como campanhas de vendas, semana do vestido, semana da saia jeans.
Claro que, em ambos os casos, o objetivo é: VENDER. Mas é interessante que você entenda que há sim diferença.
“Todo mundo está fazendo liquidação”. Devo fazer também?
Eu tenho muitas alunas que acabam caindo no efeito “manada”. Mas a verdade é aquela que a nossa mãe sempre nos conta: você não é todo mundo.
Ou seja, não há motivos para se sentir pressionada por outros lojistas, até mesmo concorrentes, estarem fazendo liquidação.
Até porque (guarde isso) você não deve competir por preço com ninguém. E tem sim outras formas de você vender mais, sem que seja preciso dar desconto.
Como fazer uma liquidação de sucesso?
Você provavelmente veio até aqui esperando um passo a passo de como fazer uma liquidação. Mas eu não vou te ensinar isso.
O motivo é, simplesmente: porque o seu negócio não precisa.
Fazer uma liquidação não vai resolver as coisas. Pelo contrário, você ainda pode acabar fiando no prejuízo, se sair por aí dando desconto em tudo.
Então, ao invés de te ensinar como fazer liquidação, eu quero te dar dicas para planejar uma ação estruturada e de sucesso, que realmente vai trazer resultados para o seu negócio.
Mas, antes de tudo, você tem três missões.
Missão número 1: colocar a casa em ordem
O primeiro passo para estruturar qualquer ação no seu negócio, é colocar tudo em ordem. E esse processo começa com a análise do seu estoque.
Costumo dizer para minhas alunas que ter uma relação de “melhores amigos” com o estoque é fundamental para o sucesso do negócio – e realmente é.
Por isso, crie uma planilha para que você possa fazer diariamente esse acompanhamento.
Ter clareza sobre o seu estoque te ajudará, inclusive, a conhecer melhor sua audiência, saber o que mais procuram e, assim, fazer compras de maneira mais assertiva.
Missão número 2: conversar com seu público
O próximo passo é conversar com o seu público, para entender o que estão buscando e o que seria mais interessante para eles.
Você pode fazer uma oferta promocional, dar algum brinde, criar combos de produtos. Enfim, é preciso sentir o que mais encanta sua audiência.
Essa fase é primordial para a criação da sua oferta irresistível, que é o coração de uma campanha de vendas de sucesso.
Seu público sempre será o fio condutor do seu negócio. Por isso, saber ouvi-lo te ajudará a saber entregar o que eles querem e como querem. É assim que as vendas acontecem.
Missão número 3: estruturar sua campanha de vendas
Como eu disse, não estou aqui para te ensinar como fazer liquidação, e sim como vender de verdade do jeito certo e mais lucrativo para o seu negócio.
E sim, esse caminho é através das campanhas de vendas. Um método estruturado e organizado, com início meio e fim, que tem como objetivo injetar dinheiro no caixa do seu negócio.
Inclusive, abrindo um parêntese aqui para dizer que, no mínimo, você deve fazer uma campanha por mês.
Sendo assim, sua terceira missão é começar a colocar em prática sua campanha de vendas.
>> O Passo a Passo para fazer uma Campanha de Vendas de Sucesso <<
Ao clicar no link acima você vai aprender o passo a passo de como criar Campanhas de Vendas de uma forma simples e descomplicada e oferecer os produtos que você já tem de maneiras diferentes e muito mais atrativa!
São 12 passos a serem seguidos (incluindo um checklist de presente, para te guiar durante a execução da sua campanha), onde você leva em consideração dois fatores principais que falamos aqui: seu estoque e os desejos do seu público-alvo.
Com esse conhecimento em mãos vai ser muito mais fácil você fazer campanhas de vendas mensalmente e vender todo dia.
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