Fazer um canal no youtube nem sempre é uma prioridade para empreendedores. Mas, se você tem um negócio digital, essa é uma oportunidade para potencializar seus resultados. E eu te mostro porquê (e te dou dicas de como começar) nesse post.

Porque fazer um canal no Youtube para o seu negócio?

Se você tem uma loja online, a maneira como apresenta seus conteúdos faz toda a diferença para os seus resultados, principalmente agora que os usuários estão ficando cada vez mais visuais. Por isso, apostar em vídeos é uma ótima forma de aumentar seu engajamento. 

Neste caso, quando falamos em vídeo, o Youtube é a plataforma número 1 na busca dos usuários. E, no caso da venda de moda, você pode utilizá-lo para dar dicas de looks para seus clientes, com produtos que você vende na sua empresa, falar sobre suas peças e gerar ainda mais valor sob seus produtos. 

Estatísticas divulgadas pelo próprio youtube mostrou que os usuários permanecem até 88% mais tempo nas lojas ou blogs que possuem algum vídeo associado e cerca de 60% dos consumidores assistem a vídeos de até 2 minutos sobre o produto antes de fechar negócio. 

Ou seja, o youtube pode sim fazer parte das suas estratégias de marketing e trazer ainda mais resultados para a sua loja. Se você ainda não se convenceu disso, vou te mostrar outros 6 motivos de porque apostar nessa plataforma.

6 motivos para você ter um canal no Youtube para o seu negócio

Se você tem dúvida de que investir em vídeos pode ser muito benéfico para o seu negócio, o que eu estou prestes a dizer vai mudar essa sua percepção e te mostrar que essa estratégia pode te aproximar ainda mais do seu público, atrair mais clientes e te ajudar a vender mais.

Alcance

Se você está no Youtube, que é o segundo maior buscador online, as suas chances de alcançar novos clientes (e fazer com que eles te encontrem) é muito maior. Além disso, se você está no youtube, maiores são as chances de ter seu conteúdo compartilhado e até mesmo ganhar mais clientes no famoso “boca a boca”.

Mais um meio de divulgação

Parece óbvio, mas você também tem que pensar que ter um canal no youtube significa que você terá mais um meio para divulgar seus produtos e negócio. Um anúncio no youtube, por exemplo, se bem feito é uma ótima maneira de divulgar a sua loja online.

Se você está começando, criar parcerias com outros influenciadores, canais e demais pessoas conhecidas é uma boa opção para aumentar o número de inscritos e de visualizações do seu canal. 

Integração com outras redes sociais

Outro benefício do Youtube é que ele pode ser facilmente integrado com outras redes sociais, como o seu blog, e-mail, sua loja no Instagram, entre outros. E, com isso, é mais uma forma de levar seus clientes que te encontram em uma rede para também te seguirem em outras. Ou seja, você terá mais de uma forma de contato com o seu público e irá facilitar o alcance de públicos novos. 

Além disso, também preciso falar: se você utilizar os vídeos do seu canal do youtube nas suas redes sociais tende a ter um engajamento muito maior e tornar suas postagens muito mais interessantes. Isso acontece porque a união entre o texto e o audiovisual facilitam para que você consiga prender a atenção dos seus seguidores.

Baixo investimento

Outro ponto atrativo é o baixo investimento que você precisa para criar o seu próprio canal e começar a inserir o youtube nas suas estratégias digitais. Basicamente, seu único custo é a produção dos seus vídeos, o que você pode fazer até mesmo com seu smartphone ou uma câmera (que não precisa ser profissional). Feito isso é só caprichar na edição e pronto.

Você não paga para estar no youtube, tampouco para ter seu conteúdo divulgado lá. E, como resultado, você pode ter um alcance e uma interação muito maior do que qualquer outra rede social (inclusive naquelas que você paga por anúncios).

Conteúdo de valor

Se você utilizar o Youtube pensando sempre na experiência do usuário, entregando conteúdo de valor para seus clientes, as chances de suas vendas aumentarem são grandes.

Mas é importante que você não comece o seu próprio canal criando apenas conteúdo de vendas, mas sim mostre para os seus potenciais clientes que você se importa com eles, entregando aquilo que eles buscam e precisam. Afinal, quando mais conteúdos de valor você entregar para a sua audiência, maiores são as chances de que ela continue te acompanhando, queira saber das suas novidades e compre de você. 

Construir sua identidade e autoridade

Se você se dedicar ao seu canal do youtube, as chances de conseguir criar uma autoridade online é bem grande. E, além disso, também é uma oportunidade para você criar e divulgar a identidade da sua loja.

Tenha sempre em mente que, quanto mais você se empenhar nisso e mais usuários conseguir atrair para o seu canal, maior será o seu poder de divulgação, persuasão e vendas. 

5 dicas rápidas para você vender mais através do Youtube

Agora que você já viu que fazer um canal no youtube dá resultados para o seu negócio e pode ser muito benéfico para suas vendas, vou te dar 5 dicas rápidas para você começar a colocar o seu canal em prática o quanto antes, com estratégias que realmente vão impactar nos seus resultados.

Analise o mercado

Minha primeira dica é que você analise e estude o mercado e o seu público final, para saber como ele se comunica e, principalmente, como gosta de consumir conteúdo. A partir daí você saberá qual o tamanho (duração) ideal aproximado de vídeos que o seu público realmente gosta de consumir. 

Com uma pesquisa mais aprofundada de mercado você também poderá analisar vídeos de outras pessoas e começar a se inspirar. Você também já conseguirá ter uma noção do que funciona bem e do que não funciona, para começar a aplicar no seu negócio.

Qualidade

É sim possível gravar vídeos muito bons sem ter equipamentos especiais para isso. No entanto, é realmente importante que você se preocupe com a qualidade dos vídeos que você divulga por aí. Afinal, estamos falando do seu negócio online. E, caso essa não seja uma preocupação para você, pode acabar afastando o seu público.

Roteiros

Se você não tem tanta facilidade para falar em frente às câmeras ou não sabe o tipo de conteúdo que vai divulgar no Youtube, estruture um modelo na sua cabeça através de um roteiro. Assim tudo ficará mais fácil.

Lembrando que você nem sempre precisa, necessariamente, aparecer. Você pode fazer posts mais institucionais sobre suas peças ou apenas com imagens, dando dicas de looks, educando seu cliente, divulgando ações promocionais, etc.

Tenha objetivos

Antes de pensar na estrutura dos seus vídeo se começar a elaborar seus roteiros, defina um objetivo para cada vídeo. Assim como nas postagens das suas redes sociais, no Youtube você também precisa saber o que deseja com cada vídeo: alcançar mais clientes, ter mais compartilhamentos, gerar curtidas, fechar vendas, entre outros.

Com um objetivo bem definido você verá que será muito mais fácil organizar seus vídeos e utilizar estratégias, padrões e gatilhos específicos, de acordo com o que você deseja.

Títulos e legendas

A imagem de capa do seu vídeo, também chamada de thumb, é uma dos primeiros contatos dos usuários com o seu canal do youtube. Fora isso, os títulos e as legendas também tem um papel muito importante e farão a diferença.

Então dedique seu tempo para fazer esses itens e pense em como estruturar seus vídeos para SEO (pensando em palavras-chaves). 

E já que estamos falando em vídeos, que tal sair na frente dos seus concorrentes e começar a utilizar o IGTV para vender muito mais através do Instagram (até mesmo aproveitando os conteúdos que você vai produzir para o seu canal no Youtube)?

Para saber como fazer isso clique aqui e acesse o curso “Venda Moda com IGTV” e comece a lucrar muito com vídeos nas suas redes sociais.

Também aproveite para conhecer o Canal Venda Moda Online no Youtube, onde eu divulgo muitas dicas e estratégias que podem fazer a diferença para o seu negócio online.

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