Você sabe se o seu negócio de moda online está dando LUCRO ou PREJUÍZO? Você acompanha os números do seu negócio (tudo que entra e sai) ou “vai na sorte”?

Ter esse acompanhamento acerca das finanças do seu negócio e ter uma boa gestão é o coração da sua loja de moda online.

Saber se você está GANHANDO ou PERDENDO dinheiro, margem de lucro, precificação, etc… Faz toda a diferença para fazer ações e planejamentos estratégicos para o seu negócio.

Você está GANHANDO ou PERDENDO dinheiro no seu negócio?

A verdade é que muitos lojistas simplesmente não sabem essa resposta.

Alguns até acham que sabe, se arriscam a dar um “palpite” mas, na prática, não acompanham todos os números que importa.

Com isso, muitos estão pagando para trabalhar. Ou apenas “vendendo o almoço para pagar a janta”, como dizem por aí.

Mas ter um negócio de sucesso envolve ter uma alta lucratividade, não apenas para pagar todos os seus investimentos (que você, inclusive, precisa conhecer quais são), como para ter lucratividade, f luxo de caixa… e também o seu salário.

Se você parou para pensar “eu preciso ter um salário?”, isso já mostra que tem coisa errada.

Como lojista você precisa sim ter o seu salário mensal – é importante que você tenha o seu pró-labore – e separar as suas finanças pessoais das empresariais (falo sobre isso aqui).

No entanto, para definir esse salário e muitas outras ações e estratégias do seu negócio, você precisa ter uma boa gestão. É FUNDAMENTAL!

Venda de Moda: como saber se a sua loja está dando LUCRO ou PREJUÍZO?

Você pode achar que é extremamente confuso chegar nessa resposta e entender se você está ganhando ou perdendo dinheiro com o seu negócio. Mas não é.

A resposta é muito mais simples do que você imagina e envolve apenas três coisas: observação,  matemática e análise. Simples assim…

O grande ponto aqui é: você não precisa amar matemática e os números, mas você precisa aprender a ter uma boa relação com elas, a partir do momento que você abre o seu próprio negócio.

Entretanto, caso isso “não seja para você”, é fundamental procurar ajuda de um profissional que tome conta destes assuntos. Caso contrário, desista. Digo isso simplesmente porque: NÃO EXISTE NEGÓCIO SEM GESTÃO.

Apenas conhecendo e analisando os seus números é que você vai conseguir tomar decisões que façam o seu negócio crescer e prosperar!

Caso contrário, você corre o risco de estar perdendo dinheiro…

Mas agora vamos a parte prática? Eu trouxe aqui algumas dicas do que você precisa fazer a partir desse momento, para entender se a sua loja está dando lucro ou prejuízo e fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

Acompanhe os números

Seu primeiro passo como lojista e gestora do seu próprio negócio é fazer uma gestão eficiente e inteligente.

Bons resultados, crescimento… Tudo parte de uma gestão de qualidade.

Da mesma forma, os impactos negativos como fechar o mês no vermelho, prejuízo, encerrar o seu negócio… Também serão consequências de uma falta de gestão de sucesso.

Por isso, sua missão é acompanhar de perto os números do seu negócio. Absolutamente tudo que entra e sai, desde um cafézinho ou copo descartável, até suas embalagens, compra de produtos, gastos com troca e envio de mercadorias e por aí vai.

Se você me acompanha já sabe o que eu vou dizer: tenha uma planilha para fazer esse acompanhamento (sim, eu amooo planilhas e desde que elas passaram a ser minhas melhores amigas, tudo mudou!).

Não tem nada melhor do que você ser uma gestora atualizada e “pé no chão”, que realmente sabe onde o seu negócio está e o que você precisa fazer para crescer.

E isso é possível a partir do momento que você faz uma gestão de qualidade, com comprometimento e foco.

É preciso analisar!

Não ache que apenas ter conhecimento dos números é o bastante, pois não é.

Além de “ver” os números, você precisa analisá-los, para que a partir deles consiga tomar decisões importantes, que irão afetar os seus lucros e o crescimento do seu negócio.

Quer alguns exemplos, então lá vai…

  • Saber se você precisa trocar de fornecedores;
  • Quais despesas você pode cortar e quais DEVE cortar;
  • Qual produto você pode dar desconto e qual está te dando prejuízo (produtos sugadores de lucratividade – todo negócio tem);
  • Onde você pode economizar e diminuir os gastos (como embalagem, frete, etc.), e por aí vai.

Quando você começar a acompanhar e analisar os seus números, tudo vai começar a mudar.

É assim que você vai ver o dinheiro começar a entrar de verdade e, só assim, o seu negócio vai crescer.

Tenha um planejamento

Além de ter controle das suas finanças e fazer uma análise constante, você precisa ter um planejamento. Até porque, sem ele, você corre o sério risco de não sair do lugar.

Aqui estão alguns pontos que você deve levar em consideração:

Passo 1: Onde você está hoje com o seu negócio?

Passo 2: Onde você deseja chegar com o seu negócio até 1, 2, 5 anos…?

Passo 3: O que você precisa para ir do passo 1 (sua realidade atual) ao passo 2 (onde você deseja chegar)?

Passo 4: Coloque tudo no papel e crie seu planejamento.

Quando você sabe onde deseja chegar e o que precisa para conquistar seus sonhos profissionais, fica muito mais fácil criar o seu plano de ação. E esse plano de ação fará total diferença para que o seu negócio cresça!

Como calcular lucro ou prejuízo de uma empresa?

Na prática, aqui está o que você precisa fazer agora, passo a passo.

Primeiro: Faça a soma de tudo o que vendeu no mês (esse é o seu faturamento)

Segundo: Comece a diminuir os seus custos* (vou explicar melhor abaixo sobre estes custos)

Feito isso, você vai saber exatamente o que sobra no final do mês e entenderá se você está tendo lucro ou prejuízo com o seu negócio de moda Online.

*Não conhece seus custos e travou aqui no segundo passo? Então segue abaixo alguns custos que você precisa ter em mente para fazer esse acompanhamento:

  • Custo de cada peça (o preço que pagou ao fornecedor pela peça, ou o custo de fabricação)
  • Frete gasto para fazer suas compras (ou o que gastou na viagem)
  • Todos os gastos que tem com o negócio (internet, telefone, energia, aluguel, funcionários, embalagem, água, lanche, motoboy, café, contador, impostos, percentual da maquininha do cartão, as retiradas que você faz do caixa da empresa para seus gastos pessoais e por aí vai…).

Como eu disse, são muitos números que você precisa acompanhar no seu negócio, mas esse é o caminho para que você tenha uma gestão de qualidade.

Com esses números você passará a tomar decisões mais estratégicas como “preciso vender mais caro?” (ou é possível vender mais caro?), “como faço para vender mais peças e aumentar minha lucratividade?”, “quais produtos são os sugadores de lucro do meu negócio?”, “quais gastos posso cortar?”, “quais produtos me dão mais lucro”… e por aí vai!

E não, não tem outro jeito: você precisa estar SEMPRE de olho nos números, pois são eles que irão guiar seus próximos passos.

Quer lucrar de verdade no seu negócio? Aqui está seu próximo passo

Eu sei que falar parece muito mais simples do que fazer, no entanto, busquei simplificar e ser o mais didática possível.

Afinal, meu objetivo é que você saiba fazer tudo sozinha, na prática, e realmente entenda “onde o seu negócio está”. Ou seja, se você está ganhando ou perdendo dinheiro.

Até porque não é apenas saber se você está tendo lucro ou prejuízo, mas também montar uma estratégia de crescimento que te permita chegar onde deseja.

No entanto, eu sei que muitas pessoas querem um direcionamento mais aprofundado. Por isso, ensino todas as técnicas e estratégias de gestão (e dou modelos de planilhas prontas) no meu Treinamento FashionMidias.

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Neste treinamento você aprenderá técnicas de gestão financeira, mas também gestão de estoque, marketing digital, captação de clientes, precificação de produtos, buscar fornecedores estratégicos, criar conteúdos, fazer compras do jeito certo e muito mais.

É um verdadeiro guia para lojistas de moda que desejam ter sucesso com os seus negócios.

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