Você faz sorteios no Instagram? Quais são seus objetivos? Atrair clientes? Ter Engajamento? Fazer mais vendas?

E se eu te falasse que, ao invés de fazer sorteios, você tem estratégias muito mais baratas e efetivas para chegar até o seu objetivo?

Bom, calma. Vamos por partes…

Neste conteúdo você vai entender se vale ou não a pena fazer Sorteios no Instagram (na minha opinião!) e terá a minha indicação sobre o que eu acho mais efetivo que você faça no seu negócio. Vamos lá?

Sorteios no Instagram: fazer ou não fazer?

Esse formato de sorteio é moda no Instagram (curta a foto, siga o perfil, marque 3 amigas no comentário, etc, várias são as “regrinhas”…).

Mas será que, de fato, vale a pena?

A verdade é que DEPENDE. Mas eu não indico (direto e reto ao ponto, como sempre rsrs).

Mais Seguidores

Muitos lojistas pensam em fazer sorteios no Instagram, principalmente quando estão começando.

O motivo: atrair mais clientes, aumentar o alcance do seu negócio, fazer com que novas pessoas tomem conhecimento da sua marca.

Tá ótimo, mas e daí? Realmente é efetivo fazer sorteios para isso?

Afinal, o objetivo da maior parte das pessoas que começarem a te seguir, será um só: elas querem ganhar o seu sorteio.

E, se for apenas isso, e não um público que realmente vai se interessar pelo seu negócio e querer continuar te acompanhando, foi apenas tempo e esforço posto fora.

Por outro lado, existem maneiras muito mais efetivas de atrair um público qualificado para o perfil da sua loja, que realmente tem chances de se tornar clientes do seu negócio (é isso que importa e é isso que você deve buscar!).

Afinal, de que adianta aumentar seguidores, curtidas e comentários, se isso não te gera resultados reais? Nada, né?

Mais Engajamento

Você pode até ter um engajamento maior e ver a sua audiência crescer (que é o esperado, se o seu sorteio bombar), no entanto, esse é um falso resultado temporário.

São curtidas, comentários e seguidores que ficarão seguindo você por alguns dias, geralmente até o resultado do sorteio, e depois nunca mais.

NÃO é um engajamento real. Então não se engane!

Mais Vendas

Mais seguidores, mais engajamento, mais pessoas de olho no seu perfil… Então quer dizer que fazer sorteios no Instagram também vai aumentar suas vendas, certo?

Errado!

Não tenha grandes pretensões ao fazer sorteios no Instagram. Principalmente quando o assunto for vendas.

Pelo contrário, você corre o risco de não conseguir fazer nenhuma venda para esse público “caça-sorteio” que existe por lá e ainda terá gastado (com a mercadoria + envio para o ganhador + seu tempo).

Mas porque “Depende”, Alê?

Se você prestou atenção, viu que eu respondi que fazer sorteios no Instagram pode ou não ser bom para o seu negócio. “Depende”, foi o que eu falei. E eu vou explicar.

Tem um tipo de sorteio que é interessante que você faça: sorteio para clientes.

Basicamente a ideia é a mesma: você vai sortear uma peça, um desconto, um valor em compras, etc., só que para aquelas pessoas que JÁ SÃO suas clientes.

Como resultado você aumenta suas vendas, pois quem está acompanhando você vai querer comprar para também participar e ainda valoriza seus clientes e fideliza-os.

Dessa forma você está fazendo uma ação de sorteios estratégicas e que realmente será interessante para o seu negócio e para o público que te segue porque se interessa pelo seu negócio.

Veja o Vídeo Abaixo e Saiba mais sobre Sorteios no Instagram

Quer saber como funciona os Sorteios do Instagram, quais são os critérios e o motivo pelo qual eu não sou muito a favor de que você faça no seu negócio? Então assista ao vídeo abaixo.

As Estratégias Que Geram Resultado no Instagram

Dito tudo isso, você viu que há muitas outras formas de ter resultados reais no Instagram (e não ilusórios, como acontece quando você faz sorteios).

Estou falando em atrair mais seguidores, melhorar seu engajamento, atrair uma audiência qualificada e aí sim, ver seus resultados aumentando.

Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica e sim um caminho com estratégias que funcionam e que irão te permitir fazer o seu negócio crescer.

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