Quero começar o conteúdo de hoje com uma pergunta: você perde vendas por causa do frete? Se a resposta for não, ótimo. Se ela for sim, não precisa se desesperar, pois há solução.
Escolhi esse assunto, pois estou recebendo muitas dúvidas de pessoas que tem um negócio online, justamente relacionadas ao frete, preocupadas com as vendas que estão sendo perdidas. E se você também está preocupada com isso, pare o que está fazendo e preste atenção aqui, porque hoje vamos falar sobre como não perder vendas por causa do frete.
Como o valor do frete pode influenciar nas vendas
Quando o assunto é vendas, o valor do frete pode ser um fator determinante. E, por vezes, ele é o responsável pelo seu cliente desistir de comprar de você e, consequentemente, pelo seu negócio não estar tendo bons resultados.
A Business Insider, em uma pesquisa, revelou que 58% dos entrevistados já desistiram da compra em razão do alto valor do frete, que por vezes pode ser maior do que o valor da própria mercadoria, principalmente se você vende produtos muito baratos.
Então o primeiro passo é começar a analisar se os seus clientes estão abandonando o carrinho, identificar porque eles não finalizam a compra e em qual etapa eles desistem, para que assim você consiga avaliar se o valor do seu frete está sendo uma barreira entre você, seu cliente e suas vendas.
Então eu devo oferecer frete grátis?
Quando o obstáculo é o frete, muitas pessoas já pensam logo de cara em oferecer a opção gratuita.
A verdade é que o frete grátis pode sim te ajudar a ter mais vendas, no entanto, isso não significa que é a melhor opção para o seu negócio. E o motivo é simples: oferecer frete grátis pode minimizar os seus lucros, quando não utilizado de maneira estratégica. Sendo assim, é importante que você consiga avaliar para saber qual a melhor forma de proceder no seu negócio.
Além disso, também é importante ficar sempre atualizado quanto aos valores/tabelas de fretes, o que os outros negócios – principalmente seus concorrentes – estão fazendo, apostar em uma logística reversa de qualidade, a fim de evitar danos que podem prejudicar seus lucros e, claro, saber como utilizar o frete a favor do seu negócio.
Outra dica é oferecer ao seu cliente mais de uma opção e, de preferência, sempre incentivando a compra de mais peças! Isso funciona muito bem.
Dica para oferecer frete grátis
O que muitos negócios fazem, e que também pode ser uma boa opção para você, é oferecer o frete grátis em compras a partir de um valor X ou acima de X peças compradas. Com isso, você estará estimulando seu cliente a comprar mais e conseguirá ter a segurança de que o valor total da sua venda irá garantir bons lucros para o seu negócio, mesmo que o frete seja por sua conta.
Para isso é preciso fazer as contas detalhadamente e ver a forma mais benéfica de oferecer essa opção para seus clientes, sem que ela interfira em seus lucros. Ou seja, a partir de qual valor vale a pena oferecer o frete gratuito. Então analise muito bem antes de sair por aí oferecendo frete grátis, para não acabar tendo resultados negativos no seu negócio.
Outra dica é analisar o que a concorrência está fazendo. Isso pode te dar algumas ideias e soluções sobre o que funciona e dá bons resultados (ou não). Para isso, busque analisar cada detalhe, o máximo possível.
Conhecer o seu público também pode te ajudar a ter estratégias de frete que funcionam. Além disso, o que ele mais valoriza, frete gratuito, bônus para próxima compra, um mimo extra? Veja o que seu cliente deseja e o que mais vale a pena apostar em seu negócio e aproveite para se destacar de seus concorrentes.
Como não perder vendas por causa do frete
Claro que eu não ia finalizar o conteúdo de hoje sem te dar algumas dicas de como não perder vendas por causa do frete. E para te ajudar a evitar de vez este problema, desenvolvi um treinamento 100% focado em frete e embalagem, ambos aspectos de grande influência nos resultados do seu negócio.
Além de saber como economizar em frete e embalagem e não perder mais vendas por isso, você também aprenderá o passo a passo de como precificar seu produto corretamente, para poder vender tanto com frete gratuito quanto com frete único, atraindo o seu público e se destacando no mercado.
O Curso Embalando Seu Sucesso vai te ajudar a nunca mais perder vendas por esses motivos tão pequenos, mas que podem ter grandes efeitos no seu negócio.
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