A escolha de Fornecedores é um momento muito importante para o seu negócio! Mas nessa quarentena teve um porém… Muitos fornecedores acabaram se tornando CONCORRENTES!

Se identificou com esse caso? Quer saber o que fazer e como lidar com essa situação e encontrar os fornecedores certos para o seu negócio? Então leia esse post.

Vender online se tornou a melhor opção

Com o Coronavírus e a obrigação de quarentena, vender online se tornou a ÚNICA OPÇÃO para quem queria continuar faturando.

No momento que eu escrevo esse post, não é mais a única opção, pois as lojas físicas já tem o aval para estarem abertas. No entanto, ainda é a melhor opção.

Inclusive, se hoje você tem uma loja física, a grande sacada é investir também no digital, para potencializar seus resultados.

Mas e os fornecedores? O que tem a ver com essa situação toda?

Bom, eles também precisaram se adaptar e tentar encontrar formas de continuar lucrando. Afinal, não é uma situação fácil para ninguém…

Só que, quando os fornecedores entram no jogo e começam a vender também para o varejo, acaba ficando uma competição desigual (pois eles conseguem preços melhores). 

Então como fazer neste caso e encontrar os melhores influenciadores para o seu negócio?

Meu fornecedor se tornou meu concorrente. E agora? O que fazer?

A escolha do fornecedor é um momento crucial para o seu negócio online de moda. Inclusive, essa é uma busca que precisa ser constante.

Nos meus treinamentos ensino cada aluna que essa busca precisa ser diária – é isso mesmo! Separar 30 minutinhos do seu dia, todo dia, para buscar novos fornecedores.

Mas não vou entrar agora nesta questão… O fato aqui é “Como lidar quando o seu fornecedor se torna seu concorrente?”.

E eu sei que essa situação pode não parecer tão simples, mas a resposta, É: mude de fornecedor! E encontre aquele que realmente será benéfico para o seu negócio!

Mas como fazer isso, na prática? Bom, existem dois caminhos…

Loja Física

Você vai ver que, principalmente agora na pandemia, muitos fornecedores que vendiam exclusivamente no atacado, estão vendendo também no varejo.

Eu entendo que os atacadistas também tem conta para pagar, também precisam se reinventar, tem toda uma estrutura que precisa ser mantida… Mas os lojistas também! 

Então é uma situação bem delicada.

Mas, se você tem uma loja física e trabalha com marcas “fortes”, que são o grande atrativo e carro chefe do seu negócio, é preciso levar em consideração como vai ser essa competitividade.

Por exemplo, se você vende exclusivamente na loja física e o seu fornecedor vender apenas no online, não será um problema para você.

Agora, se você tem uma loja física e vende também no online – ou pretende investir -, é interessante analisar se essa parceria vai valer a pena para o seu negócio.

Afinal, é bem provável que seu fornecedor consiga preços melhores que você, que tenha um site mais atrativo e até mais credibilidade (muitos clientes preferem comprar da própria marca do que de lojas que revendem o produto).

Loja Online

Agora, se você tem uma loja online e o seu fornecedor também começou a vender online no varejo, ele estará competindo diretamente com você.

Essa é uma disputa desleal, eu sei, mas ela acontece. E nesse período de quarentena está cada vez mais comum.

Para este caso, eu indico que você procure outro fornecedor que seja estratégico.

E alguns critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu fornecedor, são:

  • Escolher fornecedores que vendam apenas por CNPJ: assim você não corre o risco de competir com ele, já que o seu público será pessoa física e o dele empresas (geralmente lojistas);
  • Tenha várias opções: não fique na mão de um único fornecedor, para não acontecer de que ele vire seu concorrente e comece a vender online para o varejo e você fique em “maus lençóis”;
  • Não se baseie na emoção: para escolher o fornecedor do seu negócio é preciso fazer uma análise fria, estratégica e calculista! Leve em consideração a qualidade os valores, a entrega, disponibilidade, opções de pagamento e etc.;
  • Não compre pensando só no BBB (Bom, bonito e barato): para você que vende online, opte por fornecedores que trabalhem com boas fotos e que já façam parcerias com influenciadores (e que disponibilizem esse material para você, assim você já terá uma base de conteúdos para o seu negócio). Mesmo que ás vezes você pague um pouquinho mais caro, será mais estratégico! Lembre-se que o bom, bonito e barato, pode acabar custando mais caro para você no final das contas.

Dica Extra

Tire meia hora do seu dia para procurar fornecedores novos para o seu negócio (Sim, todo dia!).

Como eu disse no início desse conteúdo, essa deve ser uma busca contínua, para que você consiga escolher as melhores opções no mercado – e não fique refém de uma única opção.

Encontrou um fornecedor interessante? Faça o cadastro na base de dados dele, peça o catálogo, análise preços, qualidade das peças, benefícios e etc. Passe um verdadeiro “pente-fino” e escolha aqueles que atendam aos seus critérios.

O Caminho para Encontrar Bons Fornecedores e Ter uma Loja de Moda Online de Sucesso

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