O post de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre a diferença entre mercado, segmento e nicho. Mesmo estando inseridos no nosso dia a dia, é comum que essas diferenças acabem gerando uma confusãozinha. Mas hoje vamos resolver isso. 

Diferença entre mercado, segmento e nicho

Vou tentar explicar essa diferença da maneira mais clara possível, para que você consiga entender, não ter mais dúvidas e conseguir identificar as diferentes oportunidades de negócio que pode ter.

Mercado

Quando falamos de mercado, estamos falando de algo mais amplo. Por exemplo, aqui no blog eu falo para o mercado de moda. Pessoas que estão criando o próprio negócio de moda online e precisam de ajuda para começar e ter sucesso. Esse é um mercado.

Outros exemplos de mercado são: mercado de games, mercado de beleza, mercado de alimentos, mercado de bebidas, entre outros.

Segmento

Dentro de um mercado existem diferentes caminhos que podem ser seguidos, que é o que chamamos de segmentos. Você, por exemplo, pode entrar no mercado de moda e apostar no segmento de moda feminina, de acessórios, de sapatos, de moda masculina e por aí vai.

Sendo assim, segmentos são as pequenas divisões e diferentes caminhos que podem ser seguidos dentro de um grande mercado.

Nicho

Agora, quando falamos de nichos, estamos delimitando ainda mais. Ou seja, um nicho é um recorte ainda menor dentro desse grupo de segmentação que você escolheu.

Vamos pegar o exemplo de moda feminina, que é um segmento dentro de um grande mercado (que é o de moda). Dentro desse segmento você pode ser ainda mais específica e escolher um único nicho para seguir, como: moda plus size, moda evangélica, entre outros.

Outros exemplos de nichos: dentro do segmento infantil, como moda para bebês e moda teen. No segmento de acessórios, com o nicho de maxicolares, que estão super em moda, acessórios para noivas e outros ainda mais específicos.

Deu para entender? Cada vez vamos ‘afunilando’ e especificando mais dentro de um mercado e dentro de um segmento, até chegar em um nicho específico.

Mas vale a pena ser tão específico e apostar em nichos?

Muitas pessoas não gostam da ideia de escolher um nicho, porque tem a falsa impressão de que irão perder oportunidades e que estão abrindo mão de alguma coisa. Por exemplo, se eu escolho o nicho de moda plus size, eu vou perder todo o restante que não se interessa por esse produto. Realmente ao escolhermos um nicho temos que renunciar a outros. Isso é verdade.

No entanto, a escolha de um nicho assertivo é muito benéfico para seu negócio. Isso pode te ajudar a ser mais facilmente encontrada nas redes sociais e até mesmo se tornar referência no mercado. Para isso, basta escolher um nicho com um grande público, que tenha uma “dor” ou necessidade específica, e ter certeza que esse público quer e precisa do que você vende. Estando segura disso, é sucesso na certa.

É por isso que eu defendo que vale sim a pena escolher um nicho específico e aprofundar-se ao máximo nele. Mas caso você ainda não esteja segura para isso, comece pensando em um segmento. Afinal, começar um negócio atirando para tudo que é lado, vendendo para todo mundo, pode não ser a melhor maneira para começar. Pense com a cabeça de um seguidor ou cliente seu: uma mulher, de 20 anos, procurando roupas para a balada não vai continuar te seguindo se começar a ver postagens de roupinhas de bebê e moda masculina no seu Instagram, por exemplo.

Lembrando que essa é a minha opinião e o que vejo de resultados de alunos meus que investem em nichos mais específicos. Mas você é quem manda no seu negócio!

Você já conhecia essas diferenças? Espero que tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha te ajudado. E qualquer dúvida é só me enviar aqui pelos comentários!