Na hora de criar uma loja online no Instagram, algumas pessoas cometem erros simples que poderiam ser evitados logo de cara, como deixar o perfil privado e não utilizar o perfil comercial do Instagram, que é muito vantajoso para quem tem um negócio na plataforma.

Perfil comercial do Instagram

Disponível no Instagram desde 2016, a opção de perfil comercial possibilitou que marcas, negócios, figuras públicas e demais pessoas pudessem diferenciar sua conta de negócios de contas pessoais, tendo inúmeras vantagens, como acesso à uma série de dados e métricas importantes.

O Instagram lançou essa funcionalidade após notar que a ferramenta estava sendo muito utilizada para finalidades comerciais, principalmente relacionadas à vendas. 

Quais as vantagens de usar o perfil comercial do Instagram?

É claro que ninguém quer ter uma conta comercial no Instagram apenas por ter. É preciso ter vantagem nisso! E realmente há. Alguns exemplos de benefícios que você pode ter ao mudar o seu perfil pessoal para comercial, são:

Métricas

Para mim, um dos principais benefícios de ter um perfil comercial no Instagram é o acesso à uma série de métricas, que possibilitarão a otimização de suas estratégias, comunicação, conteúdos e tudo o que você faz na plataforma.

Alguns exemplos de métricas que você poderá ter acesso são: alcance, visualizações, dados sobre seu público, publicações mais curtidas, repostas dos stories, impressões, entre outras.

Público

Um fator fundamental para que um negócio tenha sucesso é conhecer bem o seu público-alvo. E através do perfil comercial você conseguirá fazer isso de maneira mais simples e rápida.

Isso porque você terá acesso à dados sobre o seu público como idade, região, gênero, do que mais gosta, com o que mais interage, como se comporta na plataforma, entre outras coisas. E isso facilitará para que você consiga otimizar suas estratégias, conseguindo alcançar o público desejado, que realmente se interesse pelo que você vende.

Além disso, outras ferramentas que podem ser usadas para fazer pesquisas gratuitas no Instagram, possibilitando que você conheça e se aproxime ainda mais do seu público, são as enquetes e perguntas. Para saber mais sobre isso, leia este conteúdo.

Anúncios

Outra possibilidade interessante é que com um perfil comercial você poderá criar anúncios para suas postagens do Instagram, o que permite alcançar um público ainda maior, aumentando seus resultados e suas vendas.

Botões

Outro benefício do perfil comercial do Instagram é a possibilidade de inserir botões interativos no seu perfil, podendo facilitar que os usuários entrem em contato com você. Dois exemplos do que colocar nestes botões, são: seu site, caso tenha e seu telefone para contato ou WhatsApp.

Isso facilitará que seus clientes consigam entrar em contato com você para tirar dúvidas, matar objeções e até mesmo fechar vendas.

Instagram Shopping

Outra ferramenta do Instagram disponível para quem possui uma conta comercial é o Instagram Shopping. Essa funcionalidade permite que você faça vendas diretamente pela plataforma, através de suas postagens. Para saber mais sobre ela, leia este conteúdo.

Além disso, agora também há a possibilidade de vender diretamente pelas stories. Para saber mais sobre o Instagram shopping nos Stories, clique aqui.

Outros

Como você viu, várias são as vantagens para quem optar pelo perfil comercial do Instagram. Fora tudo isso que você já leu, há a facilidade em aderir (e a possibilidade em retornar para a conta pessoal, caso você não se adapte) e o fato de que tudo isso é disponibilizado por um custo zero. Sim, além de fazer a diferença para o seu negócio, essa funcionalidade é totalmente gratuita e de fácil adesão.

Como trocar o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram

Para que você consiga fazer a troca para o perfil comercial do Instagram, o processo é bem simples: você só precisa ter uma página no Facebook e vincular essa página com o seu Instagram. É tudo muito fácil e realmente benéfico para quem possui um negócio de venda de moda online através da plataforma.

Para saber o passo a passo de como fazer essa troca, clique aqui.

Saiba como analisar os dados do Instagram para vender moda online

Se você já utiliza o perfil comercial do Instagram ou vai começar a fazer isso após ler esse conteúdo, é importante estar atenta aos dados que podem ser analisados, para entender o que mais funciona, com base nos clientes e potenciais clientes do seu negócio, que já te acompanham pela plataforma.

Para te ajudar, separei um vídeo onde falo sobre isso e que, espero, seja útil para você. Veja abaixo!

Quer atrair mais seguidores para o seu Instagram?

Se você quer atrair mais seguidores e ter uma loja de moda de sucesso no Instagram, é importante começar se atentando para a qualidade do conteúdo que você divulga, a forma como se comunica, a maneira como realiza o atendimento, entre outras coisas.

Além disso, ter um perfil público também faz a diferença. E, por público, quero dizer um perfil aberto. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas possuem negócios no Instagram e mantém o perfil privado (e isso é um tiro no pé). Se você optar pelo perfil comercial, ele automaticamente já será público, afinal, o objetivo é trazer benefícios para negócios que atuam dentro da plataforma.

E para saber como atrair seguidores com potencial de compra, ou seja, que se interessem pelo se negócio e pelo que você vende, conheça o treinamento Mais Seguidores de Moda e veja como fazer o seu negócio ter muito sucesso.