Antes de você começar a colocar qualquer estratégia em prática no seu negócio, como usar o gerenciador de anúncios ou até mesmo o botão “promover” no Instagram, você deve saber como diferenciar público quente e público frio.

E aqui neste conteúdo é exatamente sobre isso que vamos falar. Você vai aprender a como lidar com cada um desses possíveis clientes.

Público quente x Público frio: Comece por aqui

Para ser mais didática, o público frio engloba os clientes que ainda não conhecem a sua loja e nem sequer sabem que você existe no mercado.

Basicamente, são clientes novos que acabaram de conhecer a sua loja.  Logo, a chance do público frio comprar o seu produto é mais baixa, embora possível.

Sendo assim, é preciso traçar um caminho e ter estratégias para conduzir e envolver esse potencial cliente, até que ele se torne, de fato, cliente.

Por outro lado, o público quente engloba os clientes que já conhecem a sua loja e acompanham o seu trabalho de perto.

O público quente envolve aqueles clientes que costumam comprar seus produtos ou aquelas pessoas que já estão preparadas para receber a sua oferta.

São clientes que já estão envolvidos, desejando e estão a um passo de comprar de você. Só precisam de um “empurrãozinho”. E, por isso, a probabilidade de vender para esse público é maior.

Então é mais fácil vender para o público quente?

Em partes sim, porém como você aprendeu com o funil de vendas (se não sabe o que é, clique aqui) é que, uma hora esses clientes “secam”.

Nem sempre o seu público quente terá as condições de estarem sempre comprando produtos de sua loja e logo o seu produto esfria.

Você pode usar o exemplo da sua própria loja, quantas vezes algum produto seu estourou e depois de algum tempo ninguém mais se interessou por ele.

Identificou algum?

Pois então, o público quente esgotou e você não trouxe novos clientes para o seu negócio, o público frio.

Então, o que fazer?

Para não deixar o seu negócio esfriar, procure sempre estar divulgando o seu produto. Visto dessa forma, o seu negócio precisa que novas pessoas cheguem e conheçam o seu produto, o público frio.

Se você não tem pessoas novas chegando diariamente ao seu negócio, uma hora as vendas podem acabar “estacionando”. Por isso estratégias para atrair novos clientes devem estar sempre sendo colocadas em prática.

E, sim, essa parte demanda um pouco do seu investimento, tanto quanto financeiro quanto do seu tempo para agregar novos clientes.

Você deve cativar o público frio, gerando novos conteúdos, produzindo algo que chame a atenção desses novos clientes para a sua loja e se tornarem possíveis públicos quentes.

Mas como atrair novos clientes?

Para atrair novos clientes, você precisa ter em mente, de maneira clara, o topo de funil de vendas (e como fazer o seu cliente avançar até o estágio final, onde ele está pronto para comprar).

Basicamente, onde os novos clientes (público frio) sempre estarão no topo do funil enquanto o público quente estará no fundo do funil.

Aplicando esse conceito, o chamativo para o seu negócio não pode assustar o público frio. Por exemplo, não ofereça o produto mais caro da sua loja para o público frio, pois a probabilidade dele abandonar a compra é grande.

Outro grande fator que pode ajudar o acolhimento de novos clientes, é convencer que o seu produto é o que eles precisam para agora e irão gastar um valor que no fim irá satisfazer o seu negócio.

Algumas dicas para atrair clientes no Instagram:

  • Tenha um perfil estratégico e atrativo (bio, nome de usuário, fotos, link…)
  • Crie conteúdos de valor (para topo, meio e fundo de funil)
  • Conheça a sua audiência e o tipo de público que deseja atrair
  • Esteja sempre falando sobre seus produtos (deixe claro o que você vende, tem gente nova chegando a todo momento e eles querem saber)
  • Apareça nos stories e no IGTV, utilize ao máximo todas as funcionalidades gratuitas do Instagram e faça seu perfil crescer!

Garanta que o público frio e público quente esteja em seu negócio

Como você acabou de ver, é essencial que a engrenagem de sua loja continue rodando.

O público quente deve estar sempre presente, assim como o público frio, que precisa estar sempre chegnado ao seu negócio.

Afinal, um negócio sustentável depende de ambos os públicos.

Visto dessa forma, garanta que o público frio x público quente esteja sempre em seu negócio. Após conseguir abraçar um novo público, mantenha contato com eles e procure entregar conteúdos novos, produza!

Vantagens e desvantagens de público quente e público frio

Público frio

Vantagens

  • Novos clientes
  • Novos conteúdos
  • Novas ideias
  • Novas vendas
  • Novos networking

Desvantagens

  • Mais investimento para atrair estes clientes
  • Mais gasto com publicidades
  • Mais tempo investido para cativar clientes e criar conteúdos de valor

Público quente

Vantagens

  • Clientes já estabelecidos
  • Vendas recorrentes
  • Engajamento bem sucedido
  • Interações garantidas

Desvantagens

  • É preciso estar sempre colocando em prática estratégias de fidelização
  • Falta de interesse nos produtos antigos

Como atrair mais clientes para o seu negócio de moda

Agora que você já sabe que existe dois tipos de público que você deve atrair para o seu negócio (público quente x público frio), está na hora de colocar em prática as estratégias para atrair essas pessoas para o seu negócio.

Se você quer aprender como atrair mais seguidores e clientes para o perfil da sua loja, aperte aqui e inscreva-se no Workshop de Instagram para Venda de Moda.

São mais de 14 horas de conteúdo onde você vai aprender a ter um perfil estratégico e atrativo, que vai funcionar como um imã de clientes em potencial.

Saiba tudo o que você precisa saber para ter pessoas novas chegando todos os dias no seu negócio – e transformar a sua audiência em clientes.

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Gostou desse post? Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema novo aqui para o blog, envie um e-mail para minha equipe em [email protected]. Vamos adorar ouvir você!

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