Recentemente, recebi a dúvida de uma aluna que vendia muito bem no online, mas quando abriu a loja física, a história foi outra.

Com dois meses seguidos de bons resultados, a coisa começou desandar. E, como você sabe, as contas não param, não é mesmo?

Ela me disse o seguinte: “Sinto que me perdi, que meu público mudou. Estou perdida”.

E, adivinhe: com um alto estoque, é claro que o desespero fica ainda maior, não é mesmo!?

Afinal, para fazer novas compras e se adequar ao mercado, é preciso antes eliminar aquelas que não vendem. Caso contrário, começa a se criar uma bola de neve.

Dito isso, você consegue chutar onde estava o erro?

Público-alvo Loja Física x Online – Nem sempre é o mesmo. E você precisa estar atenta a isso!

Público-alvo Loja Física x Online: Pontos que precisam ser levados em consideração

Localização

Quando você tem uma loja online, você define o público com o qual quer conversar, atrair e vender.

Basicamente, você “só” tem que escolher. É a sua decisão!

No entanto, quando você abre um ponto físico as coisas mudam. E se você leva em consideração o preço baixo, uma oportunidade ou outros pontos, que não seja o seu público-alvo, você corre um risco: o risco de estar em um ambiente onde o público ao redor é diferente daquele do Instagram.

Daí acontece o seguinte: o que você divulga e seus clientes buscam no Instagram acaba sendo diferente do que os clientes que chegam até sua loja física querem (aqueles clientes que estão passando pela sua vitrine e resolvem entrar, sabe?).

Clareza

Quando você não tem clareza da diferença ou semelhança do público-alvo da sua loja física e online, você acaba ficando perdida.

Você perde o foco na linha de conteúdo, na compra de produtos, nas ofertas… E fica cada vez mais difícil conciliar os “dois mundos”: o físico e o virtual.

Conteúdo

Outro erro que pode acontecer quando você tem bons resultados no online, parte para um ponto físico e os resultados não são tão bons, geralmente tem a ver com o foco.

Isso porque, com todas as obrigações de um ponto físico, você acaba perdendo o foco na produção de conteúdo (até mesmo pela falta de tempo de conciliar o Instagram e o atendimento na loja física).

Então, se hoje você fez essa virada do digital para ter também um negócio físico, precisa estar atenta se não está errando em um destes pontos, pois o resultado pode atrapalhar diretamente seus resultados.

Público-alvo loja física: você precisa saber

Geralmente o público da loja física tem muito a ver com a localização, com o ponto da loja.
Enquanto na loja online as pessoas podem vir de qualquer lugar, na loja física o “tráfego” são as pessoas passando na porta (exceto se a loja for escondida e quem vai na loja é quem te segue no Instagram).
Mas então como acertar na hora de escolher o seu ponto?
Resumidamente, é preciso que essa escolha seja alinhada com o mesmo público que tem no Instagram, porque aí os dois públicos são o mesmo.
O erro ocorre quando a loja física vai pra qualquer ponto, porque é uma “oportunidade”, porque uma amiga passou o ponto, porque o aluguel é barato… aí quem passa na porta não tem nada a ver com o perfil de quem compra e você acaba vendo os resultados baixarem.
Aí o esforço fica dividido entre colocar na loja física o que agrada quem passa na porta, e colocar no Instagram o que agrada o público que já comprava antes.
E daí a coisa geralmente fica complicada. Afinal, quem quer agradar todo mundo, corre o risco de não agradar ninguém.
Além disso, dependendo de onde fica a loja física, mesmo quem segue o Instagram tem preguiça de ir na loja, porque é longe, porque não tem estacionamento, por causa da pandemia… Enfim, é preciso pensar em todos esses pontos!

O que fazer?

Estudar, aprender, pôr em prática.

Se você se identificou com esse conteúdo e sente que seus públicos estão desalinhados, é hora de parar para desenhar e avaliar suas personas (público-alvo).

Esqueça o óculos rosa e olhe para o seu negócio com um olhar avaliativo: “Você está se comunicando com o público-alvo certo?”.

A persona que compra online deveria ser muito parecida com a persona que compra presencialmente – e é através do seu conteúdo que você atrai as pessoas certas, no caso da loja online.

Como usar o online para levar mais clientes para sua loja física?

Use todo o poder do digital, para impulsionar ainda mais os resultados da sua loja física.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma ferramenta poderosa para você aumentar suas vendas (de maneira online e offline).

Aperte aqui e aprenda a fazer anúncios da forma correta para levar mais clientes para a sua loja física ou para aumentar suas vendas online usando o Gerenciador de Anúncios.

Gostou desse conteúdo? Ficou com dúvida? Entre em contato através do e-mail contato@vendamodaonline.com.br.

Leia mais: