Recentemente, recebi a dúvida de uma aluna que vendia muito bem no online, mas quando abriu a loja física, a história foi outra.
Com dois meses seguidos de bons resultados, a coisa começou desandar. E, como você sabe, as contas não param, não é mesmo?
Ela me disse o seguinte: “Sinto que me perdi, que meu público mudou. Estou perdida”.
E, adivinhe: com um alto estoque, é claro que o desespero fica ainda maior, não é mesmo!?
Afinal, para fazer novas compras e se adequar ao mercado, é preciso antes eliminar aquelas que não vendem. Caso contrário, começa a se criar uma bola de neve.
Dito isso, você consegue chutar onde estava o erro?
Público-alvo Loja Física x Online – Nem sempre é o mesmo. E você precisa estar atenta a isso!
Público-alvo Loja Física x Online: Pontos que precisam ser levados em consideração
Localização
Quando você tem uma loja online, você define o público com o qual quer conversar, atrair e vender.
Basicamente, você “só” tem que escolher. É a sua decisão!
No entanto, quando você abre um ponto físico as coisas mudam. E se você leva em consideração o preço baixo, uma oportunidade ou outros pontos, que não seja o seu público-alvo, você corre um risco: o risco de estar em um ambiente onde o público ao redor é diferente daquele do Instagram.
Daí acontece o seguinte: o que você divulga e seus clientes buscam no Instagram acaba sendo diferente do que os clientes que chegam até sua loja física querem (aqueles clientes que estão passando pela sua vitrine e resolvem entrar, sabe?).
Clareza
Quando você não tem clareza da diferença ou semelhança do público-alvo da sua loja física e online, você acaba ficando perdida.
Você perde o foco na linha de conteúdo, na compra de produtos, nas ofertas… E fica cada vez mais difícil conciliar os “dois mundos”: o físico e o virtual.
Conteúdo
Outro erro que pode acontecer quando você tem bons resultados no online, parte para um ponto físico e os resultados não são tão bons, geralmente tem a ver com o foco.
Isso porque, com todas as obrigações de um ponto físico, você acaba perdendo o foco na produção de conteúdo (até mesmo pela falta de tempo de conciliar o Instagram e o atendimento na loja física).
Então, se hoje você fez essa virada do digital para ter também um negócio físico, precisa estar atenta se não está errando em um destes pontos, pois o resultado pode atrapalhar diretamente seus resultados.
Público-alvo loja física: você precisa saber
O que fazer?
Estudar, aprender, pôr em prática.
Se você se identificou com esse conteúdo e sente que seus públicos estão desalinhados, é hora de parar para desenhar e avaliar suas personas (público-alvo).
Esqueça o óculos rosa e olhe para o seu negócio com um olhar avaliativo: “Você está se comunicando com o público-alvo certo?”.
Como usar o online para levar mais clientes para sua loja física?
Use todo o poder do digital, para impulsionar ainda mais os resultados da sua loja física.
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