Será que você está precificando corretamente seus produtos ou está simplesmente perdendo dinheiro e vendas? Descubra neste artigo o passo a passo para precificar o seu produto corretamente e alavancar suas vendas!
Erro comum ao precificar produto
Por muitas vezes quando se começa um negócio de moda online ou até mesmo fisicamente, é normal os lojistas pensarem em precificar seus produtos multiplicando o valor de compra do mesmo.
Esse é um erro muito comum.
Há uma série de fatores que podem afetar o seu sucesso de vendas e, certamente, a falta de uma precificação correta é um desses fatores.
Em análise, para um lojista ter êxito em seu negócio de vendas, é importante saber como precificar um produto corretamente para ter lucro e consequentemente tornar o seu negócio bem-sucedido.
Visto isso, eu preciso te alertar que há ao menos quatro pilares para se fazer uma precificação adequada de seus produtos, e caso você não siga eles, certamente encontrará uma grande vilã para o seu negócio.
Como precificar um produto corretamente
O percentual de gastos fixos
O primeiro ponto que o lojista deve se atentar na hora de precificar um produto corretamente é ter noção sobre seus gastos. Dito isso, comece pelo percentual de gastos fixos.
Normalmente, os gastos fixos são aqueles que sempre estarão ao lado do seu negócio, não importando a direção que ele seguir.
Em geral, esses gastos envolvem pagamento de funcionários, conta de água, luz, internet, aluguel e etc. Todos esses fatores estão englobados no pilar de gastos fixos.
Portanto, é importante fazer o levantamento do percentual de gastos fixos para ter uma noção melhor de como você irá se comportar na hora de precificar um determinado produto.
O preço de custo da mercadoria
O segundo pilar para se precificar produto corretamente é ter em mente o preço que você irá pagar por uma determinada mercadoria.
Neste ponto, há alguns fatores que podem influenciar diretamente na hora da sua precificação, como o custo de frete e ICMS.
Por exemplo, suponhamos que você tenha comprado uma blusa pelo valor de R$ 49, mas isso não quer dizer que ela tenha custado somente R$ 49, pois há impostos sobre o produto.
Dito isso, é importante que você se atente a esses pequenos detalhes para conseguir entender perfeitamente o custo de compra de suas mercadorias.
O percentual de custos variáveis
Seguindo a mesma lógica do percentual de custos fixos, o percentual de custos variáveis se aplica de outra forma no seu negócio, na hora de precificar corretamente um produto.
Para entender o percentual de custos variáveis, tenha em mente que são os custos que variam dentro do seu negócio.
Em análise, quando você faz a produção do seu próprio produto, pode haver aumento ou redução no preço de uma matéria prima, certo? Pois então, isso se aplica nos custos variáveis.
Outro exemplo é a taxa que uma máquina de cartão de crédito cobra sobre a venda de um determinado produto. Essa taxa também se aplica no percentual de custos variáveis.
Ah, e outra questão que deve ser levantada aqui é o custo de fretes.
A margem de lucro desejada
Por fim, chegamos ao pilar mais forte da precificação correta de um produto, mas também a mais perigosa de se analisar.
A margem de lucro desejada é sobre o quanto o seu negócio poderá lucrar através de uma precificação realizada.
Boa parte dos lojistas cobiçam a margem de lucro acima de tudo e esquecem as demais etapas citadas anteriormente, o que certamente culminará em uma falha gigantesca.
Dito isso, para entender a margem de lucro é preciso que você faça uma média de lucro de ao menos 20% sobre cada produto vendido.
Porém, muitos lojistas se prendem a uma margem de lucro de até mesmo 100% sobre determinados produtos, que no fim, nem ao menos acabam sendo vendidos.
Portanto, a “ganância” de querer ter uma margem de lucro de 100% certamente irá fazer o seu negócio sofrer com estoque parado, pois você precisará aumentar absurdamente o valor do seu produto, tornando um desafio vendê-los.
Tenha em mente que: você lojista não vai obter 100% de margem de lucro sobre um determinado produto, pois precisará pagar futuramente o custo sobre este produto, os gastos variáveis e fixos!
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