A precificação de produtos é uma parte fundamental para o crescimento e saúde financeira do seu negócio. E, não preciso nem dizer: impacta diretamente nas suas vendas.

No entanto, na prática, eu vejo que muitas pessoas tem dificuldade para definir quanto cobrar pelos seus produtos e serviços

Se esse também é o seu caso, confira neste conteúdo dicas de como encontrar o preço ideal para suas peças e acertar na precificação dos seus produtos.

Precificação de produtos: dicas para encontrar o preço ideal

Saber como fazer a precificação de produtos e serviços é importante não apenas para atrair clientes e ter um preço atrativo no mercado, se destacando da concorrência, mas também para aplicar descontos, garantir resultados (e lucros!) melhores e criar um negócio consistente.

Vejo muitas pessoas que têm dificuldade de crescer justamente por cometer esse erro: não ter um caminho para precificar seus produtos da maneira certa.

É por isso que eu separei para você algumas dicas de como calcular preço de venda para garantir a saúde do seu negócio e deixar seus clientes satisfeitos.

Defina sua margem de lucro

Comece definindo a margem de lucro ideal para o seu negócio. Não há uma resposta correta, pois ela pode variar de empresa para empresa, e você precisa encontrar a sua.

A sua margem de lucro será o valor que irá sobrar da diferença entre o valor final do seu produto e todos os custos que você teve com ele (compra, envio, estoque, entre outros).

É preciso aqui colocar em questão o quanto, de fato, você quer e vai obter de lucro com a venda de cada peça, para não acabar tendo prejuízo ou tendo um lucro muito pequeno se comparado com seus gastos e esforços.

Mas atenção: colocar o preço do seu produto multiplicando por 2 o valor que você pagou nele não significa 100% de lucro, como muitos pensam.

Esse é o caminho pelo qual alguns empresários seguem de maneira errada e os levam a crer que estão lucrando alto, quando no fim das contas não é bem assim.

Para que você não cometa esse erro, eu vou te dar algumas dicas e estratégias para calcular a sua margem de lucro corretamente.

Mas, para não tornar esse conteúdo muito extenso, vou deixar AQUI outro artigo completinho que vai te ajudar nesse cálculo. Não deixe de ler após terminar aqui 😉

Entenda o perfil do seu público

Preços baixos atraem clientes, mas comprometem suas finanças.

Por outro lado, preços altos vão afastar seus potenciais compradores, comprometendo suas vendas.

Então como acertar na fazer a precificação de produtos?

Bom, uma dica que eu te dou é fazer pesquisas e buscar entender o tipo de perfil do seu cliente ideal. Só assim você vai conseguir chegar a um valor justo.

Para cobrar um preço que seja bom para todos, você precisa conhecer o público para o qual você vende e compreender o quanto estão dispostos a pagar pelas suas peças.

Mais do que isso, a grande sacada aqui está em também saber como conduzir uma conversa ou usar uma abordagem, para gerar um valor percebido maior na cabeça do seu cliente.

Custos e despesas

Você nunca, em hipótese alguma, pode ignorar os custos e despesas totais que tem com a sua loja.

Mesmo sendo online, do quartinho da sua casa, você terá despesas.

Alguns exemplos: luz, água, internet, ar condicionado, uma máquina para trabalhar, pagamento de fornecedores, envio de produtos, embalagens, entre outras coisas.

Só porque o seu não tem uma sede física, não significa que você não terá gastos. Todo negócio tem algum custo para existir, isso é fato.

Em contrapartida, se você tem uma loja ou escritório, isso implicará em outros custos como aluguel, condomínio, mão de obra, etc.

De maneira geral, todos esses custos e despesas devem ser controlados e analisados, para que você não comprometa as suas finanças e coloque em risco o seu negócio, oferecendo preços baixos demais.

Por isso, leve sempre em conta seus gastos fixos e variáveis na hora de precificar suas peças!

Pesquisa de mercado – e concorrentes!

Se você quer se manter na competição, em um ambiente mega concorrido, não pode ignorar o mercado e os seus concorrentes.

Ou seja, precisa levar esses pontos em consideração na hora de precificar seus produtos e serviços.

Atenção, não estou falando que você deve se igualar aos seus concorrentes, porque isso pode colocar em risco suas finanças.

O que eu quero dizer é que você precisa encontrar um equilíbrio, para não ficar para trás e perder vantagem.

Então sempre fique de olho no que está rolando no mercado, preços, o que o seu concorrente está fazendo, e veja o que é aplicável no seu negócio.

Não dê descontos

Vender apenas dando descontos vai, sem dúvidas, impactar os resultados do seu negócio.

Em uma determinada ação específica e estratégica, é vantajoso. Sempre, é preocupante. 

Ter essa consciência é uma parte importante do processo de precificação de produtos.

Além do mais, você precisa educar o seu cliente, para que ele não fique esperando para comprar de você apenas quando tiver desconto. 

Dica Extra: Ofereça boas opções de pagamento

Para tornar seu preço ainda mais atrativo e se destacar da concorrência, oferecer condições de pagamento diferenciadas é uma ótima opção.

Tanto no meio online quanto físico, uma loja que oferece formas facilitadas de pagamento tem a chance de aumentar suas vendas e te ajudar a conquistar mais clientes.

Alguns exemplos são o parcelamento sem juros ou em dois cartões. 

Mas claro, essas condições precisam levar em consideração os custos que terão para você e como impactarão seus resultados, para garantir que será benéfico para o seu negócio.

Você sabe qual é o ponto de equilíbrio do seu negócio?

Encontrar o preço ideal para os seus produtos é uma tarefa que requer muita pesquisa de mercado, público e negócio em si. 

Afinal, você não pode comprometer seu retorno financeiro.

Para não colocar em risco a sua loja de moda, é importante buscar o equilíbrio financeiro ideal, para assim conseguir crescer com consistência, no tempo certo. 

Nada daquela coisa de dar o passo maior do que a perna, sabe? 

E outro ponto que é muito importante saber nesse processo é sobre o Ponto de Equilíbrio do seu negócio.

Encontrar esse ponto é importante para que você consiga compreender melhor as finanças e a gestão da sua loja, para então definir o valor dos seus produtos e a quantidade de peças que precisa vender para não fechar o mês no vermelho.

Basicamente, para ter certeza que seus esforços estão valendo a pena.

Para saber mais sobre ponto de equilíbrio e como encontrar (e alcançar) o do seu negócio, clique aqui e leia o conteúdo “Qual o ponto de equilíbrio (financeiro) do seu negócio? – Você sabe?”, ele vai te ajudar.

Agora me conta, quais são suas principais dúvidas na hora de precificar seus produtos?

E, se gostou desse conteúdo, me deixa saber: coloque aqui nos comentários e compartilhe nas suas rede sociais.

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