As redes sociais são ótimas para quem tem um negócio online, quanto a isso não há dúvidas. E muitas pessoas já se deram conta desse grande potencial. O lado ruim é que isso aumentou a competitividade, a geração de conteúdo e distrações que precisam ser enfrentadas para chegar até o seu público.
Nesse cenário, quem perde são aqueles que não se preocupam e não sabem como educar os clientes. Esse é o grande motivo pelos quais algumas marcas conquistam o mercado e outras simplesmente não dão certo.
Porque educar o cliente?
Com o passar do tempo, o comportamento dos consumidores mudam e vão se adaptando a realidade, como é o caso das redes sociais. Bombardeados por muita informação, os clientes estão cada vez mais em busca de objetividade.
Hoje em dia, é comum que os consumidores pesquisem muito e busquem informações minuciosas antes de fazer uma compra. Afinal, a internet permite que isso seja feito de forma rápida.
Sendo assim, é importante que você consiga gerar valor rapidamente na cabeça do seu cliente, engajando-o e fazendo-o enxergar que ele precisa daquilo que você está vendendo. Educar o seu cliente é uma forma de fazer isso.
Benefícios de educar o cliente
Quando você investe tempo e energia para educar o seu cliente, os resultados aparecem. Entre eles, podemos citar:
- melhorar o relacionamento com seus clientes;
- otimizar a experiência deles com o seu negócio;
- atrair o público certo, que realmente se interesse pelo que você fala ou vende;
- fazer com que ele tenha consciência do que esperar de você;
- deixar seu público muito mais engajado e melhor informado sobre o que você faz e vende.
E esses esforços também vão resultar em mais credibilidade para você e para o seu negócio. E, como sabemos, isso é muito importante.
Mas, afinal, como educar o meu cliente?
Existe uma série de estratégias que podem te ajudar a educar o cliente e deixá-lo mais suscetível a escolher você e os seus produtos, ao invés da concorrência. E eu vou te dar algumas dicas simples para você começar o quanto antes.
Materiais gratuitos
Dedique-se para criar materiais gratuitos que atraiam um público qualificado, que realmente se interesse pelo que você vende.
No caso da venda de moda online, esse material pode ser um eBook ou uma live com dicas de looks para determinadas ocasiões (com os seus produtos, claro!).
Esses materiais irão deixar seus produtos muito mais atraentes aos olhos dos seus clientes e aumentar suas vendas.
Mais do que isso, esses conteúdos gratuitos também te ajudarão a se tornar uma referência e adquirir credibilidade online. E, quando seus clientes precisarem de dicas, é a você que eles vão recorrer.
Conteúdo de valor
Se você quer educar o seu cliente e atrair um público qualificado para o seu negócio, a grande moeda de troca é conteúdo.
Estude quem é o seu público e quais são os assuntos pelos quais ele se interessa e invista nisso nas suas redes sociais.
O que você está fazendo neste momento, que é ler um conteúdo de blog, é uma maneira eficiente de produzir conteúdo de qualidade, com temas pelas quais seu público busca e se interessa. Para isso, tenha um planejamento e vá em frente.
Vídeos e lives
A audiência está cada vez consumindo mais conteúdo no formato de vídeo. Os próprios stories do Instagram são uma referência, já utilizados por mais de 500 milhões de usuários.
Clique aqui e saiba como criar conteúdo relevante no Stories do Instagram.
Não é à toa que grandes marcas e autoridades do mercado utilizam essa funcionalidade para se aproximar da sua audiência, divulgar seus produtos e serviços e, claro, educar seus clientes.
Soluções
Simplifique e dê soluções para seus clientes. Mostre que você entende exatamente o que ele está buscando e que você pode ajudá-lo. Ele se sentirá grato e, quando as pessoas se sentem gratas, elas tendem a retribuir isso. No caso de uma loja online, essa retribuição pode ocorrer através da compra de um produto ou serviço.
Atendimento de qualidade
Para não tornar esse conteúdo muito extenso, a minha última dica é que você invista em um atendimento rápido, ágil e de qualidade.
Mostre para seus clientes que você está ali disponível para ouvi-los e ajudá-los, crie relacionamentos mais próximos e fidelize seus clientes.
Mas atenção, tenha horário para isso. Um ponto muito importante quando falamos de educar o cliente é mostrar limites e, no caso de um negócio online, você precisa determinar seus horários de atendimento e deixar isso claro para seus clientes.
Desta forma você evita insatisfação (caso seu cliente entre em contato em um horário que você não está disponível para atendê-lo) e educa-o, mostrando como funciona o seu negócio e seu método de trabalho.
Conclusão
Quando você oferece valor para o seu cliente e mostra que está preocupada com a experiência dele com a sua loja, isso aumenta as suas chances de fechar vendas.
O resultado é que todos ganham. Seu cliente ficará feliz com a experiência que teve com você e você ficará satisfeito vendo seus resultados crescendo a cada dia.
Siga o ciclo educar – engajar – fechar vendas. E faça isso através de conteúdos interessantes e atrativos, estando sempre disposto a interagir e ouvir seus clientes.
Agora me conta nos comentários: como você faz para educar seus clientes? E se gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais.