Todo negócio, seja ele online ou físico, precisa ter um ponto de equilíbrio que o mantenha seguro e funcionando. Não ter essa compreensão e esse ponto estabelecido é o que faz com que muitos negócios acabem indo mal – alguns sem sequer saber.
O que é ponto de equilíbrio?
Ponto de equilíbrio, também conhecido como break even, em inglês, é, como o próprio nome diz, um verdadeiro ponto de equilíbrio. É o valor mínimo que o seu negócio precisa para cobrir com todos os seus custos fixos e variáveis. É a quantia suficiente para que ele continue funcionando, sem dar prejuízo (mas também sem dar lucro).
Digamos que, no momento que você atinge o seu break even, significa que a sua empresa está conseguindo se pagar. E, ultrapassando esse valor, que é o que todos desejam, você passa a ter lucros.
De qualquer forma, atingir esse ponto significa que você conseguiu pagar todas suas despesas e custos de funcionamento, e não irá fechar o mês no vermelho.
Porque é importante saber qual é o seu ‘break even’?
É fundamental que todo negócio tenha o seu ponto de equilíbrio definido. Isso significa ter conhecimento exato sobre o valor (ou quantidade de produtos) que é preciso vender para alcançar esse ponto.
A partir do momento que você compreende qual é o seu break even, você passa a compreender melhor as finanças e a gestão em geral do seu negócio, e consegue compreender a viabilidade da sua loja.
Sabe aquela pergunta que, em algum momento, todo empreendedor se faz: ‘Será que estou ganhando ou perdendo dinheiro?’, se você tiver definido seu ponto de equilíbrio, saberá a resposta ao final de cada mês, sem precisar de muito esforço.
Como calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio?
Talvez agora você esteja se perguntando, ‘mas como eu vou saber qual é o ponto de equilíbrio do meu negócio?’, e a resposta é bem simples: calculando! Está na hora de colocar a mão na massa e mergulhar na gestão do seu negócio.
Mas não se assuste, calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio não requer nenhum estudo muito aprofundado. Na verdade, se trata de uma conta bem simples…
Tudo o que você precisa fazer é somar todos os custos e despesas do seu negócio, para então definir a quantia mínima que você precisa vender naquele mês. Vou fazer um exemplo prático aqui, para que você consiga entender melhor, caso ainda esteja na dúvida.
Exemplo
Passo 1: faça uma lista com todos os custos fixos do seu negócio, aqueles que você precisa pagar todo mês, como: seu salário, internet, luz, água…
Vamos usar aqui, como exemplo, o valor de R$ 25.000,00.
Passo 2: defina sua margem de custos variáveis. Ou seja, aquilo que você paga até conseguir fazer com que o seu produto chegue até o seu cliente como, por exemplo: impostos, fretes, campanhas nas redes sociais, fornecedor, embalagem, etc.
Vamos imaginar que estes custam sejam de 35%, sendo 5% de impostos, 5% de frete, 4% de embalagem, 10% de campanhas, 3% de fornecedor e 8% de produção.
Tendo esses números em mãos, tudo o que você precisa fazer é aplicar a fórmula abaixo.
Ponto de Equilíbrio = Gastos Fixos / 1 – (% Custos Variáveis / 100)
Ponto de Equilíbrio = Total do Passo 1 / 1 – (%Total do Passo 2 / 100)
Ponto de Equilíbrio = 25.000 / 1 – (35% / 100)
Ponto de Equilíbrio = R$ 36.923,08
Ou seja, R$ 36.923,08 é o valor mínimo que você precisa vender para que sua loja pague todas as suas despesas e continue funcionando sem fechar no vermelho (sem ter prejuízos).
Algumas pessoas acreditam que podem pular esse passo, já eu acredito que ele é importante e pode afetar toda a estratégia da sua loja e, por isso, você precisa ter isso bem claro e definido no seu negócio.
4 dicas para alcançar o ponto de equilíbrio (break even)
Como você já viu, seu ponto de equilíbrio está ligado a quantidade de vendas que você precisa fazer mensalmente para gerar receita suficiente para manter seu negócio em funcionamento.
Com esse número em mãos é possível tomar algumas decisões, como traçar estratégias para aumentar suas vendas ou reduzir seus custos fixos e variáveis.
E, se você não está conseguindo a quantidade de vendas necessárias para alcançar o seu break even, é hora de parar e rever sua estratégia de vendas, de ofertas e de preços.
Para te ajudar, vou te dar 4 dicas que vão contribuir para aumentar seu faturamento e suas vendas, para que você não apenas alcance seu ponto de equilíbrio, mas também tenha mais lucros.
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Planejamento
A primeira dica que, além de eficiente é também necessária, é você ter sempre um planejamento de suas ações, tanto mensal quanto anual. É importante que você tenha tudo sempre bem definido e planeje cada passo do seu negócio.
Eu sempre gosto de dizer que planejamento é a base de tudo. E um negócio consolidado precisa disso!
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Divulgação
Se você tem uma loja online nas redes sociais ou vende através de sites, você precisa fazer com que seus clientes cheguem até os seus produtos. E, para isso, é preciso investir em divulgação.
Como o mercado está cada vez mais competitivo, você precisará encontrar formas de divulgar seu produto e chamar a atenção do seu cliente, para que ele escolha você e não seu concorrente.
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Ações promocionais
Ter ações promocionais é importante para você que deseja vender mais, aumentar seus lucros e competir no mercado que você atua. E, para isso, ter um planejamento também fará toda a diferença.
Uma dica importante é ficar de olho nas datas comemorativas anuais e escolher em quais você fará promoções e ofertas especiais, bem como buscar dicas de como aproveitar cada ocasião para aumentar suas vendas.
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Aumentar o ticket médio
Para não tornar esse conteúdo muito extenso, minha última dica é que você busque vender sempre mais. Ou seja, ofereça sempre produtos extras, com o objetivo de aumentar o ticket médio de cada venda.
Você pode fazer isso oferecendo itens que complementem a compra, como no caso de um cinto para aquelas que compraram uma calça, ou oferecendo desconto na segunda peça, por exemplo. Entre outras formas!
Conclusão
Agora que você já sabe o que é ponto de equilíbrio e como calcular o do seu negócio, eu preciso falar: você não deve se contentar em alcançá-lo, mas sim estar sempre buscando melhorar e vender mais, pois é isso que fará a diferença no seu negócio.
Se você tem uma loja online através das redes sociais, e deseja aprender como transformar seus seguidores e suas curtidas em vendas, precisa conhecer o Mais Clientes de Moda. Esse é o próximo passo para você que deseja transformar seu Instagram em uma das principais fontes de lucro da sua loja.
Agora comenta aqui embaixo, você sabe identificar qual o ponto de equilíbrio do seu negócio?
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