Todo negócio, seja ele online ou físico, precisa ter um ponto de equilíbrio que o mantenha seguro e funcionando. Não ter essa compreensão e esse ponto estabelecido é o que faz com que muitos negócios acabem indo mal – alguns sem sequer saber.

O que é ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio, também conhecido como break even, em inglês, é, como o próprio nome diz, um verdadeiro ponto de equilíbrio. É o valor mínimo que o seu negócio precisa para cobrir com todos os seus custos fixos e variáveis. É a quantia suficiente para que ele continue funcionando, sem dar prejuízo (mas também sem dar lucro).

Digamos que, no momento que você atinge o seu break even, significa que a sua empresa está conseguindo se pagar. E, ultrapassando esse valor, que é o que todos desejam, você passa a ter lucros.

De qualquer forma, atingir esse ponto significa que você conseguiu pagar todas suas despesas e custos de funcionamento, e não irá fechar o mês no vermelho.

Porque é importante saber qual é o seu ‘break even’?

É fundamental que todo negócio tenha o seu ponto de equilíbrio definido. Isso significa ter conhecimento exato sobre o valor (ou quantidade de produtos) que é preciso vender para alcançar esse ponto.

A partir do momento que você compreende qual é o seu break even, você passa a compreender melhor as finanças e a gestão em geral do seu negócio, e consegue compreender a viabilidade da sua loja.

Sabe aquela pergunta que, em algum momento, todo empreendedor se faz: ‘Será que estou ganhando ou perdendo dinheiro?’, se você tiver definido seu ponto de equilíbrio, saberá a resposta ao final de cada mês, sem precisar de muito esforço.

Como calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio?

Talvez agora você esteja se perguntando, ‘mas como eu vou saber qual é o ponto de equilíbrio do meu negócio?’, e a resposta é bem simples: calculando! Está na hora de colocar a mão na massa e mergulhar na gestão do seu negócio.

Mas não se assuste, calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio não requer nenhum estudo muito aprofundado. Na verdade, se trata de uma conta bem simples…

Tudo o que você precisa fazer é somar todos os custos e despesas do seu negócio, para então definir a quantia mínima que você precisa vender naquele mês. Vou fazer um exemplo prático aqui, para que você consiga entender melhor, caso ainda esteja na dúvida.

Exemplo

Passo 1: faça uma lista com todos os custos fixos do seu negócio, aqueles que você precisa pagar todo mês, como: seu salário, internet, luz, água…

Vamos usar aqui, como exemplo, o valor de R$ 25.000,00.

Passo 2: defina sua margem de custos variáveis. Ou seja, aquilo que você paga até conseguir fazer com que o seu produto chegue até o seu cliente como, por exemplo: impostos, fretes, campanhas nas redes sociais, fornecedor, embalagem, etc.

Vamos imaginar que estes custam sejam de 35%, sendo 5% de impostos, 5% de frete, 4% de embalagem, 10% de campanhas, 3% de fornecedor e 8% de produção.

Tendo esses números em mãos, tudo o que você precisa fazer é aplicar a fórmula abaixo.

Ponto de Equilíbrio = Gastos Fixos / 1 – (% Custos Variáveis / 100)

Ponto de Equilíbrio = Total do Passo 1 / 1 – (%Total do Passo 2 / 100)

Ponto de Equilíbrio = 25.000 / 1 – (35% / 100)

Ponto de Equilíbrio = R$ 36.923,08

Ou seja, R$ 36.923,08 é o valor mínimo que você precisa vender para que sua loja pague todas as suas despesas e continue funcionando sem fechar no vermelho (sem ter prejuízos).

Algumas pessoas acreditam que podem pular esse passo, já eu acredito que ele é importante e pode afetar toda a estratégia da sua loja e, por isso, você precisa ter isso bem claro e definido no seu negócio.

4 dicas para alcançar o ponto de equilíbrio (break even)

Como você já viu, seu ponto de equilíbrio está ligado a quantidade de vendas que você precisa fazer mensalmente para gerar receita suficiente para manter seu negócio em funcionamento.

Com esse número em mãos é possível tomar algumas decisões, como traçar estratégias para aumentar suas vendas ou reduzir seus custos fixos e variáveis.

E, se você não está conseguindo a quantidade de vendas necessárias para alcançar o seu break even, é hora de parar e rever sua estratégia de vendas, de ofertas e de preços.

Para te ajudar, vou te dar 4 dicas que vão contribuir para aumentar seu faturamento e suas vendas, para que você não apenas alcance seu ponto de equilíbrio, mas também tenha mais lucros.

  1. Planejamento

A primeira dica que, além de eficiente é também necessária, é você ter sempre um planejamento de suas ações, tanto mensal quanto anual. É importante que você tenha tudo sempre bem definido e planeje cada passo do seu negócio.

Eu sempre gosto de dizer que planejamento é a base de tudo. E um negócio consolidado precisa disso!

  1. Divulgação

Se você tem uma loja online nas redes sociais ou vende através de sites, você precisa fazer com que seus clientes cheguem até os seus produtos. E, para isso, é preciso investir em divulgação.

Como o mercado está cada vez mais competitivo, você precisará encontrar formas de divulgar seu produto e chamar a atenção do seu cliente, para que ele escolha você e não seu concorrente.

  1. Ações promocionais

Ter ações promocionais é importante para você que deseja vender mais, aumentar seus lucros e competir no mercado que você atua. E, para isso, ter um planejamento também fará toda a diferença.

Uma dica importante é ficar de olho nas datas comemorativas anuais e escolher em quais você fará promoções e ofertas especiais, bem como buscar dicas de como aproveitar cada ocasião para aumentar suas vendas.

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  1. Aumentar o ticket médio

Para não tornar esse conteúdo muito extenso, minha última dica é que você busque vender sempre mais. Ou seja, ofereça sempre produtos extras, com o objetivo de aumentar o ticket médio de cada venda.

Você pode fazer isso oferecendo itens que complementem a compra, como no caso de um cinto para aquelas que compraram uma calça, ou oferecendo desconto na segunda peça, por exemplo. Entre outras formas!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é ponto de equilíbrio e como calcular o do seu negócio, eu preciso falar: você não deve se contentar em alcançá-lo, mas sim estar sempre buscando melhorar e vender mais, pois é isso que fará a diferença no seu negócio.

Se você tem uma loja online através das redes sociais, e deseja aprender como transformar seus seguidores e suas curtidas em vendas, precisa conhecer o Mais Clientes de Moda. Esse é o próximo passo para você que deseja transformar seu Instagram em uma das principais fontes de lucro da sua loja.

Agora comenta aqui embaixo, você sabe identificar qual o ponto de equilíbrio do seu negócio?

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