A nova moda: ter uma conta pessoal e uma conta vitrine no Instagram! Mas será que isso faz sentido?

Tenho recebido na caixinha de perguntas dúvidas como “devo ter um Instagram pessoal onde compartilho meu dia a dia e outro da loja só como vitrine?”.

O aumento desse tipo de pergunta, me motivou a criar um conteúdo para falar sobre esse novo “modelo” de conta, para te explicar melhor o que é e se faz sentido para o seu negócio de moda. Então, vamos lá?

Qual a diferença entre Perfil Pessoal e Perfil Vitrine no Instagram?

Pelo próprio nome, você já deve ter entendido do que se trata.

Basicamente, um perfil pessoal é aquele que você usa para si mesma, pessoa física, postar o seu dia a dia e demais coisas que você gosta.

Enquanto isso, o Perfil Vitrine no Instagram serve para focar no seu negócio, oferecendo produtos/serviços que você vende.

Esse modelo de contas surgiu mais fortemente a partir do momento que Influenciadoras (que já tinham um perfil de estilo de vida forte), começaram a empreender em negócios físicos e portanto criaram outros perfis de suas marcas (sendo esses, profissionais).

O que acontece é que, como elas já tinham um perfil pessoal, onde trabalhavam sua imagem e influência digital, criaram outro para seus próprios negócios, como venda de roupas próprias, acessórios, cosméticos e outros.

Foi a partir de então que esse conceito começou a ser mais forte!

Então devo ter um Perfil Pessoal e um Vitrine?

A resposta é não. Já vou explicar…

No caso dessas influenciadoras fez todo o sentido. Afinal, trata-se de figuras públicas que já tinham um perfil mais “lifestyle”.

Como resolveram criar sua própria marca, é super coerente que tenham duas contas, para separar os dois negócios (a vida pessoal/de influenciadora e o que, de fato, vendem – seu negócio de roupa, acessórios, etc!).

Mas você que é lojista (exceto se também for influenciadora), é praticamente inviável ter duas contas bem feitas e, ao mesmo tempo, em sintonia (onde a conta “pessoal” também trabalha para fortalecer a conta da loja).

Se você conta com o apoio de uma equipe, até pode ser possível. No entanto, como a maioria é, assim como eu, “tudo em uma” e toca a maior parte (ou tudo) sozinha, se torna inviável.

O que eu devo fazer, afinal?

Na minha opinião, o ideal é que você tenha uma única conta no Instagram, e se dedique fortemente para fazer com que ela bombe, produzindo conteúdo de qualidade.

Essa conta não deve ser só focada em vendas o tempo todo. Mas então como vai funcionar? Você deve estar se perguntando…

Basicamente, vai funcionar como a conta da sua loja com pitadas do seu dia a dia (mas com assuntos que envolvam o interesse do seu público-alvo também).

Qual tipo de conteúdo postar?

Agora que chegamos até aqui, surge a dúvida: mas então o que eu devo postar?

A verdade é que não existe uma regra para isso. Você vai precisar testar o que funciona melhor para o seu público e, ao mesmo tempo, como dito anteriormente, sem focar em venda na maior parte do tempo.

Algumas dicas de assuntos e posts que você pode trazer para os eu perfil, além de assuntos do seu cotidiano que tenham relação com o seu público, é:

  • bastidores do seu negócio;
  • dicas de combinação com diferentes looks;
  • ideias de looks para ocasiões específicas;
  • como usar suas peças;
  • detalhes que fazem a diferença;
  • provador;
  • tira-dúvidas; e por aí vai.

O melhor de tudo é que, quando você tem esse tipo de negócio, tem um poder de conexão muito maior e mais forte.

Afinal, pessoas se conectam com pessoas. E quando você assume o papel de influenciadora da sua própria marca, isso é muito poderoso!

Como começar a Vendar Moda no Instagram (passo a passo)

Eu sei que todo esse assunto pode parecer complexo: definir como começar, qual tipo de conteúdo criar, o que deve fazer…

Além disso, ter um negócio online de moda é muito mais do que ter uma conta no Instagram (repito muito isso, porque realmente é importante!).

E a verdade é que, sozinha, realmente é mais difícil e pode levar mais tempo.

É por isso que eu quero te oferecer todo o meu direcionamento detalhado sobre como produzir conteúdo, escolha de nicho, público-alvo, estratégias para atrair clientes, vender mais e tudo o que o seu negócio precisa!

No meu curso completo, o FashionMidias, eu te entrego todo o passo a passo que funciona (e você ainda tem suporte para tirar todas suas dúvidas!).

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