Essa é, sem dúvidas, uma das maiores barreiras que muitas das minhas alunas trazem consigo: a vergonha de aparecer. Gravar vídeos, stories e fazer lives também é um desafio para você? Então leia esse conteúdo e entenda porque isso é tão importante para os seus resultados.

É preciso aparecer para ter resultados?

Sendo sincera, não.

Ter vergonha de aparecer não vai te impedir de vender moda online. Mas, sim, aparecer no Instagram do seu negócio faz toda a diferença para que você tenha resultados melhores, maiores e também mais rapidamente.

Você pode até se comparar com grandes marcas, onde os donos não aparece. Mas daí eu te digo para tirar o óculos rosa: esses donos de grandes negócios não aparecem porque têm milhões de reais por mês para investir em anúncios e em influenciadoras que aparecem por ele, que geram conteúdo e desejo, que falam da marca!

Então para nós, meros mortais, aparecer na conta do seu negócio é a melhor maneira de gerar credibilidade, confiança e conexão com a audiência.

Ser você mesma, do jeitinho que você é, é o seu maior diferencial e a única coisa que nenhum concorrente é capaz de copiar! Então por que não explorar isso da melhor forma para gerar mais vendas para o seu negócio?

Identifique e elimine as barreiras que te fazem ter vergonha de aparecer

Agora que você já sabe que aparecer é importante para os seus resultados, está na hora de buscar uma solução real para o seu problema: a vergonha de aparecer.

O primeiro passo para a resolução de qualquer problema é entender a sua origem, porque ele acontece. E se você tem vergonha, geralmente é por 2 motivos:

  • Porque está preocupada com a opinião dos outros, ou
  • Porque sua autoestima não está das melhores, e aí falta confiança para encarar mais essa etapa do negócio!

Se identificou com algum destes pontos? Então veja abaixo as minhas dicas para que você supere esse medo.

7 dicas para superar o medo e a vergonha de aparecer

1 – Comece mostrando apenas sua voz, narrando os produtos

Você não precisa logo de cara começar com uma entrada ao vivo (Live) ou um vídeo super produzido. Na verdade, nem recomendo que faça isso.

Se você tem muito medo ou vergonha de aparecer, vá aos poucos superando seus limites e quebrando essa barreira.

2 – Treine respondendo às amigas em vídeo no WhatsApp

Outra dica é começar a colocar em prática o “gravar vídeos”. E uma ótima forma de fazer isso é compartilhar vídeo com suas amigas e/ou até mesmo com a sua lista via do whatsapp.

3 – Responda alguns directs ou caixinhas em vídeo

Você também pode começar respondendo suas clientes através do direct ou até mesmo abrindo caixinhas de perguntas e aparecendo em vídeo para responder.

É até interessante que você faça isso e intercale suas respostas entre texto e vídeo. Que tal, topa o desafio?

4 – Faça um pequeno roteiro do que quer falar – você vai se sentir mais segura

Se você está insegura porque não sabe o que falar, tem medo de dar branco ou travar, crie um roteiro para seguir, com pontos importantes que você precisa falar. Assim você garante que não vai esquecer e fica mais segura.

5 – Use e abuse dos filtros do Instagram

O problema é autoestima? Você não está maquiada? Isso não é, nem de longe, motivo para deixar de gravar vídeos. Pelo contrário, use e abuse dos filtros do Instagram. Eu faço isso e super recomendo rs.

6 – Rotina da beleza logo de manhã

Se você me acompanha no Instagram, já viu nos stories o “truque” que eu utilizo para não me paralisar quando preciso gravar alto: já me arrumo logo pela manhã, quase que a primeira coisa que eu faço quando acordo.

E essa também é minha dica para você: já se arrume logo pela manhã, já fique pronta, porque se você quiser aparecer a qualquer momento você não vai dar a desculpa que está desarrumada ou sem maquiagem.

7 – Pense em buscar ajuda profissional

Se essa vergonha for algo que realmente te paralisa e que, mesmo seguindo todas as dicas, você não consegue se livrar, talvez procurar alguma ajuda profissional seja interessante (terapia ou até mesmo aulas de teatro ou dança).

Não tem nada de errado em buscar ajuda, principalmente para algo que vai ser bom para você e para o seu negócio.

Receba dicas gratuitas para Venda de Moda Online no WhatsApp

Quer receber diariamente dicas sobre como vender moda online, diretamente no seu WhatsApp? Então entre para a minha Lista VIP do WhatsApp!

Nesta lista eu compartilho conteúdos exclusivos, avisos de aulas gratuitas, estratégias importantes para o seu negócio de moda e muito mais. E tudo de maneira gratuita, na palma da sua mão!

Se interessou? Quer fazer parte da minha lista VIP do WhatsApp? Então clique aqui e receba dicas diárias e gratuitas sobre como turbinar o seu negócio de moda online!

Leia mais: