Se você quer vender moda online, esse conteúdo é perfeito para você! Preparei aqui um passo a passo com 8 etapas que todo lojista de moda precisa saber e colocar em prática para ter resultados.

Está começando e precisa de um “guia”? Então boa leitura!

Passo 01 – Escolha o seu público alvo

O público-alvo é o fim condutor de todo e qualquer negócio. Por isso, esse é ponta pé inicial que todo negócio sólido precisa começar: definindo o perfil de cliente ideal.

Se você não conhece o seu público, trabalha no escuro. Isso significa que todas as estratégias e energia que você colocar no seu negócio, tem mais chances de dar errado.

Em contrapartida, se você tem clareza de quais são essas pessoas, consegue poupar energia e focar no que realmente vai dar resultados.

Para não tornar esse conteúdo tão extenso, vou deixar aqui neste link um conteúdo onde ensino como encontrar o público-alvo da sua loja de moda. Lembre-se, esse é o primeiro passo e de maneira alguma você pode pular.

Passo 02 – Defina o que você vai vender

Depois de escolher o seu público-alvo (sim, é uma escolha – e precisa ser estratégica), você já pode definir o tipo de produto com o qual irá trabalhar, com base nesse público.

“Ah, Alê, mas não posso vender de tudo um pouco?”, essa é uma das perguntas que mais recebo. E sim, você até pode, no entanto, quanto mais nichado for o seu negócio, maior sua chance de se tornar uma referência.

Agora, se você optar mesmo por vender de tudo um pouco, minha dica é a seguinte: tenha um perfil de nicho, para focar forte em um produto específico para o seu público e outro onde você venda de tudo um pouco.

Passo 03 – Pesquise possíveis fornecedores e inicie seu planejamento de compras

Ninguém tem bons resultados sozinho. E com a venda de moda não é diferente: você precisará de bons fornecedores.

E já antecipo: essa é uma busca constante e diária. Você precisará pesquisar todo dia, nem que seja 30 minutos diários, novos fornecedores, para encontrar opções cada vez melhores.

Comece com uma listinha de coisas que você busca nesse parceiro e bora colocar a mão na massa.

Quer dicas para encontrar bons fornecedores de moda online? Clique aqui e leia o conteúdo!

Passo 04 – Estude seus concorrentes

Já que estamos falando do passo a passo para vender moda online, esse com certeza não pode faltar: o estudo dos concorrentes.

É através desse estudo que você vai aprender ainda mais diariamente: o que eles estão fazendo, o que está dando certo, o que o público está buscando, como eles se relacionam… Tudo conta!

Quando você faz isso, consegue usar esses dados para melhorar seus processos e se destacar/diferenciar no mercado. Note: não estou falando de copiar e sim de aprender e tentar sempre fazer melhor.

Passo 05 – Planejamento financeiro

Para crescer, você precisa de segurança. Por isso, indico que você tenha um planejamento financeiro para o seu negócio.

Esse passo será muito importante para que você consiga crescer com consistência e diariamente. Defina metas, tenha objetivos e trabalhe para alcançá-los.

Passo 06 – Defina seus canais de venda

Seu sexto passo é definir onde você irá vender. E essa decisão terá relação direta com o passo 1: seu público-alvo.

Isso significa que você precisa estar onde o seu público está, ou seja, onde faz sentido para o seu negócio. E não “em todo lugar”, só porque outras pessoas estão… Esteja de olho no que funciona e foque sua energia lá.

Qual a melhor rede social para vender moda? Saiba aqui.

Sugestão: instagram + whatsapp é a combinação perfeita. Mas não se limite, conheça e explore sempre suas opções. Afinal, tem canais novos “surgindo” todo dia.

Passo 07 – Aprenda com seus processos

Por mais que você tenha aqui um passo a passo para vender moda online, ele só funciona se você estiver preparada para aprender com o processo – principalmente com os erros.

Costumo dizer que empreender é a arte de trocar o pneu com o carro andando. Muitas vezes, uma estratégia ótima pode não funcionar para você e isso não significa desistir, mas sim traçar nova rota.

Por isso você precisa estar sempre testando, analisando e otimizando cada ação e estratégia que implementa no seu negócio. Isso é o que vai te permitir se diferenciar da maioria.

Passo 08 – Aprenda a usar o Instagram de forma profissional

Não dá pra negar: quando falamos de venda de moda online, o plataforma é disparado uma das plataformas mais rentáveis, principalmente se utilizada em conjunto com o whatsapp.

Isso significa que você precisa aprender o máximo que puder sobre essa plataforma, para extrair o máximo do seu potencial. Ou seja, lucrar mais com o seu negócio.

Quer aprender as estratégias por trás de posts e stories para vender moda todos os dias? Clique aqui e conheça o Workshop de Instagram para Venda de Moda.

Esse é o meu curso online completo, onde centenas de lojistas aprendem diariamente o passo a passo para usar o Instagram no seu negócio de moda e parar de perder tempo com ações que não geram vendas! E eu também quero ensinar você.

COMECE AQUI a destravar e utilizar todo o potencial do Instagram para vender muito e todos os dias!

Leia mais: