A saúde de todo e qualquer negócio, que se leve à sério, precisa de um planejamento bem detalhado sobre o que acontecerá na semana.

Dessa forma, planejar suas postagens no Instagram não deve ser levada de outra forma, a não ser à risca.

Portanto, quando falamos sobre vender, o planejamento deve ser bem detalhado no seu negócio.

Por exemplo, boa parte de nós costuma acordar de manhã, escovar os dentes e preparar o café, não? Muitos não estão nessa ordem, mas seguem esse ‘planejamento’.

Embora não seja algo planejado, já virou automático na rotina de muitas pessoas, pois o seu cérebro já criou uma espécie de planejamento sobre o que você irá fazer no seu primeiro horário do dia.

Observando isso, você já possui um “norte” para gerenciar o seu negócio em diversas áreas, seja ela: financeira, estratégica, comercial e etc.

Dito isso, ter um dia para fazer o planejamento de suas postagens no Instagram pode te salvar de várias ciladas, como:

  • Não saber o que postar;
  • Ter imprevistos e não conseguir fazer o post do dia;
  • Deixar de postar por falta de tempo;
  • Falta de estratégia sobre as etapas do funil de vendas;

Visto isso, hoje eu separei um conteúdo sobre como elaborar um passo a passo para planejar suas postagens no Instagram!

Passo a passo para planejar suas postagens no Instagram

Verifique seu estoque

O ponto de partida para realizar um passo a passo para planejar suas postagens no Instagram é verificar o seu estoque.

Esse hábito de verificar o estoque constantemente é fazer com o que o estoque se torne o seu melhor amigo, e do seu negócio ídem.

Toda a decisão que você tomar sobre o que comprar, o que postar ou qual campanha fazer é baseada no que você tem em estoque.

Portanto, muitas vezes você vai ter que conversar com o seu estoque e entender qual o produto que vende com facilidade e qual possui dificuldade em ser vendido para incluir no seu planejamento o melhor.

Portanto, perceber qual produto leva mais tempo para ser vendido poderá entrar num método de vendas para se adequar ao seu planejamento semanal.

Defina quantos posts serão feitos na semana

Após o entendimento sobre o que o seu estoque tem a lhe dizer, o passo seguinte para planejar suas postagens no Instagram é definir quantos posts serão feitos na semana.

Deixa eu te perguntar, quantos posts você faz hoje? Um por dia ou mais? Essa abordagem deve estar incluída diretamente no seu planejamento de postagens no Instagram.

Na minha concepção, eu aconselharia realizar 7 posts na semana. No entanto, o formato ideal é manter uma constância de 21 posts por semana.

Essa abordagem de 21 posts na semana se deve ao planejamento de ter 3 posts por dia, um em cada turno. Isso deixará o seu negócio mais ativo para o seu público.

Visto isso, é importante definir alguns pontos como: 

Qual post será publicado hoje ou amanhã?;

Qual será o seu dia de planejamento?;

Faça distribuição dos posts

Depois de você ter planejado o que será postado e em qual dia será postado, agora você deve definir a sua distribuição de posts

Essa etapa é um passo muito importante no planejamento de suas postagens no Instagram. E, devido a isso, eu sugiro que suas distribuições sejam:

10% Topo de Funil:

Nessa parte de topo de funil, você deve abordar alguns temas mais mais amplos para o seu negócio, temas que sejam mais suscetíveis a serem compartilhados com o interesse da sua audiência.

Dito isso, o topo de funil é usado para atrair mais pessoas ao seu negócio e despertar o interesse de um possível cliente.

40% Meio de Funil:

Na sequência, essa parte do meio de funil é onde você irá se atentar a tirar dúvidas de seus seguidores. Além disso, aqui é onde você deve ensinar maneiras de usar um determinado produto do seu estoque e compartilhar sua utilidade.

50% Fundo de Funil:

Por último, o fundo de funil é onde as vendas ocorrem. Por exemplo, aqui entrará abordagens como o CTA para vendas.

Portanto, na minha opinião, eu aconselho que metade de suas publicações sejam voltadas ao setor de vendas, para que assim, consiga manter o seu negócio sustentável.

Faça novas fotos, grave vídeos, faça provador, crie artes;

Dando continuidade, o próximo passo para fazer um planejamento de suas postagens no Instagram é tirar fotos, gravar vídeos, fazer provadores e criar artes.

Resumidamente, aqui é onde você deve colocar a mão na massa e fazer tudo acontecer no seu negócio.

A partir desse momento, você poderá entrar em detalhes do seu trabalho, ou seja, mostrar os bastidores do seu negócio.

Por exemplo, tire novas fotos, grave vídeos, faça provadores, crie artes atrativas e não se acanhe e mostre ao seu público como tudo acontece.

Portanto, essa etapa é onde a mágica acontece, onde a sua criatividade entra em ação.

Crie as legendas e escolha as Hashtags

O próximo passo para elaborar um planejamento semanal de suas postagens no Instagram é saber criar legendas e escolher as hashtags corretas!

Embora essa tarefa possa parecer fácil, muitas pessoas cometem o erro de poluir suas publicações com legendas desconexas e encher de hashtags desnecessárias.

Dito isso, as legendas para as suas publicações devem despertar o interesse do seu público para adquirir determinado produto. Sendo assim, as legendas devem estimular o seu cliente a comprar.

Enquanto isso, as hashtags devem ser escolhidas para fazer sentido com o produto à venda, ou seja, precisa condizer com o que você está vendendo, e não algo banal. Escolha as hashtags a dedo!

Use o Estúdio de Criação para fazer o agendamento

O último passo para planejar suas postagens no Instagram é usar o Estúdio de Criação, fazer o agendamento de postagens e gerenciar o seu negócio.

Para começar, o Estúdio de Criação é uma ferramenta gratuita que irá te ajudar a encontrar tudo o que precisa para fazer suas publicações no Instagram.

Através dessa ferramenta, você terá acesso ao gerenciamento do seu negócio, assim como monetização e desempenho de suas publicações e outros detalhes de métrica do seu trabalho.

Dentro do Estúdio de Criação, você também poderá agendar suas postagens no Instagram, e isso fará com que você ganhe tempo para desempenhar outros trabalhos que precisar.

Portanto, fazer o agendamento de seus posts no Estúdio de Criação é uma abordagem que te fará ganhar tempo, ou seja, não irá precisar publicar manualmente toda vez que precisar.

Sendo assim, para você que produz conteúdo, o Estúdio de Criação é uma ferramenta maravilhosa, pois você pode agendar o horário que quiser para soltar um post.

No entanto, se você costuma usar de outra ferramenta, não há problema. O importante é manter a constância de publicações e atingir os resultados estabelecidos rsrsrs.

Infelizmente chegamos ao fim da nossa jornada de hoje. Mas me conta, conseguiu criar o seu próprio passo a passo para planejar suas postagens no Instagram?

Se ainda ficou com alguma dúvida, continue atenta que aí vem mais uma dica valiosa para você rsrsrs.

Workshop Instagram para Venda de Moda

Quer aprender sobre todas as estratégias que se escondem por trás de cada post stories para vender moda todos os dias? Hoje você irá ficar por dentro desse assunto.

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Saiba que no Workshop Instagram para Venda de Moda você irá encontrar estratégias de como usar o Instagram do seu negócio para vender mais e garantir a sua independência financeira!

No Workshop Instagram para Venda de Moda você terá acesso a mais de 14 horas de conteúdo exclusivo e completo, assim como um acompanhamento especializado, e um certificado de conclusão!

Saiba que com menos de 70 centavos por dia você entenderá como criar vitrines para seu negócio, atrair novos seguidores, saber o que publicar, conhecer meios do seu negócio ser encontrado, e acima de tudo, ter a clareza sobre o seu funil de vendas.

Além de todas essas questões, o Workshop Instagram para Venda de Moda te dará acesso aos seguintes tópicos:

Ter mais clareza sobre o seu público alvo e sobre um funil de vendas alinhado com esse público e com suas postagens

Avaliar e melhorar todos os aspectos da configuração da sua conta de Instagram para que ela trabalhe por você

Atrair seguidores com o perfil do seu público alvo, de forma orgânica (gratuita) e de forma paga

Criar conteúdos de forma que esses eles te ajudem a vender e a levar os seus seguidores através do funil de vendas até o momento da compra

Aumentar seu engajamento através das legendas

Escolher suas hashtags para que elas sejam um imã de novos seguidores

Entender as estratégias de divulgação de preço e escolher a que melhor se enquadra no seu modelo de negócio

Transformar seu Instagram em uma vitrine online atrativa

Usar as funções dos stories de forma estratégica

Agendar suas postagens e conseguir focar seu tempo no atendimento a clientes

Fazer transmissões ao vivo sozinha ou em dupla usando roteiros prontos que 

irão te ajudar a ter mais segurança e desenvoltura

Fazer anúncios para feed (posts) e para stories do Instagram usando o botão promover e o Gerenciador de Anúncios.

Sugestões de aplicativos e sites para criação de imagens

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