Todo e qualquer negócio só se mantém vivo e ativo através de um planejamento bem detalhado. E quando o assunto é vender através das redes sociais, isso também vale.

Por exemplo, você costuma acordar de manhã cedo? Se sim, qual a primeira coisa que você sempre faz? Mexer no celular ou ir escovar os dentes?  Qualquer uma dessas opções já é uma espécie de planejamento que seu cérebro criou para “O que eu farei quando acordar?”.

Logo, o mesmo servirá para gerenciar o seu negócio, em todas as áreas: financeira, estratégica, comercial e por aí vai…

E hoje, falando em planejamento, eu preparei algumas dicas do passo a passo para ajudar você a criar um passo a passo para planejar postagens semanais, que vai facilitar e agilizar a sua produção de conteúdo.

Passo a passo para planejar suas postagens semanais

1 – Verifique seu estoque

O primeiro ponto para se criar um passo a passo para planejar suas postagens semanais, é entender que o seu estoque é o seu melhor amigo.

Como eu sempre volto a dizer pra vocês, você tem que construir uma relação de melhores amigos com o seu estoque, pois suas decisões (o que comprar, o que postar, qual campanha fazer), vai ser baseado no seu estoque sempre.

Por isso, muitas vezes você terá que conversar com o seu estoque e perceber qual tipo de produto costuma ser vendido com mais facilidade para se adequar ao seu planejamento.

Enquanto outros produtos levam mais tempo para vender, você terá que criar um método para ele se adequar no seu planejamento, já que isso irá te tomar algum tempo do seu trabalho.

Mas com paciência e prestando atenção no que seu estoque tem a te dizer, você rapidamente conseguirá fazer tudo certinho.

Sendo assim, mantenha sempre seu estoque por perto e verifique o que há nele constantemente.

2 – Definir quantos posts serão feitos na semana

Dando continuidade ao nosso passo a passo para planejar postagens semanais, é de grande importância você definir quantos posts serão feitos na semana.

Por exemplo, quantos posts você costuma fazer hoje? Um por dia ou a cada dois dias? Isso deve ser bem definido em seu negócio.

Na minha visão, o mínimo que considero aceitável é ter 7 posts na semana. Porém, o ideal mesmo seria que você conseguisse fazer 21 posts por semana (sendo 3 por dia, um em cada turno). Deixando seu negócio bem ativo para o seu público.

Além disso, é sempre bom você definir previamente o que cada dia irá abordar em seu negócio. Por exemplo, no domingo, além de você já fazer seus posts, ter o dia para planejar o que cada dia da semana irá abordar no seu negócio.

3 – Distribuia os posts

Após definir o que será postado, está na hora de você pensar em como distribuir os seus posts. Esse é um passo importante no planejamento!

Minha sugestão é que essa distribuição siga a seguinte forma:

10% topo de funil

Aqui você irá abordar temas mais amplos e compartilháveis que sejam do interesse de sua audiência. Esse é o tipo de conteúdo que você vai utilizar para atrair mais pessoas para o seu perfil e despertar o interesse do futuro cliente.

40% meio de funil

Aqui é onde você deve se atentar para tirar as dúvidas do seu público. Além disso, tirar um tempo para ensinar algumas maneiras de usar o seu produto e mostrar a utilidade deles.

50% fundo de funil

Aqui é onde as vendas devem acontecer. Ou seja, o foco será ter um CTA (saiba aqui o que é CTA) para vendas.

Eu sugiro que a metade dos seus posts devem se voltar para o setor de vendas para conseguir manter o seu negócio sustentável.

4 – Mão na massa

O quarto ponto para criar um passo a passo para planejar suas postagens semanais é fazer acontecer. Ou seja, colocar a mão na massa.

Aqui deve entrar a parte do trabalho que está “por trás dos bastidores”, como: tirar novas fotos, gravar vídeos, fazer provador, criar artes (imagens) atrativas e etc.

Essa parte deve entrar todo o seu trabalho que faz o seu negócio funcionar. Aqui é onde a mágica deve prevalecer e a sua criatividade entrar em forma.

Ter variedades de fotos para um determinado produto manterá seu negócio sempre revigorado, assim como gravar vídeos novos sobre ele.

5 – Escrever legendas e escolher hashtags

Escrever legendas e escolher hashtags pode parecer fácil. Porém, você deve utilizar essas ferramentas com estratégia e cuidado.

As legendas devem despertar o interesse do seu público para comprar. Elas devem estimular o seu público a desejar o que você tem em mãos.

Já as hashtags devem ser escolhidas a dedo. Elas devem fazer sentido ao produto que você está vendendo, caso contrário cairá na banalidade de muitos criadores de conteúdos do Instagram.

Sendo assim, evite utilizar muitas hashtags, elas podem acabar poluindo a sua publicação e dificultando o alcance do seu produto. Também evite as genéricas. Seja estratégica na sua escolha!

Veja aqui como escolher as melhores hashtags para usar no seu negócio

6 – Agendar no Estúdio de Criação

Por fim, agendar suas postagens também deve estar no seu planejamento. É a penúltima fase (sendo a última acompanhar os resultados e interagir com a sua audiência).

Nesta etapa, você pode utilizar o Estúdio de Criação, uma ferramenta maravilhosa e gratuita para o seu negócio, onde você irá encontrar tudo o que precisa para publicar seus posts.

Dentro do Estúdio de Criação, você terá acesso ao gerenciamento do seu negócio, como a monetização da sua loja, desempenho de seus postse demais métricas.

Além disso, no Estúdio de Criação você pode agendar seus posts no Instagram. E, com isso, você vai ganhar tempo para conseguir focar em outros trabalhos que você precisa desempenhar.

Agendar seus posts no Estúdio de Criação irá lhe garantir que você evite ficar fazendo publicações manuais a toda santa hora. Para você como produtora de conteúdo, você pode agendar o horário exato em que você deseja publicar um post.

Particularmente, agendar seus posts através do Estúdio de Criação é uma maravilha sem igual rsrsrs. Mas, caso você tenha outra ferramenta que desempenhe essa função, ótimo também! O importante é conseguir deixar tudo previamente agendado (acredite, isso vai te economizar muito tempo e fazer com que as cosias fluam melhor).

E aí, conseguiu criar o seu próprio passo a passo para planejar postagens semanais? Caso tenha conseguido, fico feliz com a sua jornada. Mas caso ainda esteja com dificuldades, fique aqui que ainda tem mais!

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