Fazer parceria com influencers é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua loja, assim como seus seguidores e suas vendas.

No entanto, é preciso alinhar as expectativas, ter o pé no chão e saber que o resultado também depende de você.

Muitos lojistas, inclusive, colocam expectativa muito alta na contratação de influenciadora, como se fizesse milagre, mas não é assim que “a banda toca”.

Contratar uma influenciadora não é igual jogar na mega-sena. E a verdade é que muitos fazem parcerias sem avaliar nenhum dos critérios chave para que tenha sucesso.

Você se identificou? Já fez parceria com influenciadora mas não teve bons resultados?

Então veja aqui neste conteúdo alguns pontos que você precisa levar em consideração para ter sucesso com essa estratégia.

Primeiro de tudo: influenciadora não é vendedora

O primeiro passo, como você viu, é alinhar as expectativas.

Então, lá vai: o papel de vender não é da influenciadora que você vai contratar, mas sim seu, como lojista (ou da sua equipe de atendimento, caso você conte com esse suporte).

Saber a posição de cada um e a importância de cada etapa para que a estratégia dê resultado e as vendas aconteçam, é fundamental.

Nesse processo, o papel da influenciadora será, basicamente, gerar tráfego e potenciais clientes para o seu Instagram e para a sua loja.

Estamos falando de aumentar sua visibilidade, seu alcance e também te dar mais credibilidade no online.

Todavia, você também precisa fazer a sua parte e isso envolve vários pontos, como:

  • Ter um feed atrativo para divulguar seus produtos;
  • Posts com a blogueira/influenciadora, para gerar identificação com os clientes que estão chegando;
  • Conteúdo interessante e atrativo;
  • Um atendimento diferenciado; e por aí vai.

Caso contrário, não importa quantos potenciais clientes a influenciadora faça chegar até os eu negócio: não vai funcionar.

Assim como a influenciadora, seu papel é MUITO IMPORTANTE para o sucesso dessa parceria!

Agora que você já sabe disso, vamos ver alguns pontos que é preciso levar em consideração na hora de fechar uma parceria com influencers.

4 pontos que você precisa levar em consideração antes de fechar parceria com influenciadoras e blogueiras

Público-alvo

O primeiro passo, antes de tudo, é analisar o público com o qual a influenciadora fala.

Não adianta nada ela ter milhares de seguidores, se não for o seu público-alvo. Até pode gerar uma venda ou outra, mas não vai ter um resultado tão significativo para o seu negócio.

Para saber fechar parceria com influencers, é preciso entender se este(a) profissional realmente está conectado com o seu público, se tem engajamento e se é realmente relevante para seus potenciais clientes. Se não for, esqueça!

Influenciadora local

Se você quer fazer uma ação para aumentar suas vendas em uma região específica, muito comum para quem tem loja física, contratar uma influenciadora local é uma ótima escolha.

Contudo, é preciso tomar cuidado do contrário: acabar contratando uma influenciadora local em uma área onde o frete é caro e não é tão lucrativo para você atuar pode “dar ruim”.

Como sempre, é necessário pensar, planejar e avaliar bem na hora de tomar a sua decisão!

Conheça os diferentes tipos de influenciadores

Com o crescimento do digital, os influencers foram divididos em tipos específicos e você precisa estudar para ver qual se encaixa mais com o que você busca.

Segue alguns exemplos:

Influencer celebridade: que são pessoas mais famosas e influentes.

Influencer autoridade: aqueles com autoridade em determinado segmento, como especialistas.

Influencer jornalista: que através de fontes e conhecimento, conta histórias sobre o seu produto e aumenta seu engajamento.

Micro influenciador: tem poucos seguidores mas um poder grande de influência sobre determinado grupo de pessoas. É muito comum encontrar micro influenciadores em cidades de tamanho médio ou pequeno.

Entre muitos outros tipos! Basta você estudar e saber qual o que mais se encaixa com o seu negócio e seus objetivos.

Linguagem, posicionamento e resultados

Também avalie a forma como a influenciadora que você busca contratar se comunica, quais os tipos de conteúdo que gera, se tem bons resultados (peça um portfólio, é importante até mesmo para alinhar as expectativas!), qual o seu posicionamento nas redes, etc.

Tudo isso é importante pois influencia diretamente no resultado e também em como sua loja será vista.

Posicionamento político, envolvimento em escândalos e outros pontos negativos que podem afetar a sua marca, deve-se evitar.

Por isso é tão importante avaliar bem, antes de tomar a sua decisão. Como costumo dizer: planejamento é tudo!

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