Abrir o próprio negócio não é uma tarefa fácil e com certeza não é para qualquer um. E uma das primeiras dificuldades acontecem no momento de definir os meios de pagamentos.
Isso porque atualmente há muitas formas de aceitar pagamento online, o que acaba tornando difícil a escolha. Por este motivo, conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma será fundamental para escolher a que melhor se encaixa no seu negócio.
E eu vou te ajudar! Confira neste conteúdo tudo que você precisa saber sobre meios de pagamentos para lojas online.
Porque devo me preocupar com os meios de pagamento para minha loja virtual?
As formas de pagamento para lojas online (principalmente online) podem ser um fator determinante na hora de seu potencial cliente tomar a decisão de comprar de você ou não (ou ainda, optar pelo seu concorrente caso ele esteja mais preparado).
Sendo assim, quanto mais opções forem oferecidas maior serão as chances de que seu cliente acabe comprando de você.
No entanto, não basta optar por todas as maneiras disponíveis (que são muitas), mas sim avaliar seu público, o tipo e valor do produto que você vende e analisar as vantagens e desvantagens de cada meio.
Desta forma você conseguirá tomar a melhor decisão para o seu negócio e garantirá que seus clientes ficarão satisfeitos e comprem de você. E, claro, garantirá melhores resultados e lucros para o seu negócio.
As formas de pagamento mais confiáveis para quem vende online
Como já dito, as formas de pagamento para lojas online são muitas, então irei falar sobre as mais utilizadas no e-commerce e as que eu considero mais vantajosas.
Cartão de crédito
Uma das formas de pagamento mais utilizadas e preferida dos usuários ainda é, sem dúvidas, o cartão de crédito.
A razão disso é a praticidade, que acaba facilitando o processo de compra e otimizando a experiência do usuário. E como a compra geralmente é aprovada na hora, a probabilidade do cliente desistir do produto são menores quando comparada à um boleto não pago, por exemplo.
Geralmente, clientes que optam por pagar com cartão de crédito tem a pretensão de parcelar suas compras. Então oferecer esta oportunidade (e boas condições, como por exemplo parcelar sem juros) será importante o seu negócio, o que também pode te fazer se destacar do seu concorrente.
Boleto Bancário
O segundo queridinho quando o assunto é meios de pagamentos para lojas online é o boleto bancário. Esta opção é ótima para eliminar objeções como o medo de fornecer dados pessoais e bancários na internet, já que tudo que seu cliente precisará fazer será pagá-lo.
Por outro lado, o medo de muitos negócios quando o assunto é boleto são as baixas taxas de pagamento (muitas pessoas geram boletos e não os pagam). Mas há algumas formas de lidar com isso, como ter um sistema que lembre a data de vencimento ou uma equipe que fique responsável pela recuperação de boletos não pagos.
O lado ruim é que há a taxa adicional do boleto. Mas, por conta de não ser parcelado, muitos lojistas optam por dar desconto para seus usuários como forma de atrai-los para este meio de pagamento.
Outro ponto negativo é que o pagamento demora um pouco mais para ser aprovado, podendo levar até cinco dias úteis (embora geralmente não demore tanto assim).
Transferência eletrônica
Ainda não é tão utilizada, mas a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) vem ganhando espaço entre os meios de pagamentos para lojas virtuais, além de ser muito prática tanto para o cliente quanto para o lojista.
Depósito bancário
Esta é uma ótima opção! Ela é semelhante ao boleto bancário, mas com o benefício da compra ser aprovada mais rapidamente, demorando em média 1 dia útil.
No entanto, os diversos golpes que são dados via depósito bancário podem acabar criando objeções e fazendo com que este meio seja visto de maneira negativa por muitos usuários.
Uma forma de atrair seus potenciais clientes para optarem por esta forma de pagamento é oferecer descontos exclusivos via depósito bancário, mas oferecer sempre outras formas de pagamento para que o cliente veja que não se trata de um golpe e sim apenas mais uma opção de pagamento.
PayPal
Um dos métodos mais utilizados pelos negócios online quando o assunto é pagamento, praticidade e segurança, é o PayPal. Por passar credibilidade e confiança, a plataforma vem ganhando mais adeptos e conquistando lojistas e clientes.
Utilizando o PayPal você poderá oferecer ao seu cliente mais opções, como efetuar o pagamento por boleto bancário, cartão de débito ou crédito. E o melhor de tudo é que o PayPal protege os dois lados: tanto o do cliente, quanto o seu. E por isso pode ser uma ótima opção para o seu negócio!
Como escolher a melhor opção de pagamento para minha loja online
Todos as formas de pagamento para lojas online disponíveis atualmente contam com suas vantagens, benefícios e também desvantagens. E na hora de escolher a melhor opção será importante analisar os prós e contras, sempre tendo em mente o seu modelo de negócio e tipo de produto ou serviço vendido.
Sendo assim, não há como ter uma resposta exata sobre qual seria a melhor forma de pagamento para seu negócio online, pois cada um tem sua especificidade, seu nicho, seus objetivos e seus tipos de produtos.
Além disso, escolher apenas um único meio também pode ser perigoso e fazer com que seu negócio perca muitas vendas e gere pouca credibilidade. E credibilidade é fundamental, principalmente para quem vende online.
Para te ajudar separei algumas dicas do que você deve levar em conta para escolher as melhores formas de pagamento para seu negócio online.
Análise de mercado e concorrentes
Comece analisando o seu mercado (com base no seu nicho) e seus concorrentes e o que eles estão fazendo e oferecendo. Com base nisso, você já poderá começar a analisar quais são as formas que podem ser mais vantajosa para seu negócio, garantindo que poderá competir com seus concorrentes e até mesmo oferecer mais opções.
Público-alvo
Quais as formas de pagamento que seu público-alvo mais utiliza para comprar online? Ele geralmente compra à vista ou parcelado? Qual a média do valor que eles gastam? Como são seus hábitos de compra online?
Conhecer o seu público-alvo e saber como ele se comporta será fundamental para que você consiga tomar a decisão certa e mais lucrativa para o seu negócio.
Taxas e Prazos
Analise as taxas cobradas por cada modalidade, pois isso impactará diretamente nos resultados das suas vendas e, consequentemente, do seu negócio. Também se atente aos prazos de recebimento de dinheiro e demais funcionalidades ofertadas.
Facilidade e Experiência de usuário
Sempre será preciso pensar em facilitar para o seu cliente, principalmente quando o assunto for ‘hora da compra’. Afinal, está é uma hora decisiva! Então aposte em algo intuitivo e rápido.
Se preocupar com a experiência do seu usuário também será fundamental em todas as etapas do seu negócio. Isso poderá definir se ele irá comprar, voltar a comprar e até mesmo indicar sua loja.
Segurança
Comprar online ainda é motivo de dúvida. Muitas pessoas ainda sentem medo em colocar suas informações pessoais para fazerem compras pela internet. Sendo assim, um serviço que ofereça segurança tanto para o seu cliente quanto para você será fundamental.
Afinal, quando seu cliente se sente seguro para comprar de você, ele compra. Agora, se ele não sentir essa segurança, a probabilidade é de que ele acaba criando uma objeção e não realizando a compra. E isso significa venda perdida. E você não quer isso, certo?
Avalie o suporte prestado
Você está em dúvida sobre quais formas de pagamento oferecer e não consegue decidir? Avalie o suporte de cada plataforma, isso também será muito importante. Afinal, problemas podem ocorrer, dúvidas podem surgir e ter um suporte que te ajude nestes momentos será importante, principalmente se tratando de vendas.
Avalia as vantagens e desvantagens
Como já falei, é sempre necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento. Até porque você não quer ninguém desistindo da compra por não ter a forma de pagamento certa, não é mesmo?
E as formas de pagamento que você disponibilizar pode ser um fator decisivo na hora de seu cliente optar por comprar ou não de você.
Porque oferecer várias formas de pagamento na sua loja online?
Disponibilizar várias opções de pagamento na sua loja virtual é uma forma de fazer seu cliente se sentir seguro e confortável para finalizar a compra da maneira que preferir.
Além disso, oferecer apenas uma forma de pagamento pode ser bem ruim para o seu negócio, pois se o seu cliente quiser comprar por boleto e você não disponibilizar esta opção, este pode ser um motivo para que ele não compre de você (e inclusive compre do seu concorrente).
E como já falamos, uma única forma de pagamento também pode gerar dúvida e medo quanto a sua loja, pois pode acabar não gerando a credibilidade que você precisa para vender online.
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre este assunto, me diga: quais as formas de pagamento que utiliza na sua loja virtual? Vou adorar saber! Ah, e se gostou das dicas não esqueça de compartilhar o conteúdo.