As geotags do Instagram podem ser funções interessantes e benéficas para seu negócio online, ajudando a divulgar a sua loja, facilitando a conexão com o público próximo de você e atraindo ainda mais pessoas para o perfil da sua loja.

Embora ainda  pouco exploradas e até mesmo conhecidas, elas podem começar a fazer parte das suas estratégias. Entenda melhor como funcionam:

Geotags: o que são e quais os benefícios de utilizá-las

As geotags são, resumidamente, formas de incluir a localização geográfica do seu negócio nas redes sociais, possibilitando o compartilhamento, em tempo real, da sua localização, através do Facebook, Instagram, WhatsApp e outras.

Elas funcionam através do GPS do celular, coletando dados de onde sua loja está localizada, facilitando para que outras pessoas próximas de você cheguem até o perfil da sua empresa.

E, por isso, possuem benefícios como aumentar o envolvimento e o engajamento do seu negócio com seguidores e potenciais clientes, facilitar a busca dos usuários que procuram pelo que você vende em determinada região ou cidade, entre outras coisas.

Os benefícios das geotags são ainda maiores quando falamos de lojas físicas que estão conectadas nas redes sociais.

Como usar as geotags no Instagram

Como falei anteriormente, as geotags podem ser utilizadas em diferentes redes sociais. Mas hoje o foco será Instagram. E há várias maneiras de utilizá-la nesta plataforma: nos stories, no feed, na sua bio e nas hashtags. E é super fácil, confira:

No Feed do Instagram

Você provavelmente já viu muitas pessoas e negócios colocando fotos de produtos e serviços, marcando uma localização específica (e essa localização pode ser da loja ou de pontos de vendas, onde a peça pode ser encontrada). Esse é um exemplo de geotag no Instagram, mais especificamente no feed.

Para utilizá-la desta forma, é muito fácil: basta publicar uma foto normalmente, colocar o filtro desejado, inserir uma legenda atrativa e depois, antes de postar, selecionar a opção “Adicionar Localização”.

Depois é só buscar pelo local que você deseja marcar e inserir na sua publicação.

Nos Stories

É claro que as geotags também podem ser utilizadas nos stories, que é uma das principais ferramentas dentro do Instagram, que deve ser utilizada no seu negócio.

Para utilizá-la nos stories também é muito fácil: faça seu stories normalmente, depois arraste para cima ou clique no sticker de carinha feliz (aquele onde você adiciona os Gif’s, enquetes e outros) e clique em ‘Localização’. Feito isso, é só procurar pelo nome da sua loja e fazer a marcação.

Uma dica é pedir para que suas clientes marquem a sua loja através do @username e também insiram a geolocalização!

Na bio

Outra forma de utilizar a localização do seu negócio é na bio do Instagram. Para fazer isso, vá em editar perfil, depois em “Informações comerciais” e “opções de contato”. Daí basta salvar seu endereço e salvar.

Assim os usuários poderão ver a sua localização no mapa e será mais fácil de descobrir e encontrar o seu negócio.

Nas hashtags

Por fim, você também pode apostar em hashtags de localização que ajudem a encontrar o seu negócio, com base na localidade em que você atende ou onde sua loja está localizada.

Essa opção funciona muito bem para quem tem negócios físicos e deseja atrair clientes de determinada região. Por exemplo, se o nome da sua loja é Roupas Femininas, comece a utilizar hashtags como #RoupasFemininas #RoupasFemininasSuaCidade #RoupasFemininasSeuBairro e por aí vai.

Atenção: lembre-se que será necessário criar sua geotag antes, para que ela possa ser utilizada no Instagram, conforme as opções que vimos acima.

Geotags a favor do seu negócio!

Para recapitular e finalizar o conteúdo de hoje, comece primeiro criando as geotags do seu negócio, para depois começar a utilizar no seu Instagram e demais redes sociais.

Também fique de olho em pessoas que estejam utilizando as geotags do seu negócio, para começar a interagir com elas, o que pode aumentar suas vendas. Isso fará com que seus seguidores se sintam ainda mais próximos da sua loja.

Você também pode utilizar as geotags para encontrar influenciadores de determinadas regiões onde você deseja atrair mais clientes, para criar ações de marketing impactantes para seu negócio.

Para finalizar, incentive seus clientes a postar fotos marcando o perfil da sua loja e utilizando a localização. Para isso lance sorteios, ofereça descontos ou brindes especiais. Tenho certeza que, usando a criatividade, você encontrará ótimas formas de fazer isso.

Conclusão

O Instagram é uma grande oportunidade e possibilidade para criar relações com pessoas de todos os lugares do mundo, descobrindo e apostando em novidades. Então, se você tem uma loja online no Instagram, possui um negócio local ou quer fazer ações específicas para atrair clientes de uma região específica, a função de geotag pode ser muito útil.

Depois de criar a sua geolocalização, lembre-se de desenvolver ações para que os seus seguidores marquem sua loja nas postagens ou no Instagram Stories.

Gostou desse conteúdo? Já utilizava as geotags no Instagram? Notou alguma diferença em seu negócio? Escreva para mim nos comentários, vou adorar saber.

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