Não é novidade que os influenciadores digitais são ótimas ferramentas de propaganda e engajamento. No entanto, na  busca por mais autenticidade a nova aposta das marcas são as nano influenciadoras.

O grande número de seguidores  – milhares ou até milhões – costumava ser objeto de desejo das equipes de marketing.

Mas com o aumento das exigências dos consumidores, no que diz respeito a  honestidade sobre os produtos, essa tendência está se transformando.

Os posts baseados apenas em identificação da marca e hashtags se tornaram muito superficiais e “comuns”, se fazendo necessária a criação de um vínculo verdadeiro entre o criador do conteúdo e a marca. 

Por isso, os nano influenciadores, ou seja, aqueles com um número menor de seguidores,estão conquistando a atenção de diversas empresas.

Quer saber mais sobre os nano influenciadores e como eles podem te ajudar na divulgação e no engajamento da sua marca nas redes? Então dá uma olhada no conteúdo de hoje.

Quem são os nano influenciadores?

Nano influenciadores são usuários regulares das redes sociais que contam com, no mínimo, mil seguidores – seja no youtube, instagram ou facebook.

Geralmente, essas pessoas são criadoras de conteúdo com poder de influência, que falam para uma audiência segmentada e buscam, de verdade, “ajudar” seus seguidores.

Por falar para uma audiência menor, os nano influenciadores geralmente tem uma relação muito mais íntima e “humana” com seu público-alvo.

E, ao fechar parcerias com esses influencers, de maneira estratégica, isso pode resultar em maior alcance para a sua marca, mais poder para o seu negócio e, consequentemente, mais vendas.

Por que você deve trabalhar com nano influenciadores?

Agora que você já sabe quem são os nano influenciadores e o poder que eles exercem no meio digital, que tal conhecer as vantagens de adotá-los como parceiros da sua marca?

Confira alguns motivos para deixar de lado os números e assumir uma estratégia de engajamento focada na originalidade, contando com a ajuda destes produtores de conteúdo.

Os nano influenciadores tem uma ligação mais intensa com o público

Sua postura diante dos seguidores é mais descontraída e familiar,  fator que possibilita uma maior interação e identificação.

Por ter uma audiência menor, eles também estão mais propensos a responder seus directs messages e comentários.

Dessa forma, não apenas fazem propaganda do seu produto mas demonstram que não só eles como também a sua marca se importam com os questionamentos e desejos dos clientes.

Essa conexão entre nano influenciador e público resulta em um maior envolvimento, o que favorece a captação de clientes e as vendas.

Taxa de engajamento maior

De acordo com uma pesquisa divulgada pela State of Influencer Marketing 2019 da Hype Auditor, a taxa de engajamento dos nano influenciadores é duas vezes maior que a de outros grupos de influenciadores.

Isso representa um enorme impacto no alcance e na visibilidade das suas postagens. E, quando isso acontece, mais pessoas ficarão sabendo da sua loja e produtos.

Ou seja uma parceria estratégica e lucrativa para o seu negócio online de moda!

 As pessoas confiam mais em pequenos influenciadores

Um nano influenciador chega a ser considerado quase que um amigo para maioria dos seus seguidores.

Isso tende a acontecer porque seu posicionamento geralmente está voltado para dar dicas e falar sobre suas reais experiências, e não vender produtos. Ou seja, se distanciam um pouco dessa visão apenas comercial, #publiposts e etc!

Esse fator eleva a credibilidade desses criadores de conteúdo. Até porque essas pessoas geralmente são mais cuidadosas e fiéis ao escolher produtos para divulgar – ou seja, o fazem apenas quando realmente gostam e se identificam.

E é justamente essa relação de confiança estabelecida com o público que irá reforçar a audiência em favor do seu produto.

Nano influenciadores são mais relevantes para sua marca

O trabalho dos nano influenciadores é voltado para conteúdos mais específicos.

Por isso criar um parceria com eles irá permitir que  a sua marca alcance o público certo, que realmente se interesse por aquilo que você vende.

Isso também facilita na hora de criar anúncios mais exclusivos e relevantes para o segmento e para o nicho em que você atua.

Por este motivo é tão importante encontrar os criadores de conteúdo certo, que tenham conteúdos originais, um bom engajamento e, claro, realmente possuam influência sob seu público.

Eles podem oferecer uma vantagem competitiva

Ainda que sejam uma grande aposta, os nano influenciadores continuam sendo subestimados por algumas marcas.

Isso quer dizer que será mais difícil encontrar anúncios dos seus concorrentes em páginas com um número menor de seguidores.

O que pode, sim, ser considerado uma grande vantagem. 

Essa será a chance de você desenvolver um exército perfeito de embaixadores para sua marca.

Não é a toa que os nano influenciadores estão crescendo mais rapidamente do que outros grupos de criadores. Pois cada vez mais os negócios tendem a abrir os olhos para essa incrível oportunidade de mercado!

Além disso, em pouco tempo essas pessoas podem se tornar seus micro-influenciadores leais, e alguns deles serão macro-influenciadores dentro de alguns anos.

Mas não se esqueça… Eles estão só iniciando no mundo da criação de conteúdo e da publicidade. Sendo assim, busque fornecer todo apoio e orientação  de que eles necessitam para poder representar a sua marca.

Nano influenciadores são mais econômicos

Os nano influenciadores, geralmente, preferem receber pagamentos em produtos e não em dinheiro. Outro ponto positivo para o seu negócio, pois o seu produto acaba ganhando cada vez mais visibilidade.

Isso também faz com que o seu investimento seja muito menor, se comparado a fechar parcerias com influenciadores mais famosos, com uma audiência maior.

Outra vantagem é que você pode usar o conteúdo gerado pelos nano influenciadores na página ou site da sua marca.

Para quem está começando um negócio ou não tem muito dinheiro para investir em publicidade essa será a parceria dos sonhos!

Como encontrar nano influenciadores no instagram

Os nano influenciadores tem a maior parte do seu trabalho, conteúdo e seguidores  concentrados no Instagram.

E, para encontrar aqueles perfis que mais se alinham ao da posicionamento da sua marca, é possível utilizar ferramentas da própria plataforma, de maneira muito simples.

A lupa de pesquisa

A lupa de pesquisa (explorar) permite, em um único clique, encontrar milhares de posts de diversos perfis de nano influenciadores, que estejam de acordo com seu interesse.

As publicações são divididas e relacionadas em tópicos que vão desde cinema até esportes.

Com esse recurso você também poderá segmentar as suas pesquisas em contas, hashtags ou locais.

Dessa form, o Instagram irá selecionar perfis ou publicações que contenham as informações pesquisadas, facilitando a sua busca pela parceria ideal.

Você pode começar pesquisando por tags que você mesmo utiliza nas suas publicações ou que tenham relação com seus produtos.

Os Stories 

Os nano influenciadores estão sempre em busca de uma nova oportunidade de parceria, por esse motivo costumam acompanhar as marcas pelas quais tem interesse.

Logo, uma ótima maneira de trazê-los até você são por meio dos stories.

Você pode utilizar a caixa de perguntas ou bate papo para reconhecer seguidores ativos e que tenham contas com potencial para parceria – assim como pedir indicações!

As enquetes também vão te auxiliar a encontrar pessoas que conheçam o seu produto e interagem bem com a sua marca.

Uma dica é pedir a ajuda de seus seguidores, fazendo perguntas como “Quem são os nano influenciadores que você mais gosta de acompanhar?”.

Curtidas e comentários

As curtidas e comentários são formas práticas de medir a interação com o seu público – e devem ser levadas em consideração na hora de fechar parcerias.

Por isso, fique atento aos perfis que interagem bastante com a sua marca, pois os nano influenciadores podem estar mais próximos de você do que imagina.

Por exemplo, aquele seguidor que vive curtindo o seu conteúdo ou que costuma comentar positivamente sobre o seu produto tem grande possibilidade de ser a parceria perfeita.

Clientes que já compraram de você e/ou testaram seus produtos – ou ainda, tem vontade de fazê-lo – também podem ser ótimas opções de parcerias!

O segredo é pesquisar e avaliar, para encontrar os perfis certos.

Uma estratégia poderosa e econômica

Os nano influenciadores crescerão com a sua marca e também farão o seu negócio crescer. Ou seja, uma parceria muito lucrativa e interessante para ambas as partes.

Sendo assim, se você quer aumentar o seu alcance, a visibilidade da sua loja, engajamento e, claro, as vendas do seu negócio online de moda, começar a pensar em fechar parcerias estratégias com nano influenciadores é uma ótima opção.

Agora me conta, quais são suas maiores dúvidas na hora de fechar essas percarias?

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