Se você tem seu próprio negócio online, é bem importante estar atento à todas suas métricas e resultados. Desta forma, você conseguirá criar estratégias mais assertivas e avaliar e identificar quais estão e quais não estão funcionando, para assim ir otimizando, até chegar onde deseja.
E uma meta muito importante para quem tem um negócio próprio é o chamado Ticket Médio, mas muita gente ainda não sabe do que se trata e como calcular.
Se você é uma destas pessoas que não faz ideia do que seja Ticket Médio, calma, não precisa se apavorar. Basta ficar atento à este conteúdo, porque eu vou te explicar da maneira mais simples possível como calcular e porque ele é importante para o seu negócio.
O que é Ticket Médio
Basicamente, Ticket Médio é o valor médio que cada cliente compra de você. Através dele é possível saber a quantia aproximada que seus clientes estão comprando da sua loja, quais os produtos que mais estão dando resultados e quais os que menos estão dando resultados.
Muitos negócios ainda não usam está estratégia, mas você não precisa cometer este mesmo erro. Digo isso porque, através do Ticket Médio você conseguirá acertar em cheio em suas ações e estratégias, aumentando seus lucros e gerando muito mais vendas no seu negócio.
No entanto, não basta apenas aprender a fazer o cálculo e não usar os resultados para melhorar suas estratégias e alavancar seus resultados. É por isso que, além de ensinar a calcular o valor do Ticket Médio do seu negócio, também vou te mostrar como utilizá-lo para melhorar suas vendas.
Como calcular o ticket médio do seu negócio
Saber calcular o Ticket Médio não deve servir apenas para saber o quanto seu cliente compra de você. É importante utilizar está métrica de maneira estratégica! Digo isso pois, sabendo utilizar essa informação da melhor forma, você poderá impactar diretamente no crescimento e sucesso do seu negócio. E por isso quero dizer: aumentar suas vendas!
Mas antes de falar como você pode fazer isso, vou tentar te mostrar, de maneira simples, como calcular o Ticket Médio do seu negócio.
O cálculo na verdade é bem simples. Você pode fazer ele de duas maneiras: dividindo seu faturamento bruto pelo número de vendas ou dividindo a quantia total de vendas mensal pelo número de clientes que compraram de você.
Como você pode ver, o cálculo não tem nada de muito complicado, mas caso tenha ficado um pouco confuso, vou tentar explicar na prática os dois tipos, assim você avalia qual a maneira que fica mais fácil para você aplicar no seu negócio, certo?
Cálculo 1: faturamento bruto / número de vendas.
Vamos supor que você vendeu R$ 5.000,00 em determinado mês (faturamento bruto). Depois vamos supor que você teve um total de 40 vendas neste período (número de vendas). Você só precisará dividir seu faturamento bruto pelo número de vendas (5.000/40 = 125). Esse resultado é o seu Ticket Médio, no caso, R$ 125,00.
Cálculo 2: quantia total de vendas / número de clientes.
Vamos imaginar que você teve R$ 5.000 em vendas em determinado período e o total de 50 clientes. Seu Ticket Médio será R$ 100,00 (5.000/50 = 100). Esse é o valor médio total que cada cliente gastou em sua loja.
Então, se você quer descobrir qual o Ticket Médio do seu negócio, basta pegar as fórmulas acima e substituir pelos seus números e prontinho!
7 Dicas para aumentar o ticket médio do seu negócio e melhorar suas vendas
Agora que você já sabe calcular seu Ticket Médio, o próximo passo é saber como aumentar essa métrica e alavancar suas vendas. Primeiro é importante saber que isso não é uma tarefa muito fácil, você precisará investir tempo, fazer pesquisas e muita análise. Mas te garanto que vale a pena!
E claro que eu separei algumas dicas para te dar uma ajudinha na hora de melhorar os resultados do seu negócio. Prometo que vou ser rápida para não tornar esse conteúdo muito extenso e cansativo.
Conheça bem seu potencial cliente
Você pode achar meio repetitivo, porque sempre falo sobre isso, mas é realmente importante e fundamental para o seu negócio que você conheça bem o seu cliente, em todos os aspectos. Saber o que ele gosta, o que ele busca e como se comporta, enfim, entender seu consumidor por completo, te ajudará a ter estratégias mais assertivas, que contribuirão para aumentar seu Ticket Médio, ou seja, te ajudarão a vender mais.
A partir do momento que você conhece bem o seu consumidor final, saberá exatamente do que ele precisa, o que ele deseja e como fazer a melhor oferta. Isso fará toda diferença.
Faça ofertas inteligentes
Fazer uma oferta irrecusável é algo que muitos negócios ainda não descobriram como fazer, mas a verdade é que não conseguem fazer isso pois não investem tempo o suficiente para conhecer bem o seu público-alvo e por isso algumas vezes as ofertas não são tão assertivas como poderiam ser.
Mas após conhecer bem o seu consumidor final você conseguirá fazer promoções mais inteligentes, que irão acertar em cheio seu público. Alguns exemplos: compre um e ganhe outro; leve 3, pague 2, entre outros. Faça seu cliente enxergar a oportunidade única e desperte o desejo de compra.
Tenha estratégias para oferecer Frete Grátis
Apenas oferecer frete grátis pode não ser a melhor das estratégias. Por isso é importante que você invista nisso de maneira inteligente. Um exemplo do que eu estou querendo dizer é o que muitas lojas online já estão fazendo: nas compras acima de R$ 99*, ganhe Frete Grátis. Este é um exemplo que funciona muito bem.
*Claro você é quem irá estipular o melhor valor neste caso, mas funciona.
Fidelizar seus clientes
Além de pensar em como fazer seus clientes gastarem mais em sua loja ou em como alcançar novos clientes, também é importante investir tempo e energia para encontrar formas de fidelizar os clientes que já compraram de você.
Acredite, desta forma você estará elevando o nível do seu negócio de maneira geral e não apenas aumentando seu Ticket Médio. E alguns exemplos de como você pode fazer isso é: descontos exclusivos, brindes, cartão fidelidade, entre outros.
Ofereça desconto na próxima compra
Uma maneira de aumentar suas vendas e também fidelizar seus clientes (o que como falamos acima é bem importante) é oferecer um incentivo para que seu consumidor volte a comprar de você. Uma forma de fazer isso é oferecendo desconto na próxima compra: seu cliente compra de você e na próxima compra ele receberá R$ 50,00 (por exemplo) de volta. Ou seja, se ele gastar, da próxima vez, R$ 200,00, ele pagará apenas R$ 150,00.
Cupons de desconto
Quem não adora um cupom de desconto? E isso faz muito sucesso! Ter diferentes tipos de cupons e saber como divulgá-los é uma maneira atrativa de atrair clientes e conseguir realizar mais vendas.
Faça combos
Se você vende moda online, essa dica é muito bacana e te ajudará a vender mais peças (inclusive movimentar aquele estoque parado, sabe?). Faça diferentes tipos de combos, por exemplo: saia, blusa e blazer por um preço X.
Depois divulgue este combo de maneira atrativa, demonstrando valor para seu cliente e bingo, você terá um sucesso de vendas.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é Ticket Médio e como calculá-lo, o próximo passo é definir uma meta de Ticket Médio para seu negócio, lembrando que essa meta precisa ser clara e alcançável. Depois o seu trabalho é colocar em prática todas as dicas acima e mais diversas outras estratégias que te ajudarão a aumentar seus lucros e alcançar seus objetivos.
Além disso, através do Ticket Médio você conseguirá avaliar seu negócio e produtos como um todo. Conseguirá ter um controle do que está vendendo bem, do que está vendendo mal e saberá como melhorar suas estratégias.
Agora é hora de colocar a mão na massa! Tenho certeza que se você aproveitar bem essas dicas, conseguirá aumentar os lucros do seu negócio.