No mês passado, o Instagram lançou mais uma novidade: O Instagram Checkout. Essa funcionalidade chegou para favorecer e facilitar ainda mais o uso da plataforma para quem vende e para quem compra online, tornando possível as vendas diretamente pela rede social. Quer saber mais sobre essa nova funcionalidade? Então vamos lá!

Instagram Checkout

A compra e venda de produtos dentro do Instagram não é nenhuma novidade na plataforma. Com o lançamento do Instagram Shopping (a famosa sacolinha de compras), em 2018 no Brasil (já estava em funcionamento bem antes disso nos Estados Unidos!), muitos lojistas e usuários passaram a poder vender e adquirir facilmente os produtos que viam dentro da rede social.

Mas a novidade da vez é o Instagram Checkout. Com ele, a diferença é que as lojas online poderão vender diretamente pela plataforma, sem precisar redirecionar o usuário para um site ou uma página externa. Ou seja, tudo é realmente feito para que o usuário consiga comprar os produtos marcados nas postagens de forma muito mais simples, rápida e segura.

E isso facilita não apenas a vida de vendedoras e de quem deseja começar a vender moda ou demais produtos através do Instagram, mas também daqueles que desejam comprar.

Como é o processo de compra no Instagram Checkout

Com todas essas novidades, o Instagram agora pode ser considerado uma loja virtual completa, reforçando que não é preciso ter um site para vender online – é possível fazer isso e ter ótimos resultados apenas sabendo utilizar todo o poder das redes sociais.

E esse processo de compra e venda de produtos dentro do Instagram é algo muito simples, rápido e intuitivo. Qualquer pessoa que já utilize a plataforma e esteja habituada com a compra e venda de produtos online, poderá fazer facilmente.

Para isso, basta fazer as postagens normalmente, ativar a função de compra e inserir todos os dados detalhados do produto, de maneira atrativa, para fazer com que seu cliente queira comprar de você.

Em contrapartida, para o cliente, também será tudo muito fácil, pois não será preciso sair do aplicativo, apenas inserir informações básicas, como nome, e-mail, endereço e dados de pagamento. E, para as próximas aquisições, os dados já ficarão salvos com segurança.

Para efetuar a compra, ele basicamente precisará apenas tocar no preço do item. Assim ele será levado para outra área do Instagram onde poderá fazer a escolha das peças, como cores e tamanhos, ver demais informações sobre os itens, inserir as informações acima, e comprar.

E, para ficar ainda melhor: o Instagram envia notificações sobre o rastreio, possibilitando todo acompanhamento da entrega também diretamente pela plataforma.

Diferença entre Instagram Checkout e Instagram Shopping

Como já dito anteriormente, não é nenhuma novidade a possibilidade de vender no Instagram, já que a funcionalidade Instagram Shopping já permitia que isso fosse feito por milhões de usuários. Mas, o que muda agora é que o Instagram procurou otimizar e facilitar ainda mais esse processo para lojistas e consumidores.

Agora, para não direcionar os usuários para fora da plataforma, o Instagram permite que todo o processo seja feito por ele, desde o encontro do produto, visualização de detalhes, escolha de tamanho e todo o pagamento. Tudo é feito pelo próprio app.

Além disso, como falamos, o acompanhamento do produto também poderá ser feito pela rede. Ou seja, o Instagram Checkout é ainda mais funcional e prático que o já conhecido Instagram Shopping.

Resumo das diferenças:

Instagram Checkout: todo o processo de compra é realizado internamento na plataforma do Instagram, sem ser necessário qualquer tipo de relacionamento externo. Para utilizar os lojistas só precisarão pagar uma pequena porcentagem sobre suas vendas (que ainda não foi divulgada), e aguardar a função ser liberada para todas a contas configuradas pra isso. Atualmente apenas marcas grandes nos Estados Unidos estão sendo usadas para teste.

Instagram Shopping: o cliente consegue fazer todo o processo de descoberta do produto e visualização de preço, mas é direcionado para um link externo para ter acesso a detalhes e conseguir concluir a compra. Ou seja, o processo é feito parcialmente dentro da plataforma e finalizado externamente.

Conclusão

Como é possível notar, o Instagram está com o objetivo de atrair cada vez mais marcas e lojas para a plataforma, buscando tornar a experiência dos lojistas e dos clientes que compram através das redes sociais muito mais fácil e positiva.

Afinal, não é a toa que hoje o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas por empresas, e vem ganhando cada vez mais força através das funcionalidades que está lançando.

Mas, além disso, a plataforma está buscando maneiras de ‘prender’ o usuário por um tempo ainda maior, como é o caso de possibilitar que todo o processo de compra e venda seja realizado sem que ele precise sair do Instagram. E, claro, tudo isso também é uma forma de monetizar a plataforma.

E você, o que achou dessa nova funcionalidade do Instagram? Enquanto ele ainda não chega no Brasil (e não há previsão para a chegada do Instagram Checkout aqui, mas acredito que seja em breve), me conta aí nos comentários o que você está esperando dessa funcionalidade e aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

P.S: clique aqui e conheça o Loja Online Express, o treinamento que irá te mostrar como criar uma loja que venda 24 horas por dia, todos os dias, sem parar! E esteja pronta para aumentar o faturamento do seu negócio.