Qualquer lojista ao começar uma loja de moda online deseja uma coisa: ter sucesso (reconhecimento, clientes interessados e MUITAS VENDAS!).
Eu sei como é, porque também já estive no seu lugar.
Muitos não sabem, mas eu já vendi moda online. Então sei como é a ansiedade de começar e querer ter resultados, a comemoração a cada venda, mas também o desespero quando a conta não fecha e as vendas não acontecem.
A verdade é que empreender é isso mesmo, uma montanha russa. A boa notícia é que, com o direcionamento certo, a sua viagem vai ser muito mais gostosa (e lucrativa, claro!).
Mas qual é o grande segredo para ter sucesso e fazer com que a sua loja de moda online se destaque no mercado? É exatamente isso que eu vou te contar aqui neste conteúdo. Vem comigo…
O Segredo para fazer sua Loja Online de Moda se DESTACAR
Vamos direto ao ponto?
Se você quer se destacar no mar azul das vendas online, fazer sua loja atrair mais clientes (os clientes certos) e, consequentemente, vender mais, aqui está o grande segredo: escolher o seu nicho de mercado.
Só isso Alê? Sim. Mas não é “só isso”. É uma escolha que muitos lojistas abrem mão de fazer.
Afinal, escolher o nicho é motivo de apreensão, dúvida e medo, pois também significa abrir mão de um grande público.
No entanto, escolher um nicho significa escolher a sua fatia de mercado, onde você irá criar relevância, se destacar e até mesmo ser vista como uma autoridade.
Por exemplo, quando falamos em refrigerante, é comum pensar na coca-cola. Tudo isso porque eles focaram em um nicho, criaram sua marca e hoje (há muito tempo, na verdade) são vistos como referência.
A Coca-Cola também tem outros produtos: chás, sucos, águas, etc. Mas ela se destaca no nicho de refrigerante, pois foi onde escolheu fincar a sua bandeira e trabalhar o seu posicionamento.
E quando você escolhe o seu nicho, também está fazendo essa escolha da sua fatia de mercado e saberá exatamente onde focar suas energias: com qual público falar, qual tipo de conteúdo gerar, quais produtos comprar, qual oferta fazer, como precificar e muito mais!
Só que, é claro, essa escolha precisa ser feita de maneira estratégica! Mas, quando feita, tem o poder de virar o jogo para o seu negócio.
“Mas eu quero vender de tudo um pouco…”
Você também pode vender de tudo um pouco e conseguir bons resultados, não vou mentir. É uma possibilidade sim.
No entanto, as probabilidades são menores e o seu esforço precisará ser muito maior.
Além de tudo isso, as margens para erros acabam ficando maiores também (comprar muito e ter estoque parado, não saber quem você deseja atingir e acabar tendo uma comunicação que deixe o seu público perdido, etc).
É por isso que eu indico vender produtos que atendam uma necessidade específica de um público específico porque as chances de se diferenciar no mercado são maiores.
Mas, se você realmente quiser vender de tudo um pouco, eu tenho uma dica: tenha dois perfis no Instagram.
Perfil 1: perfil comercial mais geral, para “vender de tudo um pouco“, como você quer;
Perfil 2: um perfil de Instagram que venda um produto específico, de nicho.
Se você trabalhar melhor uma necessidades específica do seu público, ter uma comunicação mais assertiva com a sua audiência e saber exatamente o que buscam, suas chances de sucesso e reconhecimento serão muito maiores.
Por isso eu sempre falo tanto sobre a importância de escolher um nicho específico para a sua loja de moda!
Se você tem dúvidas ou não deseja escolher apenas um nicho, siga essa dica acima. Agora, se você quer saber como escolher um nicho de mercado lucrativo, de maneira estratégica, confira as dicas que eu separei para você.
Como Escolher um Nicho de Mercado para a Venda de Moda Online
Antes de tudo, quero me assegurar que você tem clareza do que é um nicho de mercado.
Trazendo para a sua realidade, que é a venda de moda, vamos pegar um exemplo prático.
Vender moda Feminina, por exemplo, não é um NICHO. É um segmento que está dentro de um mercado, que é o mercado de moda.
Quando falamos de nicho, estamos sendo ainda mais específicas. Ou seja, dentro da venda de moda online, alguns nichos são: moda plus size, moda evangélica, moda fitness, moda íntima, etc.
No mercado de moda, mas no segmento infantil, também podemos citar: moda para bebês, roupas para recém nascidos, saídas de maternidade, moda teen.
No segmento de acessórios, por exemplo, podemos citar carteiras e bolsas, maxicolares, etc.
Você consegue ver como é muito mais específico? Sendo assim, suas chances de atrair o público certo, que realmente procura pelo produto que você oferece, será muito maior.
E é por este motivo que as suas chances de se destacar são ainda maiores também!
Mas, na prática, como escolher um nicho de mercado lucrativo? Bom, eu separei 5 pontos iniciais que você deve levar em consideração, com dicas que vão te ajudar nesta escolha.
#1 Faça uma lista de nichos com os quais gostaria de trabalhar
É muito melhor quando você trabalha com um público que gosta e com o qual se identifica.
Por isso, minha primeira dica é que você comece listando potenciais nichos com os quais gostaria de trabalhar e/ou com os quais se identifique.
Quando você conhece o público e se identifica com ele, fica mais fácil de saber o que irão gostar, gerar conteúdos e, de maneira geral, todo trabalho fica muito mais gostoso.
Dica extra: você também pode fazer o trabalho inverso, eliminando nichos que você não domina e/ou não gostaria de trabalhar.
#2 É possível ganhar dinheiro com algum destes nichos?
Depois, o próximo passo é pensar se tem procura. Ou seja: é possível ganhar dinheiro com algum dos nichos que você listou acima?
Se tem pessoas que procuram por estes produtos, a resposta é sim. Se você ainda tem dúvida sobre isso, é preciso pesquisar.
Afinal, por mais gostoso e prazeroso que seja trabalhar com o que ama, apenas isso não vai pagar as contas, né? Então é preciso ser realista também!
#3 Faça Pesquisa de Mercado
Esse é um dos passos mais importantes: é o momento que você vai pegar tudo o que até agora estava no papel e arregaçar as mangas.
Aqui você vai fazer uma pesquisa de mercado, analisar o público desse nicho, descobrir se existem pessoas dispostas a pagar pelos produtos que você deseja vender, quanto estão dispostas a pagar e muito mais.
É o momento de colher informações importantes e dados que irão contribuir não apenas para a definição do seu nicho de mercado, mas também para a estruturação do seu negócio.
#4 Tendências do Mercado
Existem tendências de mercado que nunca “saem de moda”. Em contrapartida, também existem aquelas que começaram agora e podem mudar logo.
É preciso analisar o que é tendência lucrativa e o que é uma “febre momentânea”, que pode acabar a qualquer momento.
Fazer essa análise é importante para não acabar tomando uma decisão com base apenas no que é tendência no momento.
Por isso, leve em consideração todo o histórico de mercado e também leia sobre previsões futuras. Embora sejam apenas previsões, é interessante estar de olho.
Aplicativos Ubersuggest e Google Trends, por exemplo, podem te ajudar a fazer essa pesquisa de tendências e até mesmo de palavras-chaves para escolher seu nome de usuário.
#5 Analise a concorrência (competitividade)
Fique de olho na concorrência! Analise a competitividade, veja o que estão fazendo, como atendem, como divulgam, o tipo de produto que mais recebem procura…
Conferindo como está a demanda de oferta x procura e conhecendo os seus concorrentes, você consegue chegar a inúmeras definições e tomar decisões mais estratégicas.
O ideal, na hora de pensar em como escolher um nicho, é optar por aquele com alta demanda e pouca competição.
Mas atenção: só porque você pensou em um nicho diferente e encontrou pouca concorrência, não quer dizer que ele é lucrativo ou que será ruim.
Você pode estar inovando e isso será muito positivo. No entanto, é por isso que a pesquisa de mercado é tão importante, para que você tenha o pé no chão e faça uma escolha sábia.
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