Quando você entende que não é sobre vender produtos ou moda e sim sobre vender qualidades, benefícios e experiências… O jogo vira para você!

Eu vejo muitos lojistas que focam em vender as características ao invés de vender os benefícios dos seus produtos.

Claro que está tudo bem falar sobre as características das suas peças, você também deve falar sobre isso. Mas, na hora das vendas, o que realmente importa é aquilo que vai fazer o seu cliente comprar.

Antes de avançar, é importante que você entenda uma coisa: a diferença entre os dois conceitos abaixo.

Características X Benefícios

Características

Quando falamos em características, nos referimos aos atributos e detalhes que compõem o seu produto. Diz respeito apenas ao produto e nada mais.

Exemplos: medidas, material de confecção da peça, modelo, cores, etc.

Tudo isso são características do seu produto! Ficou claro? Então vamos adiante…

Benefícios

Os benefícios vão muito além disso. É o que o seu produto entrega, o que ele irá fazer pelo seu cliente.

Vamos ver na prática: você acha que é mais atrativo vender um conjunto de moletom de algodão ou vender o CONFORTO que ele irá proporcionar para o seu cliente?

A segunda opção, certo?

Por isso eu digo que não é sobre vender as características e sim os benefícios do seu produto.

Principalmente na venda de moda, a compra está muito ligada à emoção, à forma como a sua cliente irá se sentir. E você deve utilizar estas emoções ao seu favor.

Então agora a sua missão é esquecer a ideia de que vende blusa, saia, calça, vestido, tênis, salto alto… E mudar o seu mindset: você vende sensualidade, conforto, segurança, autoestima, etc.

Consegue ver como é muito mais poderoso?

Não é sobre vender produtos… É sobre o que isso representa!

Agora que você já sabe a diferença entre benefícios e características (e que a primeira opção é muito mais poderosa) é hora de pensar em como utilizar essa informação ao seu favor.

É hora de Construir a sua OFERTA IRRESISTÍVEL.

Esse é o grande segredo para fechar vendas e criar campanhas fortes: demonstrar o valor do que você vende.

Mas onde divulgar todas estas informações? Simples: em TODO lugar!

Todo contato que você tem com o seu cliente deve ter como objetivo envolvê-lo. Ou seja, despertar o interesse dele no seu produto, para eventualmente fechar mais vendas.

Por isso é importante saber: eles compram benefícios, não características. E isso faz a total diferença na hora da venda!

3 dicas para vender os benefícios certos para os seus clientes

1 – Conheça o seu público

Se você tem um público-alvo e um nicho bem definido, vai ser ‘fichinha’ para você.

A partir do momento que você sabe para quem vende e o que essas pessoas buscam, tudo o que você precisa fazer é utilizar esse conhecimento ao seu favor.

Você passa a utilizar a mensagem certa para conseguir ter as emoções certas, e como resultado as pessoas certas comprarão de você.

Credo, quanto ‘certo’ Alê: foi proposital, viu? Tudo para dizer que quando você é certeira com suas estratégias, tudo dá certo! rsrs

2 – Conheça o seu produto

Parece óbvio, mas muitas pessoas apenas vendem o que chegam para elas: e assim ficam presas apenas às características.

“Vendo vestido para festa com brilho e alça”. UAU, isso te dá vontade de comprar?

“Quer se sentir linda, sexy e desejada, naquele vestido vermelho perfeito para arrasar na balada?”. Agora o jogo não mudou?

Então, além de conhecer bem o seu produto e o “poder” ou benefício que ele entrega ao seu cliente, use isso sempre ao seu favor no momento da negociação.

Quanto mais você conhece sobre o que você vende (e as diferentes formas como uma mesma peça pode ser utilizada e combinada, por exemplo) mais argumentos você terá para convencer o seu cliente a comprar de você.

3 – Crie muito conteúdo

De nada adianta arrasar nos dois primeiros pontos que falamos acima, se não colocar tudo em prática e DIVULGAR o seu produto.

Por isso, se você já conhece bem o seu produto e os seus potenciais clientes, é hora de apostar forte na divulgação.

As redes sociais estão aí para isso! Então crie boas legendas, utilize hashtags, tire boas fotos e faça tudo fluir.

Se já tiver mais confiante, aposte nos anúncios para impulsionar seus resultados (aqui tem uma aula completa sobre Anúncios para Lojas Físicas e Online!).

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais. Ficou com alguma dúvida? Escreva para mim em [email protected].

Leia mais: