“Não consigo vender no Instagram” é, sem dúvidas, o que nenhum lojista quer falar por aí. No entanto, essa é a realidade de muitos profissionais.
Eu poderia listar aqui os principais erros que estão te impedindo de vender, mas decidi trazer os 8 primeiros passo a passo para você aplicar no Instagram do seu negócio – e que DÃO RESULTADO!
Venda mais no Instagram com estas 10 dicas
1 – Nome de usuário
A porta principal para o seu Instagram é o seu nome de usuário. Afinal, ele será o grande “chamativo” para o seu perfil.
Então, na hora de escolher seu “@”, é preciso seguir por um caminho mais estratégico do que emocional.
A dica é relacionar o nome da sua loja/produto ao seu usuário no Instagram. Seja profissional, tenha um posicionamento que faça sentido para atrair o seu público e saia do amadorismo.
2 – Biografia
A biografia do seu perfil é algo que você deve cuidar com suma importância.
Aqui a objetividade é tudo, se você conseguir ser prática e objetiva em suas informações, aí você “matou a charada”. O caminho é gerar valor em poucas palavras.
Informações como localização do negócio, forma de pagamentos, maneiras de compras e um link que direciona a um chat com o atendimento, são de extrema importância.
Deixe claro para o seu cliente, assim que ele ler sua biografia, o que você faz, o que vende, como comprar de você, onde está localizada a sua loja (se for física) ou se é apenas digital.
3 – WhatsApp
Pegando o bonde do tópico anterior, ter um link personalizado que envie o seu cliente diretamente para tirar as dúvidas e falar com você no WhatsApp, é muito importante.
Muitos lojistas ainda perdem vendas simplesmente porque não tem esse link.
Por outro lado, se você coloca lá um link de WhatsApp, isso vai dar mais agilidade para o seu atendimento e será um diferencial para ter mais resultados.
Uma dica importante: deixe claro seus horários de atendimento via whatsapp e faça o máximo para não deixar o cliente esperando por muito tempo. Afinal, um bom atendimento é a alma do negócio.
4 – Destaques
A gente adora criar destaques no nosso feed, não é mesmo? Mas temos que tomar um certo cuidado com essa aba.
Quanto mais organizado for os seus Destaques, mais credibilidade você terá com a sua loja. Além disso, você também deve usar esse espaço com estratégia: separe seus destaques por coleções, cores, looks, tamanhos, feedbacks de clientes e daí por diante…
Tente não deixar tudo confuso ou simplesmente “jogado” lá. Tenha responsabilidade com o visual da sua loja.
O que colocar nos destaques do Instagram? Veja 8 dicas aqui!
5 – Fotos
Ter boas fotos faz total diferença para suas vendas, principalmente no Instagram, que funciona como a vitrine da sua loja.
Sendo assim, é fundamental que você dedique um certo tempo para focar a sua câmera e captar a melhor nitidez possível do seu produto, dando destaque aos detalhes e diferenciais.
Além disso, a foto deve constar com uma apresentação que consiga cativar o seu cliente para fazê-lo comprar.
6 – Legendas chamativas
Assim como uma foto que chame a atenção, você também precisa elaborar legendas chamativas para o seu produto.
Por que alguém deveria comprar algo seu? Aqui a sua criatividade terá que entrar em ação. Você deverá convencer o seu cliente que ele realmente precisa daquele produto.
Quer dicas para escrever legendas melhores? Clique aqui e leia este conteúdo depois.
7 – Hashtags
Aqui temos um tópico peculiar. O setor de Hashtags certamente é algo que muitas pessoas usam, mas você sabe como usar?
É comum que muitas pessoas usem diversas Hashtags em suas publicações, o que acaba poluindo visualmente o post.
Então a dica é: seja prática, separe um número x de Hashtags (até 10, no máximo, está ótimo!) que você deseja usar e aplique-as, porém não polua a sua publicação.
Mas lembre-se de fazer uma pesquisa e escolher aquelas que realmente são estratégicas, ou seja, que conversem com o seu público e tenham relação com o produto divulgado.
8 – Frequência de posts
A frequência de posts é o que manterá o seu Instagram “vivo”. Não pense que publicar apenas uma vez na semana ou uma vez no dia é o suficiente. O ideal sempre será fazer 3 posts por dia em seu feed.
Alimente a sua rede e consiga manter viva essa frequência diária. Ter frequência e consistência faz toda a diferença quando o assunto é venda de moda no Instagram.
O passo a passo para vender moda todo dia através do Instagram
Esses são 8 passos inicias e estratégicos, que consideramos o “feijão com arroz” para fazer as vendas bombarem no seu Instagram.
Mas existem muitas outras estratégias que vão fazer a diferença para que as vendas comecem a acontecer todos os dias no seu negócio.
Se quiser saber mais sobre como funciona a venda de moda no Instagram, dê uma olhada no Workshop Instagram para Venda de Moda.
Neste curso online você terá acesso de como começar a ter resultados e aprender com eficácia a criar um perfil chamativo para atrair mais seguidores e fazer vendas todos os dias.
Se você está começando agora ou ainda não conseguiu ter bons resultados com o Instagram, este é o treinamento perfeito para você começar a explorar todo o poder da Plataforma (e você conta com suporte integral com a minha equipe, para tirar todas suas dúvidas!).