Você já deve ter sentido que o alcance de suas postagens no Instagram caíram, isso em razão do novo algoritmo implantado pela plataforma. Desde 2016 o instagram já deixou de lado a “ordem cronológica” das postagens e passou a levar em conta outros aspectos, como relevância e tendências.
Essas mudanças podem significar duas coisas para você, com base no que você escolher fazer com elas. O que quero dizer com isso? Bem, é simples, caso você ignore estas mudanças, provavelmente terá uma queda nas suas vendas e no alcance de suas postagens. Agora, se você buscar entender o novo algoritmo, como vou explicar neste texto, poderá utilizá-lo ao seu favor e criar uma estratégia que aumente a exposição e o alcance de suas postagens e, consequentemente, suas vendas.
A pergunta é: Você quer saber tudo sobre o novo algoritmo do Instagram e como otimizar o uso dessa ferramenta para obter melhores resultados para seu negócio de venda de moda online? Então continue a leitura.
Como funciona o novo algoritmo do Instagram?
A série de mudanças no algoritmo do Instagram gerou muita frustração aos usuários da plataforma, isso porque muitos tiveram que lidar com a diminuição do alcance e interação das suas postagens orgânicas. O motivo da mudança é simples: incentivar a criação de conteúdos que sejam realmente interessantes para os usuários e também incentivar a criação de anúncios, afinal, o instagram é uma empresa e precisa encontrar formas de lucrar.
O novo algoritmo do instagram é baseado especialmente em engajamento, como número de curtidas, comentários, tempo de visualização, interações por direct, por stories, enfim, qualquer tipo de interação que você possa obter com uma postagem no Instagram. E, a partir do momento em que sua postagem recebe muita interação, isso faz com que o algoritmo entenda que sua publicação tem qualidade e é algo que usuários vão querer ver.
Para explicar melhor estas mudanças, separamos alguns tópicos abaixo.
O Instagram agora entrega suas postagens apenas para 10% da sua audiência
Esse foi um dos pontos mais polêmicos das mudanças e o impacto foi sentido de imediato pelos usuários, que perceberam sua média de curtidas e comentários diminuírem. Isso porque o Instagram agora entrega seus posts para apenas 10% de sua audiência. E, apenas caso sua publicação tenha um bom retorno e uma ótima taxa de interação nas primeiras horas em que você postá-la, ela poderá ser entregue aos outros 90%.
Isso impactou diretamente em quem utiliza o Instagram para alcançar novos clientes, como nós que utilizamos o Instagram para venda de moda online e dependemos da visibilidade e da entrega de nossos conteúdos ao nosso potencial cliente.
Mas é aquela coisa: se não pode contra eles, junte-se a eles. Por isso você precisará entender a plataforma e utilizar uma estratégia que favoreça o seu negócio em meio à estas mudanças. É por este motivo que as interações que você terá nas primeiras horas de seu posts serão preciosas!
Uma dica para aumentar suas chances em relação à regra dos 10% é encontrar seu melhor horário de postagem no Instagram, isso porque saber o horário que o público interessado pelo seu conteúdo estará mais ativo é fundamental na hora de receber uma interação significativa e imediata, que aumente as chances de seu conteúdo ser entregue para os 90% restantes.
Como se beneficiar com as mudanças no algoritmo do Instagram
Para que você consiga tirar o melhor proveito desta mudança, é claro que separei algumas dicas para você! A primeira delas é: Invista mais tempo nas Stories.
Stories
Além de ser uma ótima maneira de se conectar com seus potenciais clientes, a mudança no algoritmo do Instagram fez com que muitos usuários passem mais tempo vendo stories do que de fato o Feed do Instagram.
Além disso, toda interação que você recebe pelo Stories é levada em conta pelo algoritmo, seja quando alguém compartilha seu Stories, quando alguém te envia uma mensagem através dele (uma boa dica aqui é utilizar chamadas para ação) ou qualquer outra forma de engajamento. Então, quanto mais os usuários interagirem com suas stories, maior é a probabilidade que seus posts sejam exibidos para outros usuários.
Saiba como utilizar os Stories do Instagram para Vender Moda pela Internet
Dicas para Stories: uma ótima dica é utilizar chamadas para ação, que farão com que o seu potencial cliente envie uma direct ou interaja de alguma forma com seu conteúdo. Outras opções são as enquetes e o “ver mais” (quando você adiciona um link na stories – caso você tenha mais de 10 mil seguidores), onde seu cliente consegue arrastar o link para acessar mais conteúdo. Também aposte em fazer perguntas que farão com que o usuário interaja com você.
Interação
A segunda dica é que você aposte na Interação, pois engajamento ainda é o critério mais importante utilizado pelo algoritmo.
Por este motivo é importante estar em constante contato com seus seguidores e nunca deixá-los sem resposta, isso porque o Instagram prioriza quem tem um compromisso com seus seguidores, através de um alto engajamento.
O que eu devo fazer para ter uma boa interação? Dê muita atenção para os comentários de seus seguidores em suas postagens e evite respostas curtas ou apenas com emois. Use pelo menos 4 palavras ao responder porque dessa forma o algoritmo “entende” que você é uma pessoa de verdade e não um robô automatizado respondendo aos seguidores. O ideal aqui é que todos os comentários ou pelo menos a maior parte, sejam respondidos. Assim, além de aumentar sua interação, você também estará aumentando o contato com seu público, fazendo com que ele se sinta valorizado. E, claro, o novo algoritmo do Instagram está de olho e leva isso muito em conta.
Dica: para não deixar ninguém sem resposta a dica é utilizar alguma ferramenta de administração que te auxilie na hora de responder comentários, principalmente se você tem muitos seguidores e interação, o que dificulta na hora de dar um retorno para todos. Uma coisa simples e que pode ajudar, caso você não queira investir em uma ferramenta, é unir a sua conta do Instagram com o Facebook. Dessa forma você conseguirá administrar as duas contas através do Facebook, tornando mais fácil dar um retorno para todos comentários.
Conteúdo
A terceira dica é: invista no conteúdo.
Aqui o interessante é apostar em uma imagem atrativa e uma legenda interessante, pois isso fará com que o usuário pare e leia seu conteúdo. E agora esse tempo que o usuário ‘gasta’ olhando seu post também é contabilizado pelo algoritmo do Instagram.
Aproveite e veja o vídeo que eu fiz no meu Canal do Youtube sobre como criar boas legendas para vender moda pela Internet.
Este é o motivo do grande sucesso dos vídeos no Instagram, pois a maioria dos usuários fica mais tempo vendo um vídeo do que uma imagem.
Sendo assim, a dica é apostar em um conteúdo interessante, estratégico e informativo. Quanto mais interessante for seu conteúdo e mais tempo seu usuário demorar para consumi-lo, melhor será para você! Outra dica é apostar em Post Carrossel (aqueles de várias imagens) e utilizar legendas que façam perguntas, pois além do usuário parar para ler seu conteúdo, ele também poderá interagir com você.
Hashtags
Utilizar hashtags interessantes e estratégicas, que estejam de acordo com seu conteúdo, é importantíssimo no Instagram e, além de aumentar a possibilidade de que outras pessoas leiam seu conteúdo, também aumenta as chances de novos clientes terem conhecimento da sua marca.
Recentemente o Instagram também lançou a possibilidade de seguir hashtags, o que significa que os usuários não precisarão mais pesquisar toda vez por uma hashtag específica, pois eles poderão deixá-las salvas e, sendo assim, conteúdos relacionados a elas aparecerão diretamente no feed. E o que isso significa? Que agora o Instagram entende o que é uma hashtag relevante para determinadas postagens. E, por este motivo, você precisa utilizá-las estrategicamente no seu conteúdo.
Confira aqui: Novidade no Instagram – Seguir hashtags para vender moda pela internet
A intenção desta mudança no Instagram é criar uma espécie de tópicos pelos quais cada usuário se atrai.
Quanto ao uso das hashtags, é interessante que você faça pesquisas regularmente para saber quais são interessantes para cada tipo de conteúdo, certificando-se que a escolha que você fez realmente será estratégica para o seu negócio. Também é interessante investir em hashtags diferentes e não sempre nas mesmas.
Atenção: Embora seja possível utilizar até 30 hashtags em um único post, saiba que isso pode ser detectado como spam. Por este motivo vale a pena você apostar em poucas e boas hashtags, que realmente tenham sentido com seu conteúdo e sejam estratégicas para seu negócio. Outro ponto importante é colocá-las sempre na legenda e não nos comentários. Pesquisando nos termos de uso do Instagram, eles dizem que você pode sim colocar as hashtags tanto nas legendas como nos comentários, mas aparentemente usar somente na legenda tem gerado um resultado melhor em relação ao algoritmo.
Aposte na qualidade e não na quantidade
Não adianta postar vários conteúdos ou conteúdos muito extensos, se eles não são interessantes e ninguém busca por eles. Agora, mais do que nunca, será preciso ser autêntico e pensar estrategicamente no conteúdo que você irá distribuir para atrair pessoas interessadas por eles.
Pense sempre na qualidade e no valor de cada pedacinho de conteúdo que você compartilha no seu Instagram.
Seja ativo e inovador
Esteja sempre atento às novidades e funcionalidades lançadas pelo Instagram e nas estratégias que você pode utilizar para trazer mais resultados para o seu negócio.
Quer saber como vender moda pelo Instagram? Conheça o curso FashionMidias.
Além disso, aposte sempre em conteúdos novos, pois os usuários gostam de seguir pessoas antenadas, que tragam novidades. Também é bacana usufruir de todas as possibilidades que a ferramenta te proporciona, como fotos, memes, vídeos, gifs, filtros, enquetes, transmissões ao vivo, enfim, tudo que possa contribuir para o engajamento com sua audiência. Comece a testar e analisar o que melhor funciona para o seu negócio e utilize todo o poder da plataforma para alavancar seus resultados.
Instagram Comercial
Uma dica importante é utilizar o Instagram for Business ou Instagram para Negócios, isso porque ele te dá acesso à uma série de métricas importantes como quantidade de visualizações no seu perfil, cliques no seu link ou site, alcance de suas publicações e muito mais.
Se você precisa de ajuda para migrar para o Perfil Comercial no Instagram, clique aqui e confira o passo a passo.
Mais seguidores de moda
Depois de entender as mudanças que ocorreram no Instagram e a necessidade de criar estratégias para que elas não impactem no resultado dos seus negócios, eu te pergunto: você quer ajuda para melhorar seu desempenho com o Instagram?
Além de apostar nestes pontos que falamos acima, buscando melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes no seu Instagram, também é preciso criar um planejamento e pensar de forma estratégica para ver seu negócio online tendo resultados. Para isso, te indico o curso Mais Seguidores de Moda, que irá te auxiliar não apenas a conseguir mais seguidores qualificados no Instagram, como também a pensar em estratégias para o seu negócio.
Agora me fala nos comentários: você está tendo problemas com o Instagram, devido a mudança no algoritmo? Você tem notado diferença em seus resultados? Me conte sua experiência, vou adorar saber.