A venda de moda através das redes sociais não é nenhuma novidade. Pelo contrário, inúmeros empreendedores já estão tirando grande parte (e até mesmo a maior parte) das suas rendas apostando nesse modelo de negócios.
Mas a verdade é que, na prática, muitas pessoas ainda desconhecem o grande poder das redes sociais. Com isso, aproveitam muito menos do que poderiam. Pensando nisso, resolvi criar esse conteúdo para revelar o segredo de como vender pelo Instagram aproveitando todo o potencial dessa plataforma.
Porquê Instagram?
Existem muitas opções de redes sociais para você começar o seu próprio negócio de moda. Não estou aqui dizendo que o Instagram é a melhor ou que você PRECISA investir nessa rede, mas escolhi esse app porque é inegável o seu crescente sucesso.
São mais de 1 bilhão de usuários ativos e os brasileiros são grande parte deles. Afinal, o Brasil é o segundo país mais com maior número de usuários no Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Mas não é só isso. Pesquisas apontam que o Instagram tem 15x mais interação do que outras redes sociais. Ou seja, os usuários são ativos e engajados. E você pode aproveitar (muito!) isso ao seu favor…
9 dicas de como vender pelo Instagram e aproveitar todo o potencial da plataforma
Antes de tudo, preciso deixar bem claro que eu não indico que você foque toda sua energia em uma rede social só. Ou seja, mesmo que você volte a maior parte dos seus esforços ao Instagram, esteja presente em outras redes também. Assim você evita ficar refém de apenas um lugar, combinado?
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Tenha um perfil comercial
Se estamos falando do seu negócio, então vamos começar as coisas direito, concorda? Por isso, nada de usar seu perfil pessoal.
Criar um perfil comercial é fácil, rápido e grátis. Aqui neste conteúdo eu falo sobre as vantagens de ter uma conta business no Instagram, como o acompanhamento de métricas, e mostro o passo a passo para você migrar seu perfil pessoal para comercial. Vale a pena conferir para entender mais!
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Experiência do Cliente
Com uma conta comercial você terá acesso a uma série de dados e isso te ajudará a conhecer melhor o seu cliente, compreender melhor seus comportamentos e, com isso, personalizar a experiência deles, para que seja o mais positiva possível com a sua loja.
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Relacionamento
O Instagram é, antes de tudo, uma grande rede de relacionamentos. Então nunca pense no seu perfil apenas como um canal de vendas. Ao contrário, você precisa ter muito conteúdo gratuito e atrativo para que seus clientes cheguem até você e não apenas conteúdos de vendas.
A resposta certa é equilíbrio. E uma boa tática a seguir é a 80/20. 80% de conteúdo e 20% de vendas. Funciona super bem e, assim, você não esquece de manter um bom relacionamento com seus clientes.
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Não deixe ninguém sem resposta
Acredite: seus clientes e potenciais clientes estão de olho em tudo. E, para ter mais credibilidade e conseguir vender mais, é importante estar ativo. Isso significa interagir e nunca deixar nenhum cliente sem resposta.
Eu sei que pode ocupar algum tempinho e nem sempre estamos disponíveis para ficar respondendo a tantos comentários nas redes sociais, mas a minha dica é que você sempre defina um tempo no seu dia para fazer isso, caso não tenha quem faça por você.
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Calendário de Publicações
Algo que muitos negócios ainda não conseguem ter é frequência e consistência. Mas acredite, isso é muito importante, em qualquer rede social. Para conseguir cumprir com esses dois pontos, a minha dica é que você tenha um calendário editorial.
Planeje suas ações, promoções e conteúdos gratuitos. Além de te poupar muito tempo, vai realmente facilitar a sua vida.
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Direct
Outra funcionalidade muito importante do Instagram, que você deve aproveitar ao máximo, são as directs. Algumas dicas: personalizar mensagem de boas vindas, enviar promoções e descontos exclusivos para seus potenciais clientes, prestar um atendimento diferenciado, etc.
Quer mais dicas de como usar todo o poder das directs para vender mais moda? Então clique aqui e confira esse conteúdo.
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Stories
Vença qualquer medo ou vergonha que você tenha de falar em frente às câmeras e mostre a cara por trás do seu negócio. Gravar stories engajadoras e atrativas é muito poderoso para o seu negócio e, se você busca maneiras de como vender pelo Instagram de maneira efetiva, apostar nessa funcionalidade é fundamental.
Clique aqui e confira 4 dicas de conteúdo relevante para utilizar no stories do seu negócio.
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Perguntas e enquetes
Se você quer saber como vender muito pelo Instagram, antes de tudo é preciso conhecer o seu público e interagir com ele. E uma boa maneira de fazer isso é através das perguntas e enquetes.
Além de serem utilizadas para fazerem pesquisas de mercado gratuitamente, também são opções para você apresentar seus produtos e negócios e, claro, fazer vendas.
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IGTV
Se você quer ter mais engajamento e atrair mais clientes para o seu Instagram, saiba que o IGTV está com tudo. Para começar a utilizar, é bem fácil. Algumas dicas são: criar vídeos estratégicos, divulgar conteúdo de valor, caprichar nos títulos e descrições, entre outros.
Saia na frente dos seus concorrentes e aprenda a usar o IGTV. Clique aqui e saiba mais!
Mais seguidores de moda
Uma coisa é certa, se você quer saber como vender no Instagram, é preciso que captar e atrair os clientes certos para o perfil do seu negócio. Ou seja, pessoas com real interesse no que você vende. Clientes em potencial.
A boa notícia é que, se você quer saber como atrair mais seguidores de moda para o Instagram do seu negócio, eu sei exatamente como te ajudar.
Foi exatamente com esse objetivo que eu criei o Treinamento Mais Seguidores de Moda, para ajudar você e centenas de outros empreendedores a atrair a audiência certa para o seu perfil e, com isso, aumentar consideravelmente suas vendas.
Quer saber a diferença que esse conteúdo pode fazer no seu negócio? Então clique aqui e saiba mais.
Continue lendo:
– 6 passos para começar a revender roupas no Instagram
– 7 erros no instagram que você não deve cometer no seu negócio