Você sabia que é possível vender usando o Facebook de maneira orgânica, sem gastar com anúncios e fazer otimização de campanhas? Estou falando do Marketplace Facebook, uma estratégia que já vem sendo utilizada por muitos negócios.
Principalmente no ramo de moda, eu vejo muitas pessoas que estão utilizando esse espaço poderoso dentro do Facebook para captar mais clientes e fechar vendas. E você também pode fazer isso, seja o seu negócio físico ou digital.
Quer algumas dicas? Então veja neste conteúdo algumas sacadas para te ajudar a vender mais utilizando o Marketplace do Facebook!
Marketplace Facebook: conheça essa função!
Lançado em 2018, o Marketplace é uma funcionalidade gratuita dentro do Facebook, que facilita a compra e venda de produtos e serviços dentro da plataforma.
Essa funcionalidade facilita não apenas para empreendedores, mas também para os clientes, que desde então podem encontrar mais facilmente os produtos desejados, com apenas alguns cliques.
Com essa funcionalidade, os usuários conseguem pesquisar e descobrir produtos e serviços que estão sendo vendidos próximos de suas regiões (através da geolocalização) ou também fazer buscas por categorias específicas, dentro do Facebook.
E é claro que você pode aproveitar esse recurso de maneira estratégica para conquistar novos clientes e aumentar os lucros do seu negócio.
Vamos saber como fazer isso, na prática?
Marketplace Facebook: como vender no Facebook sem gastar com anúncio
A ideia de vender pelo Facebook por meio do Marketplace é mais fácil do que você imagina. É muito semelhante a serviços já conhecidos, como é o caso da OLX.
Além de ser super rápido publicar seu produto e/ou serviço, você tem gasto zero com isso. Ou seja, uma maneira gratuita de divulgar seu negócio e atrair mais clientes em potencial.
Cadastre-se e acesse
Para utilizar o Marketplace Facebook, você deve ser um usuário do Facebook. Caso você ainda não tenha uma conta, é fácil, rápido e gratuito para fazer.
Esse é o primeiro passo para começar a utilizar essa funcionalidade ao seu favor.
Feito isso, é só acessar o marketplace. No seu smartphone, basta abrir o aplicativo e clicar no link do meio, que remete a uma lojinha. Na web, procure no canto esquerdo, abaixo da sua foto do perfil, por “Marketplace” (será a quarta opção!).
Insira seus produtos
Você pode vender praticamente qualquer coisa dentro do Facebook! E, para começar, você só precisa criar o seu anúncio.
Para isso, é só seguir os passos acima, acessar o Marketplace Facebook, depois clicar em “vender” e começar a preencher os dados dos seus produtos. É aí que tudo começa…
Você precisará preencher: o que você está vendendo, dar um título para o seu anúncio, colocar uma descrição e uma (ou mais) foto (s)!
Mas atenção, tudo isso precisa ser feito de maneira estratégica. Vamos passo a passo que vou te explicar.
Tire fotos que vendem
Como você sabe, as redes sociais são a vitrine do seu negócio. E não importa por quais você venda, as fotos são uma parte fundamental do seu produto. Por isso, é importante que você tire e divulgue fotos que vendam.
No Marketplace Facebook você pode adicionar no máximo 10 fotos em cada anúncios. Então opte por divulgar fotos realmente atrativas.
Inclusive por isso, recomendo que você não faça anúncios muito genéricos e sim um anúncio para cada produto, mostrando 10 variações, por exemplo, caso você tenha (seja de modelo, cor, etc). Ou aproveite para fazer um anúncio de um look inteiro, por exemplo.
Só não coloque fotos que não conectem entre si.
Precisa de ajuda para tirar fotos que vendem? Clique aqui e saiba mais!
Título atrativo
O título, assim como a imagem, é um dos primeiros contatos que os usuários terão com o seu negócio, produto e serviços dentro do Marketplace. Isso significa que precisa ser estratégico.
A minha dica é que você já deixe bem claro, logo no título, aquilo que você está vendendo.
Também crie algo que chame bastante a atenção e desperte a curiosidade do seu cliente, a ponto de ele parar, clicar no seu anúncio, olhar suas fotos e ler a sua descrição.
Tenha uma descrição estratégica
A descrição do seu anúncio é opcional, mas fará total diferença para suas vendas. Por isso, indico que você se dedique na hora de escrevê-la.
Leve em conta, antes de tudo, que quem acessar o marketplace geralmente utiliza a versão mobile. Isso significa que dificilmente essas pessoas vão parar para ler textão.
Sendo assim, minha dica é que você faça uma descrição curta, rápida, objetiva, persuasiva e estratégica.
Localização
Se você optar por atrair clientes próximos do seu negócio, como é o caso das lojas físicas, coloque a sua localização, que já estará programada automaticamente.
Agora, se você não quer ter limites de área e deseja vender para o Brasil todo, como é o caso da maior parte das lojas online, você pode alterar a localização na hora de fazer o seu anúncio.
É super fácil, basta clicar em “localização” e escolher a localidade desejada.
Categoria
Na hora de criar o seu anúncio no marketplace facebook, será preciso selecionar a categoria na qual ele se encaixa, para que ele apareça para as pessoas certas, que realmente estão buscando por aquilo.
No caso da venda de moda, tem a parte de “Roupas e Acessórios”, com as seguintes categorias: jóias e acessórios, bolsas e malas, roupas e calçados masculinos e roupas e calçados femininos.
Se o seu produto se encaixa em mais de uma categoria, adicione mais de um anúncio com categorias diferentes, para que ele apareça em todas.
Fique de olho nas suas mensagens
Um ponto negativo da descrição do seu anúncio é que você não poderá inserir links, tampouco seu número de WhatsApp. O Facebook faz isso para não tirar o usuário da plataforma. Entendível, da parte deles. No entanto, você precisa estar atento e se preparar.
Não terá outro jeito, você precisará estar de olho no seu Facebook Messenger (o chat do Facebook) para responder seus clientes por lá – e não deixar ninguém sem resposta!
Aproveite esse espaço para conversar com seus potenciais clientes, prestar um ótimo atendimento e entender, de fato, o que eles buscam.
Também peça o WhatsApp e/ou outras formas de contato, para que a conversa não termine ali e você tenha outros meios de contactar essas pessoas, até mesmo para fazer promoções futuras.
Prepare-se para negociar
Quem vende pelo marketplace precisa estar pronto para negociar. Isso porque os clientes adoram chorar um descontinho.
“Mas eu devo ou não dar descontos, Ale?”
A minha dica é que você não aceite dar descontos sempre, porque além de prejudicar o seu negócio, isso pode acostumar muito mal o seu cliente.
No entanto, o que você pode fazer é ou colocar o seu produto um pouquinho mais caro no anúncio, para depois fazer um preço promocional para quem pedir o desconto (às vezes R$5,00 é o suficiente, acredite!).
Ou você pode colocar o preço normal e esperar para ver se os usuários irão ou não pedir descontos. E, caso peçam, vai de você saber negociar da melhor maneira possível.
Como receber pelos meus serviços
O Marketplace Facebook ainda não tem um método próprio de pagamento, como é o caso do Instagram Shopping, por exemplo.
Acredito que isso possa sim acontecer, mais cedo ou mais tarde. No entanto, enquanto não acontece, você precisa saber como receber pelas suas vendas.
Nesse caso, pesquise meios de pagamento online, como o PagSeguro, que ofereça segurança tanto para você quanto aos seus clientes. Afinal, você está em um ambiente online e não pode ficar refém de vender e receber em mãos apenas.
Saiba mais sobre meios de pagamento para lojas online aqui.
Se você for uma loja física, neste caso pode optar pela opção do seu cliente ir até você, retirar o produto e pagar lá mesmo pelo serviço. Salvo essa exceção, você precisará se adaptar.
Vale a pena usar o Marketplace Facebook?
Talvez você esteja se perguntando se essa funcionalidade realmente vale a pena para o seu negócio. E você está certa em se perguntar isso, pois é muito importante avaliar onde irá investir suas energias.
Na prática, só você vai saber se investir no Marketplace do Facebook será ou não benéfico para o seu negócio. Porém, vale a pena lembrar que o Brasil é o 3º país com maior número de usuários no mundo, quando o assunto é Facebook.
Estamos falando de mais de 120 milhões de usuários ativos na plataforma!
E utilizar o Marketplace aumenta suas chances de alcançar todo esse público em potencial, que pode inclusive estar procurando pelos itens que você vende.
Se você já tentou vender algo lá e não teve resultados, talvez pareça para você que não vale a pena. Mas ao aplicar as dicas que acabamos de falar, você vai ver que pode sim ser muito benéfico aproveitar o poder dessa funcionalidade para o seu negócio.
E, se você ainda não tentou, recomendo que teste.
Afinal, é assim que descobrimos o que realmente funciona bem para o nosso negócio ou não.
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Agora me conta aqui nos comentários: você já vende no Marketplace do Facebook? Tem bons resultados por lá?
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