Eu falo muito aqui sobre Marketing Digital e o poder das redes sociais, mas hoje eu quero falar de um tipo de estratégia diferente, que poucos negócios utilizam, mas que pode influenciar seus resultados: o Marketing Olfativo.

O que é Marketing Olfativo

Se você ainda não conhece esse termo, deve estar pensando “marketing de cheiro”? Como assim? É isso mesmo? E sim, basicamente é isso mesmo!

O Marketing Olfativo é uma ferramenta que utiliza nosso sentido olfativo, através de cheiros e aromas que podem fortalecer a identidade de uma marca e levar os clientes a ter empatia pelo seu negócio, gostar do seu ambiente e até mesmo comprar seus produtos.

Isso funciona porque as fragrâncias atuam em uma região do nosso cérebro que é responsável por nossos comportamentos e emoções e, por isso, elas pode ser utilizadas como estratégia para aumentar suas vendas.

Como o Marketing Olfativo pode influenciar o seu negócio

Como já foi dito, essa estratégia de marketing pode impactar em vários pontos positivos no seu negócio. Alguns exemplos, são:

Se diferenciar

Se você tem uma loja física que utiliza cheiros e aromas, essa é uma oportunidade de se destacar de seus concorrentes e fazer com que as pessoas que passam pela sua loja queiram entrar e conhecer.

Fidelizar clientes

Da mesma forma que você pode se diferenciar e atrair mais clientes, lidar com o Marketing Olfativo também pode te ajudar a fidelizar clientes e fazer com que eles indiquem sua loja para outras pessoas.

Identidade

Utilizar cheiros e aromas específicos para sua loja também é uma maneira de criar e reforçar a identidade da sua marca, fortalecendo seu posicionamento no mercado e, até mesmo, criando um ambiente ainda mais agradável para suas clientes e equipe de trabalho.

Lojas Online

Se você vende moda online, também pode utilizar o Marketing Olfativo. Claro que você não conseguirá ter um site ou redes sociais perfumadas, mas suas peças e suas embalagens podem sim carregar o cheirinho especial da sua marca.

E isso pode fazer a diferença para o seu negócio, ainda mais se levarmos em conta que essa será a primeira experiência do cliente com o seu produto. E a primeira impressão importa MUITO!

Experiência do cliente

E, claro, se você proporciona ao seu cliente uma experiência de compra diferenciada – e positiva, isso influencia e muito para que ele volte a comprar de você e, mais do que isso, indique sua loja para outras pessoas.

Então utilizar cheiros é sim uma forma de melhorar a experiência do cliente que chega à sua loja, criando um ambiente agradável e acolhedor, fazendo, até mesmo, com que a sua permanência na loja se estenda (o que também tende a fazer com que ele compre mais).

Vendas

Deixei para o final, mas é claro que uma das principais razões para utilizar o Marketing Olfativo é o aumento das suas vendas. Então se você está pensando se deve ou não implementar essa estratégia, sem dúvidas esse é um bom motivo para começar!

4 dicas para começar a fazer o Marketing Olfativo

Começar a utilizar o Marketing Olfativo é algo simples, mas que deve levar em conta alguns pontos importantes para que seja uma ação realmente efetiva.

Escolha dos cheiros

O primeiro passo é criar uma estratégia e fazer a escolha de cheiros que tenham relação com seus produtos, seu segmento e seu público.

Por exemplo, se você vende roupas para bebês, não irá utilizar um cheiro forte. Ao invés disso opte por cheiros como tutti-fruti, perfumes de camomila para bebês ou aromas semelhantes.

Utilize a dose certa

Claro que é ótimo estar em um ambiente perfumado, mas estar em um ambiente perfumado demais pode até fazer mal para algumas pessoas. Sendo assim, procure utilizar fragrâncias agradáveis, suaves e, claro, sem exagerar.

Diversificação

Você precisará escolher a melhor estratégia para o seu negócio: utilizar a os mesmos cheiros todos os dias, ter um cheiro diferente por mês, ter cheiros diferentes para cada dia da semana, entre outras.

Mas atenção, ao apostar na diversificação de aromas tente optar por cheiros semelhantes, até mesmo para não acabar confundindo seu público e para não se distanciar da identidade do seu negócio.

Brindes

Outra ideia é que você ofereça brindes aos seus clientes. Por exemplo, que tal dar um pequeno frasco do perfume utilizado para aqueles que entram na sua loja e elogiam o aroma? Isso faz com que seu cliente ‘leve um pedacinho da sua loja para casa’ e, ao sentir o cheiro da fragrância, provavelmente lembrará de você.

Além disso, pessoas que chegarem no ambiente e perguntarem sobre o cheiro também poderão passar a conhecer a sua loja.

E você, já conhecia o Marketing Olfativo? Me conte nos comentários como o utiliza e se essa estratégia rende bons resultados para você.