A dúvida entre ter loja física ou loja online é comum para quem deseja abrir um negócio próprio. A verdade é que, para alcançar o sucesso em ambos empreendimentos você precisará ter todo um planejamento e estratégias, para assim conseguir ter seu negócio consolidado e, claro, gerando resultados.
Antigamente esta questão era mais fácil, pois a única opção era abrir uma loja física. Mas a realidade foi mudando e hoje existe a loja virtual, que tem sido a escolha de muitos empreendedores.
Se você também está pensando em abrir seu próprio negócio e tem dúvidas quanto a abrir uma loja física ou online, confira as vantagens e desvantagens e escolha qual a melhor opção para você.
Loja física ou Loja Online
A escolha entre uma loja física ou uma loja online pode ser muito complicada para muitas pessoas. E a verdade é que ambas as modalidades tem suas vantagens, assim como suas desvantagens, e é exatamente sobre elas que vamos falar aqui.
Loja física
Abrir uma loja física é um pouco mais complicado do que abrir uma loja online. Isso porque você precisará tomar uma série de decisões antes de abri-la, como: onde será, tamanho do local, imóvel ideal, aluguel, reformas e uma série de outras questões burocráticas.
Muitas vezes, quem está querendo abrir um negócio, só de pensar em todo este trabalho acaba desistindo e optando por abrir uma loja virtual que, em tese, acaba sendo mais fácil e rápido.
Loja Online
Para ter uma loja online os trabalhos são menores e o processo mais rápido. Por exemplo, ter um site e um domínio próprio custa em média R$ 40,00, um investimento baixo. E nem sequer é preciso site para vender moda online, você pode fazer isso utilizando apenas o poder das grandes mídias e ter um ótimo resultado.
Como o investimento acaba sendo mais baixo, muitas pessoas acabam optando por abrir lojas virtuais, ou seja, e-commerce. Mas, erroneamente, muitas acreditam que basta criar uma conta em perfis das redes sociais ou um site e começar a vender e de cara já começam errado…
Digo isso porque para vender online, quer você tenha site ou utilize apenas as redes sociais, é necessário pensar antes em toda a estratégia de marketing para o seu negócio e saber como utilizar ao máximo o poder das grandes mídias. Caso contrário, a probabilidade de o seu negócio não dar certo é grande.
Loja Física ou Loja Online: vantagens e desvantagens
Se você está em dúvida entre abrir uma loja física ou uma loja digital, confira as vantagens e desvantagens e faça a melhor escolha para o seu negócio.
CREDIBILIDADE
Loja Física
Neste ponto a loja física certamente sai na frente. Isso porque é muito mais fácil gerar credibilidade quando se possui uma loja física, onde seu cliente pode experimentar o produto e levá-lo na hora, tendo a certeza de que está tudo certo e que não receberá em casa algo diferente do que imaginava.
Loja Online
No entanto, não é impossível conseguir gerar credibilidade vendendo pelas redes sociais. Você só precisará se esforçar um pouquinho mais, mas é possível. Claro que você vai precisar de mais de tempo, trabalho e dedicação, afinal, é preciso que seu cliente conheça seu trabalho, seus produtos e tenha confiança de comprar de você.
ALCANCE
Loja Física
Se a loja for apenas física e não estiver nas redes sociais, nem fazendo campanhas, a probabilidade de que ela não atinja todo seu potencial é enorme. Isso porque o alcance das lojas físicas são menores quando ela não está aliada às oportunidades do meio online.
Loja Online
O alcance de uma loja virtual é muito maior, ainda mais contando com estratégias de remarketing (sabe quando você vê um tênis em uma loja e depois o tênis fica aparecendo em todos os anúncios, seja no Facebook ou onde for? Então, isso é remarketing).
Ou seja, através de uma loja online há mais chances de alcançar e impactar o seu cliente, aumentando a probabilidade de que ele volte a ver seu produto e compre de você.
PRAZO
Loja Física
A loja física se destaca no prazo pois tem o produto a pronta entrega (ao menos na maioria das vezes). Assim o cliente pode experimentar, pagar e levar, não precisando esperar dias para recebê-lo em casa.
Se um cliente está com pressa, por exemplo, ele com certeza optará por comprar em uma loja física do que em uma loja online.
Loja Online
Infelizmente, na loja online você não consegue entregar o produto para o seu cliente na mesma hora, mesmo que você o tenha no estoque. Isso porque você depende de um serviço de entrega para que o seu produto chegue até o consumidor final.
Claro que há algumas formas de amenizar isso, como prestar um bom atendimento, oferecer bons preços e passar segurança para o seu cliente.
ALUGUEL
Loja Física
Se você está pensando em abrir uma loja física, precisará encontrar um local que tenha o espaço necessário e cobre um preço que você consiga pagar. Esse custo com aluguel precisará estar em seu planejamento financeiro todos os meses, afinal, é um custo fixo.
Loja Online
Já na loja digital você elimina este gasto. Em alguns casos você não precisa gastar nada (como é o caso de quem vende pelas redes sociais). Em outros, como quem cria sites e domínios próprios, os gastos giram em torno de R$ 40,00 reais por domínio por ano, em média. Ou seja, um gasto pequeno se comparado com um aluguel, não é mesmo?
Além disso, você também não precisará se preocupar com contas como água, luz e telefone, por exemplo, já que você pode trabalhar da sua própria casa. Basta ter uma boa internet e um atendimento de qualidade.
HORÁRIOS
Loja Física
Na loja física é preciso ter sempre um horário de atendimento e, caso você não tenha disponibilidade para estar na loja, precisará gastar contratando algum funcionário que faça o trabalho. Ou seja, você só venderá nos horários que a loja estiver aberta.
Loja Online
No meio digital não tem isso: você vende a toda hora, todos os dias, o tempo todo! Você pode estar de férias em Dubai e o seu negócio pode estar vendendo muito. Claro que você também precisará ter uma equipe, caso não queira cuidar diretamente disso, mas a maior parte do serviço pode ser automatizado. Além disso, você poderá estar vendendo o tempo todo, 24 horas por dia.
ENTREGA
Loja Física
Outro ponto positivo da loja física é que você não precisará gastar com correios ou uma companhia de entrega.
Como já falamos, seu cliente vai até sua loja, compra o produto, leva para casa e deu. Isso é uma facilidade tanto para você quanto para o seu cliente, principalmente os mais ansiosos que não gostam de esperar.
Loja Online
Vendendo online você precisará se preocupar com o serviço e experiência de entrega. Ou seja, terá gastos com correios ou transportadora de sua preferência, sem contar que seu cliente terá que ficar esperando para que o produto chegue até sua casa.
No entanto, também há aquelas pessoas que gostam de comprar pela internet exatamente pela ansiedade de receber o produto em casa. Tem gosto para tudo não é mesmo?
ATRASOS
Loja Física
Como falamos acima, seu cliente compra o produto e já leva para casa. Neste caso, você não corre o risco de entregar uma mercadoria atrasada, o que pode fazer com que ele tenha uma experiência ruim.
Loja Online
Você sofre os impactos dos correios e das entregadoras. Não importa se está tendo greve ou paralisação, você terá que se justificar com seus clientes e faze-los entender que o produto não poderá ser entregue na data estipmada.
Isso pode gerar uma ruim experiência para o cliente e influenciar para que ele não volte a comprar de você, ainda mais se a compra do produto for para uma data específica e o produto não chegar.
TROCAS
Loja Física
A ganhadora deste quesito também é a loja física. Isso porque as trocas são mais fáceis de fazer, sem contar que a maioria das vezes o cliente experimenta o produto e já sente a segurança de ter encontrado o que deseja, no tamanho certo e do jeito que pensava, tornando desnecessária a troca.
Loja Online
Infelizmente, quando o assunto é loja digital, a troca já fica um pouquinho mais complicada, além de acarretar mais custos para você. É comum, inclusive, que uma das objeções ao comprar online seja exatamente a carência de poder experimentar e sentir o produto.
Isso pode acabar gerando insegurança no cliente e até mesmo sendo um motivo para que ele resolva não comprar o seu produto. Quanto à isso, é importante aplicar a logística reversa, assim você facilita este processo de troca para você e para o seu cliente.
PREÇOS
Loja Física
Geralmente as lojas físicas colocam preços maiores em cima dos produtos para ter lucros maiores, já que os gastos também são superiores (como aluguel, água, luz e funcionários).
Loja Online
Na loja online é comum vermos peças com preços inferiores aos de lojas físicas, isso porque o custo do lojista é muito menor, tornando possível ter maior lucratividade sem aumentar tanto o valor do produto.
Por este motivo, muitas pessoas pesquisam em lojas físicas e compram nas lojas online, onde o valor pode chegar a ser cerca de 50% menor.
COMODIDADE
Loja Física
Hoje em dia há muitas lojas físicas que oferecem a opção de entregar as peças na casa de seus clientes e até mesmo levá-las para serem experimentadas, sem que seja preciso se deslocar. No entanto, na maioria dos casos ainda é preciso que o cliente vá até o local para conseguir experimentar e comprar.
Sendo assim, é preciso enfrentar trânsito, encontrar estacionamento (em alguns casos inclusive é pago), perder tempo com filas, entre outras coisas, para comprar o produto que deseja.
Loja Online
Quando falamos de loja online o processo é muito mais fácil e o cliente tem a comodidade de poder comprar sem sair de casa, enfrentar trânsito, filas e vendedores insistentes, e recebem o produto no conforto da sua casa.
Esta facilidade é uma das coisas que tem grande importância para quem realiza compras online e tem um dia a dia muito corrido.
VARIEDADE DE PRODUTOS
Loja Física
As lojas físicas, em sua maioria, têm quantidades de produtos mais limitados, não dando tantas opções para o cliente que pode acabar não encontrando o que deseja. Claro que há casos e casos.
Loja Online
Nas lojas online é possível vender uma quantidade e diversidade de produtos muito maiores. Embora seja importante ter um nicho bem definido, as oportunidades são indiscutivelmente maiores.
Além disso, com um clique seu potencial cliente tem acesso a todos os seus produtos, informações, tamanhos, detalhes e muito mais. Ele poderá escolher, comprar e receber o produto sem precisar sair de casa.
Conclusão
Ainda é comum que muitos clientes tenham dúvidas, desconfiança e medo de comprar pela internet, o que pode acabar sendo um problema para muitos negócios.
Mas para tudo há um jeito. Neste caso, investir em um atendimento diferenciado, tendo um ótimo canal de atendimento onde o cliente tenha um bom suporte, um local para reclamar, pedir informações e muito mais, é fundamental.
E se você tem uma loja online, mais do que nunca é preciso se preocupar com o atendimento que seu cliente receberá e com a experiência que ele terá.
Caso ainda esteja em dúvida sobre ter uma loja física ou loja online, saiba que você também não precisa escolher uma única modalidade e que ambas podem ser utilizadas como formas complementares, gerando ainda mais resultados para o seu negócio.
Mas caso você acredite que precisa fazer uma escolha, a minha dica é que você analise e avalie o custo benefício, vantagens e desvantagens de uma loja física e de uma loja online para identificar o que é melhor para o seu negócio.
Agora me diga, você conseguiu entender os benefícios de ter uma loja física ou uma loja online? Ficou com alguma dúvida? Escreva aí nos comentários e não esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos.