Se você tem uma loja, seja ela física ou digital, precisa investir energia na hora não apenas de atrair, mas também de fidelizar clientes. Quer saber como fazer isso de maneira efetiva, para potencializar ainda mais seus lucros? Então esse é o post certo para você.

Porque é importante fidelizar seus clientes?

Todo empreendedor sabe da importância de conquistar novos clientes e atrair pessoas interessadas para o seu negócio. No entanto, essas proporções são bem menores quando falamos na fidelização dos mesmos.

Mas porque muitos empreendedores ainda não se deram conta de que fidelizar é fundamental para ter um negócio de sucesso? Na verdade, eu não sei.

O que eu posso te dizer é que fidelizar clientes deve ser uma de suas principais preocupações sim. Você talvez não saiba, mas a verdade é que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Entende agora porque eu digo que fidelizar clientes deve ser uma das suas principais preocupações? E esse é apenas um motivo, no meio de muitos outros. 

Além de custar menos para você, tanto em dinheiro e tempo, quanto em energia, é muito simples. Basta você saber COMO fazer isso da melhor maneira no seu negócio.

6 dicas para fidelizar clientes na sua loja física

Bom, se você tem uma loja física, eu tenho aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar ações para fidelização de clientes.

Ame o que você faz

Quando você entra em uma loja e é bem atendido, por alguém que realmente tem prazer naquilo que está fazendo, isso não muda toda a sua experiência? Pois então…

E acredite, seus clientes sentirão quando forem bem atendidos e mais: isso contará pontos para que ele não apenas volte a comprar de você, como também indique sua loja para outras pessoas.

Então realmente tenha brilho no olho na hora de vender e atender seus clientes. E sempre lembre-se de deixá-lo confortável, nada de ser aquele tipo de vendedor grudento que não larga do pé, certo? Faça com que seu cliente, quando estiver na sua loja, sinta como se estivesse em casa. Essa é uma sacada de sucesso! 

Tenha o contato dos seus clientes

Ter formas de contato com o seu cliente é muito importante para fidelizá-lo e “estreitar” os laços. Afinal, é sempre bom de vez em quando lembrá-lo de que você está ali.

“Mas o que eu vou fazer com os contatos deles, Alê?

Bom, a partir do momento que você tem o telefone dos seus clientes, por exemplo, várias são ações que você pode fazer, como avisá-lo de promoções, fazer ofertas exclusivas, avisá-los das novidades… E todas essas ações contam pontos na hora de trazê-lo de volta para a sua loja.

Quanto mais você fizer com que ele realmente sinta-se exclusivo, maiores são as chances de que ele realmente volte a comprar de você. Afinal, é normal de nós humanos gostarmos de nos sentirmos especiais, não é mesmo?

Ofereça um espaço diferenciado

Como eu disse na primeira dica, é sempre bom fazer com que seus clientes sintam-se em casa quando estiverem na sua loja. Sendo assim, inove e busque criar um espaço diferenciado e acolhedor para recebê-los.

Outro ponto que conta muito, por mais doido que pareça, é ter wifi e servir cafezinho na sua loja. Sei que parecem coisas simples, mas sim, podem impactar na hora de fidelizar e reter clientes.

Tenha variedades

Quer um motivo melhor para fazer suas clientes voltar a sua loja, do que estar sempre oferecendo novidades quentinhas?

Se você tiver uma loja que está sempre atenta aos gostos dos seus clientes e inovar na hora de comprar e divulgar seus produtos, isso com certeza fará a diferença. Até porque seu cliente saberá que “está na hora de dar uma passadinha”, porque você sempre terá novidades.

Forma de pagamento diferenciada

As formas de pagamento são, sem dúvidas, um atrativo para muitos clientes. Quem nunca deixou de comprar em um lugar porque o outro oferecia um desconto maior à vista? Ou ainda, permitia um parcelamento maior e sem juros?

Não estou dizendo que você precise, necessariamente, apostar em algumas dessas opções acima. Mas suas condições de pagamento devem sim ser bem pensadas, pois tem o poder de atrair ou afastar seus clientes. Então escolha com sabedoria.

Cartão fidelidade

Uma técnica nada nova, mas com resultados surpreendentes, é o já conhecido cartão fidelidade. Basicamente, funciona assim: a cada “x” peças, “x” compras ou “x” reais gastos na sua loja, seu cliente ganha um brinde especial.

Você pode diversificar nesse brinde, para criar algo que seja realmente atrativo. Isso manterá seus clientes engajados e motivados para uma próxima compra, com o objetivo de alcançar o prêmio final.

6 dicas para fidelizar clientes na sua loja online

Como eu disse, tanto em lojas físicas quanto em lojas online é importante fidelizar seus clientes. E a verdade é que as ações são bem parecidas em ambos os canais, cada uma com suas particularidades, mas sempre mantendo o foco total no cliente. No entanto, tem algumas dicas específicas que eu gostaria de dar para você.

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Tenha um posicionamento ativo

As redes sociais tem um grande potencial para quem deseja empreender e potencializar os resultados do seu negócio. Mas, para isso, é importante manter-se ativo e apostar na interação com seus clientes e potenciais clientes.

Se você mostrar que se importa com seus clientes, está disposto a ajudá-lo e oferecer um retorno rápido, não apenas ele, mas as outras pessoas também notarão isso, o que somará pontos para você.

A verdade é que nós, como consumidores, sabemos que todos gostam de receber um tratamento diferenciado. Então porque não investir nisso também nas redes sociais?

Seja acessível

Oferecer para seus clientes diferentes opções de contato com a sua loja é um diferencial que contará muito tanto na hora de vender mais, quanto na hora de fidelizar clientes. Até porque: você dará um retorno rápido tanto para quem quer saber mais sobre seus produtos, quanto para quem teve algum problema e precisa de uma solução.

Para te ajudar a dar respostas mais rápidas, você pode automatizar algumas etapas do seu atendimento. No entanto, sempre tenha uma parte humanizada, para garantir que o seu cliente não sairá se sentindo engajado e/ou infeliz.

Segmentação

Assim como na loja física, fazer com que o seu cliente se sinta exclusivo é um diferencial e tanto. Por isso, aposte nas funcionalidades das redes sociais para fazer com que as ofertas certas cheguem aos clientes certos.

Você pode fazer isso através de ofertas segmentadas, anúncios, lista de transmissão no WhatsApp, entre outros.

Se você for assertivo e saber do que seus clientes gostam e do que se interessam (tenha um histórico de compras), terá mais chances de oferecer a ele os produtos certos e, com isso, fazer com que ele volte a comprar de você.

Ofertas e condições exclusivas

Como eu já disse, as opções de pagamento e parcelamento contam pontos na hora de atrair, reter e fidelizar clientes. E, por isso, devem ser bem pensadas. Principalmente no meio online, onde muita gente ainda tem receio de comprar e pesquisam muito antes de fazer fechar um pedido.

Além disso, também ofereça ofertas exclusivas para aqueles que já compraram de você, como: frete grátis na próxima compra, um desconto de “x%” na segunda compra, entre outras ações que aumentarão as chances de que o seu cliente volte a optar pela sua loja.

Aposte em remarketing

Remarketing talvez não seja um termo conhecido para você, mas não tenho dúvidas de que você sabe o que é isso…

Sabe quando você compra de uma loja e/ou está procurando por um produto e, do nada, ele começa a aparecer para você em todo lugar, como se estivesse te perseguindo? Isso é remarketing. E é uma estratégia eficiente para adotar na sua loja online.

Essa estratégia tem a capacidade de aumentar suas vendas, entre outras vantagens, como facilitar que você corresponda ao interesse das pessoas por alguma coisa da sua loja de moda online ou até mesmo recupere aquelas pessoas que “abandonaram” o carrinho de compras.

Pós-venda

Esses dias eu fiz o pedido em uma loja online e, depois de algum tempo, recebi uma ligação no meu telefone perguntando se estava tudo certo com o meu pedido, se a entrega tinha sido boa e me pedindo um feedback sobre o produto.

Isso me encantou. E ver que tem negócios realmente preocupados com a experiência do cliente e investindo em fidelização, como foi o caso, mostra que há empreendedores já de olho na importância de tudo isso.

E, no momento que você faz isso, você diz para o seu cliente “Ei, eu estou aqui e eu me importo” e mais, mostra que, se ele teve qualquer problema ou descontentamento, você está ali para ajudá-lo. E, na hora de fidelizar clientes, isso conta muito.

E você, gostou desse conteúdo? Já investe na fidelização de clientes? Me conta aqui quais estratégias você mais usa. E também aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas, através das suas redes sociais.

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