O grande medo de muitos lojistas é a logística reversa. No entanto, não precisa ser assim, se a sua loja estiver preparada.
O cliente recebeu o produto mas não gostou, quer desistir ou não serviu. E agora?
Se ainda não aconteceu com você, pode esperar, porque uma hora ou outra, vai acontecer (e é bem comum, inclusive).
E é nesse momento que entra no desafio: quando o cliente precisa fazer a troca ou a devolução do produto, mas não encontra um bom suporte da empresa, isso pode fazer com que ele nunca mais volte a comprar de você – tampouco te indique.
Por outro lado, se você tem planejamento de logística reversa e surpreende seus clientes com uma ótima experiência, facilitando a troca e até mesmo devolução, isso conta pontos para você.
Entenda a logística reversa, em poucas palavras
Logística reversa de moda é quando o consumidor precisa fazer com que o produto comprado volte para você, lojista.
Isso pode acontecer quando o mesmo não gosta do produto, desiste da compra ou precisa trocar o tamanho/modelo.
Quando falamos de compras online, vale lembrar que todo consumidor tem o direito de, até 7 dias após o recebimento do produto, querer o cancelamento e o reembolso do mesmo.
Sendo assim, você precisa pensar em uma forma segura e benéfica, tanto para você quanto para o seu cliente, de que o produto faça o caminho de volta.
É exatamente neste ponto que entra a logística reversa de trocas e devoluções.
4 momentos onde a logística reversa é “ativada”
Pode ser que hoje você entenda que ter uma logística reversa não é uma necessidade para o seu negócio, mas é.
Uma hora ou outra, você irá lidar com alguma das situações abaixo e, ter um plano de logística reversa vai facilitar as coisas para você, sem comprometer seus lucros e a experiência do seu cliente.
Produto com defeito
Quando um cliente recebe um produto com defeito, há a necessidade e o desejo pela troca.
Ás vezes, um pequeno probleminha na costura, que sequer é perceptível, pode fazer com que o cliente queira devolver o produto.
Seja para reembolso ou para troca, quando você tem uma logística reversa, fica muito fácil proceder para que esse problema seja resolvido.
Comprou e não serviu
Ter todos os detalhes, como tamanhos e medidas de cada peça, é importante para que a venda aconteça com mais segurança e o seu cliente compre o tamanho certo.
No entanto, cada corpo é um corpo e, ás vezes, mesmo tomando todos os cuidados com as medidas, o produto pode acabar não “caindo bem”.
Nestes casos, também há a necessidade de trocar ou devolver o item. E, novamente, você ativa a logística reversa e tudo fica bem.
Produto errado
Confesso que nunca recebi nenhum produto errado comprando online, mas já vi inúmeros casos em que esse problema aconteceu.
Somos humanos e todos podemos cometer erros. Mas, se você tem uma logística reversa, esse erro não vai custar um “rombinho” no seu orçamento. Afinal, você estará preparada(o)!
Arrependimento de compra
Outro motivo que pode fazer com que você utilize a logística reversa é quando ocorre o arrependimento da compra e o cliente deseja cancelar. Como falamos anteriormente, todo cliente tem esse direito dentro do prazo de 7 dias a partir do recebimento do produto.
Sendo assim, novamente, você ganha pontos se estiver preparada para essas situações.
Gestão de Negócio de Moda – Venda Todo Dia!
Quando você trabalha com vendas online, é preciso ter uma política de troca e devolução. E a logística reversa é uma opção para que isso aconteça sem prejudicar tanto os seus lucros.
Mas, além disso, é preciso ter estratégia para que as vendas continuem acontecendo dia após dia.
Para ter minha orientação completa para a criação, gestão e crescimento do seu negócio de moda, clique aqui e conheça o FashionMidias, meu curso mais completo – um verdadeiro guia para lojistas de moda.
Este treinamento é baseado em 8 pilares que todo negócio de moda precisa para bombar no online:
- Público-alvo e nicho de mercado;
- Passo a passo para deixar sua loja pronta;
- Gestão do seu negócio;
- Como fazer compras de maneira estratégica (e evitar a bola de neve do estoque parado);
- Redes Sociais para Negócios;
- Criação de conteúdo;
- Estratégias poderosas de vendas;
- Relacionamento, pós-venda e fidelização de clientes.
São mais de 144 aulas e um conteúdo completo que tudo que um lojista de moda precisa saber e fazer.
Clique aqui e garanta sua vaga.
Leia mais: