Uma das grandes “modas” da atualidade nos perfis de negócios do Instagram, é realizar uma live provador. Talvez essa seja uma maneira mais didática de apresentar um produto para os seguidores de forma natural e instantânea.

Quando falamos de venda de moda online, essa é uma ótima estratégia para usar e abusar no seu negócio. Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura!

O que é “Live Provador”?

Uma live provador nada mais é do que um provador online, onde você irá realizar durante uma live para os seus seguidores mostrando seus produtos. Você pode fazer isso vestindo, com modelos, ou até mesmo mostrando seus produtos em manequins ou outros cenários.

Mas a estratégia de fazer uma live provador é basicamente inspirada em apresentar um produto seu no espelho para o seu público. Ou seja, você está simulando que está na sua loja, mostrando o produto para alguém, detalhando, fazendo combinações e etc.

Sendo assim, live provador é um meio de divulgar o seu produto e fazer mais vendas através de um recurso super importante e rentável do instagram: as lives.

Você já deve ter visto muito disso pela internet, através de blogueiras, lojistas ou aquela sua amiga que frequentemente posta fotos com looks de loja. Pois bem, isso é exatamente um provador.

Por que fazer uma Live Provador?

Bom, pode parecer besta a resposta, mas é porque sim. Uma das razões é que cerca de 37% dos consumidores online abandonam suas compras por não terem acesso às informações que eles querem sobre um produto.

Ou eles tem dúvida sobre a peça, caimento, combinações… E não compram. E essa estratégia entra justamente para te ajudar a quebrar essa objeções que estão dificultando que a venda aconteça.

Por exemplo, um cliente seu entra no perfil da sua loja e vê uma foto de um produto que gostou. Na sequência, o cliente procura por informações como tamanho real da peça, caimento, tecido e combinações, mas não encontra. 

O que você acha que o cliente irá fazer, comprar ou desistir?

Pois então, só esse pequeno exemplo já uma inspiração para fazer uma live provador no seu negócio. Através desse tipo de divulgação, você irá conseguir tirar as dúvidas dos seus clientes em tempo real, contribuindo para que a venda do produto aconteça. 

Visto isso, vamos ao que realmente interessa. A seguir, confira algumas dicas que eu separei para arrasar na sua live provador!

1 – Analise seu estoque e defina suas peças

O primeiro passo para realizar uma live provador, é analisar o seu estoque e definir as peças que você irá mostrar durante a live, para ser tudo bem organizado. Afinal, durante uma live provador tudo deve acontecer conforme o seu planejamento.

Então, a primeira coisa a fazer é analisar o seu estoque e separar quais serão as peças que estarão no foco da sua divulgação.

Essa parte é bem simples de se fazer, pois você só terá o trabalho de analisar o que o seu estoque pode oferecer para os seus clientes. Porém, acima de tudo, seja específica nos produtos que você deseja divulgar durante essa apresentação.

2 – Abra uma caixinha de perguntas para seus clientes

Caso esteja passando por dificuldades em selecionar as peças que deseja divulgar para o seu público, abra uma caixinha de perguntas para os seus clientes no Instagram. 

Dessa forma, você pode colocar na caixinha uma pergunta simples sobre algum produto seu. E, além disso, aqui você também já pode responder às dúvidas dos seus seguidores sobre determinado produto que foi questionado.

Abrir uma caixinha de perguntas para o seu público pode ser uma grande sacada, pois você terá em mãos as informações que precisa ter sobre determinado produto na elaboração da sua live provador.

3 – Agende o dia da Live Provador

Neste terceiro tópico, é a hora em que você terá que analisar muito bem a sua agenda para agendar o dia da sua live provador. É bem importante que seus clientes (seguidores) participem da escolha desse dia e horário, afinal, eles são seu público principal!

Nesse momento, eu aconselho que você agende o dia da sua live provador com no máximo uma semana de antecedência. Após isso, você já pode partir para a divulgação de posts e stories para promover a sua live.

Uma sacada boa aqui nesta parte, é inserir um contador de tempo no story que irá divulgar a sua live provador. Sendo assim, publique todos os dias que você está trabalhando para realizar uma live provador para seus seguidores.

4 – Separe as peças e experimente os looks

Neste quarto tópico, chegou a hora de você separar as peças definitivamente as quais você irá usar na sua live provador, de acordo com a análise de estoque que você fez no item 1.

Neste momento, não esqueça de experimentar todos os produtos que foram solicitados na caixinha de pergunta (lá no segundo tópico), para evitar deixar seus seguidores chateados com você.

Lembre-se de escolher as peças que você acha que devem ser divulgadas na sua live provador. 

Além disso, eu aconselho que você evite usar aquelas peças que são muito difíceis de se colocar para evitar problemas durante a sua live provador.

5 – Prepare o cenário

Agora está na hora de você preparar o cenário. Aqui, eu já deixo avisado que você deve fazer isso de forma antecipada, para tudo sair de acordo com o planejado.

Coloque a posição do seu celular em um local que ele consiga captar uma boa iluminação do ambiente, caso você esteja sozinha.

Outra coisa, eu indico você colocar uma arara com os looks já todos separadinhos, para a live provador se desenrolar com mais dinâmica, sabe?

Nesta parte, você pode usar a sua criatividade para elaborar um cenário aconchegante para os seus seguidores sentirem que realmente estão em um provador físico.

6 – Relembre a data da Live Provador

Este tópico está automaticamente ligado com o terceiro tópico. Relembrar a data da sua live provador será algo de suma importância no seu negócio.

Assim como já dito, invista em posts e stories que relembre aos seus seguidores que dia x terá a sua live provador.

Aproveitando esse momento, não deixe de colocar a caixinha de pergunta para os seus clientes indicarem algum produto que gostariam de ser visto durante a sua live provador.

E, acima de tudo, chame a atenção das pessoas para que elas convidem seus amigos para estarem presentes durante a sua live provador.

Visto isso, relembre sempre a data da sua live provador.

7 – Comece a live falando do look

Aqui é uma particularidade minha: começar a live falando de algum look que tenho em mãos. Uma dica é começar a live já com o primeiro look que você escolheu.

Assim você já começa a sua live falando de imediato sobre o primeiro look que você tem em mãos e vá conversando com a sua audiência sobre a peça.

Durante essa primeira apresentação, certamente você já terá ganhado a atenção da sua audiência, então vá desenrolando um papo com eles.

Mostre alguns detalhes da peça devagar e vá tirando as dúvidas que os seus seguidores têm sobre o produto. E, acima de tudo, relaxe. Evite ficar nervosa nessas horas, afinal de contas, você estará no local do seu negócio e não há necessidade de ficar nervosa na frente da câmera.

No lugar do nervosismo, coloque o seu foco em mostrar as diversas maneiras que seus clientes podem utilizar aquela peça que você está mostrando.

Invista um tempo da live provador para detalhar o produto, interagir com o público e tirar suas dúvidas.

8 – Faça chamada para ação de venda

No momento que a sua live provador estiver chegando ao fim, não deixe de fazer uma chamada para alguma ação de venda da sua loja.

Por exemplo, neste tópico, eu aconselho que você use o Direct do Instagram ou algum link que vá direcionar ao WhatsApp do seu negócio.

Essa ação de venda, pode fomentar o seu cliente a garantir aquele look que você está mostrando para o público naquele exato momento.

Então aqui nesta parte, se você tiver alguém para te auxiliar nesse momento, será perfeito! Mas caso não tenha, peça para que seu público tenha paciência e que você irá atender todo mundo da melhor maneira possível!

Workshop Instagram para Venda de Moda

Quer aprender a usar todas as ferramentas e funcionalidades do Instagram para tornar o seu perfil mais atrativo e estratégico para vender mais? Eu posso te ajudar!

As estratégias por trás de posts e stories para vender moda todos os dias estão a um clique de você!

Se interessou? Quer fazer parte do meu Workshop de Instagram para Venda de Moda e começar a lucrar? Garanta sua vaga clicando aqui

Não se esqueça de compartilhar esses conteúdos com outros lojistas que possam se interessar. Caso tenha alguma dúvida ou outras dicas para compartilhar, entre em contato com contato@vendamodaonline.com.br

Continue lendo: