Você tem um negócio de moda e quer aproveitar o poder do Whatsapp para vender mais. Até aí, tudo certo. Mas na hora de escolher entre Lista de Transmissão ou Grupo de WhatsApp, o que é melhor? Aí surge a dúvida. Acertei?

Primeiro de tudo, o melhor é sempre o que funciona melhor para o seu negócio. Ou seja, é preciso testar.

Entretanto, vou colocar aqui neste post a minha opinião e os prós e contras de cada opção. Se você quer saber mais antes de decidir, vem comigo!

Lista de Transmissão ou Grupo de WhatsApp: minha opinião!

Se você me acompanha, já me ouviu falando muito sobre esses assuntos, pois é uma dúvida muito frequente na minha caixinha de perguntas.

Contudo, eu particularmente não indico que você use grupos, pela série de “problemas” que podem acabar gerando, como entrar concorrentes, clientes reclamando, e por aí vai…

“Ah, mas eu posso silenciar o grupo”, até pode, mas isso não vai impedir seus concorrentes de entrarem para roubar dados de clientes que se interessam pelos seus produtos.

De qualquer forma, seja Lista de Transmissão ou Grupo de WhatsApp, todos tem suas vantagens e desvantagens. E é sobre isso que vamos falar agora.

Lista de Transmissão ou Grupo de WhatsApp: Prós e Contras

Lista de Transmissão

Tanto os grupos quanto às listas de transmissão são ágeis em entregabilidade de mensagens. No entanto, com a lista você consegue trabalhar a sensação de exclusividade.

Ou seja, você escreve uma mensagem e faz com que o seu cliente sinta que você escreveu especialmente para ele. Essa é uma maneira, inclusive, de gerar conexão, proximidade e também de fidelizar clientes.

Além disso, as listas permitem que você segmente os usuários por gostos, sexo, idade, tamanho, interesse… E por aí vai. Assim você consegue enviar a mensagem certa para a pessoa certa, tendo muito mais chances de acertar na sua comunicação.

Após enviar a mensagem, você ainda terá a possibilidade de dar um retorno individual a cada cliente, respondendo todas as dúvidas e sugestões num lugar mais particular, e não onde todos vejam, como acontece com os grupos.

A desvantagem da lista de transmissão é que só recebe quem salva seu contato. E para que as pessoas desejem receber seus conteúdos, eles tem que ser úteis, segmentados por interesse e de qualidade!

Por outro lado, isso garante que quem recebe suas mensagens é porque realmente tem interesse no que você  vende. E, assim, suas chances de ser bloqueado ou marcado como spam são muito menores.

Dica: separe sua lista de transmissão de maneira estratégica, por exemplo, clientes novas, clientes vips, por tamanhos e/ou gostos, e assim por diante… Depois fica mais fácil de escolher as ofertas e mensagens que irá enviar para cada uma!

Grupos de WhatsApp

Na teoria, os Grupos parecem mais simples e prático: o cliente em potencial entra lá e passa a receber as mensagens e pronto, se quiser comprar, ele compra. Mas não é bem assim!

Como disse, eu particularmente não indico grupos, pois mesmo que silenciados já vi muitos casos de concorrentes entrando em grupos para roubar dados de clientes. Se o grupo é aberto a coisa pode ser ainda pior…

Já vi casos de clientes que começaram a reclamar da marca dentro do grupo da mesma e isso gerou o maior alvoroço e, claro, vendas perdidas.

Por outro lado, também tem suas vantagens. Se os clientes veem que há outros comprando e se interessando pelas peças, isso desperta o desejo de compra (o famoso efeito manada).

Da mesma forma, se lá dentro tem depoimentos positivos de clientes satisfeitos, isso também vai gerar mais confiança e facilitar para que a venda aconteça.

No entanto, como não é possível controlar se os comentários serão positivos ou negativos, melhor não arriscar.

Na minha experiência, grupos de WhatsApp funcionam melhor para relacionamentos pessoais, para familiares e amigos (e olhe lá, né? rsrs). Mas, se tratando de posicionamento profissional, pode não ser uma boa.

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Agora que você já sabe os prós encontras é hora de escolher: Lista de Transmissão ou Grupo de WhatsApp? É com você!

No entanto, independente da sua escolha, você precisa ter seu link personalizado do WhatsApp, para usar em lugares estratégicos como a bio do Instagram.

A boa notícia é que é muito fácil criar o seu: Clique aqui e crie o seu link de WhatsApp gratuitamente, em poucos segundos!

E, enquanto você estrutura seus próximos passos e as suas estratégias para aumentar seus resultados através do WhatsApp, eu um material para te ajudar, onde você encontra modelos prontos de mensagens de atendimento ao cliente, recuperação de boleto e outros.

Para baixar gratuitamente esses modelos, é só clicar aqui.

Depois é só personalizar esses modelos e alinhar à sua comunicação e pronto, sair usando!

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