Saber como escrever boas legendas para instagram é tão importante quanto fazer uma boa foto para publicá-la.

Afinal, de nada adianta uma bela foto e a legenda vazia ou só com uma emoji. 

Se tenho um conselho para dar é: não cometa esse erro, pois a probabilidade de você não vender na legenda para Instagram será grande. 

Postar uma foto sem legenda é como fazer algo pela metade. Por isso, este artigo vai te ensinar como elaborar boas legendas para Instagram. 

Você aprenderá a elaborar legendas QUE VENDEM e chamam MUITA ATENÇÃO! 

Em busca do bê-a-bá das legendas para instagram

Mas, qual a função da legenda na postagem? O que ela faz? Para o que serve?

Aos iniciantes,que desejam saber de verdade a finalidade de criar uma legenda para instagram, é simples. 

Basicamente, ela serve para comunicar, em forma de texto, alguma mensagem ao seu público-alvo

É claro que, antes disso, é preciso saber exatamente para quem está escrevendo, a melhor linguagem para a comunicação, a estratégia de postagens e entender as necessidades de quem assiste.

E o principal: o verdadeiro objetivo da mensagem que você quer passar. Quem você deseja atrair? Pense nisso!

Então, é fundamental existir um conteúdo que faça uma ponte com a imagem, que gere atração e desperte o desejo de compra.

Metaforicamente, a imagem é como se fosse um início de namoro. Você olha, fica apaixonada pela imagem e acaba parando para ler. 

E o que estiver escrito para a sua potencial cliente é que vai ganhar, ou não, o coração dela!

Pois é esse o momento de conversar com a audiência para convencê-la da sua mensagem e da qualidade do seu produto. 

Preste atenção em cada dica que está aqui. São valiosas para que você atinja o sucesso nas suas postagens e arrase nas redes sociais. 

A fonte da riqueza está na sua própria audiência, por isso ouça-a sempre!

A grande sacada para ter ideias de criação de conteúdo a ser publicado nas redes sociais do seu negócio de moda, é que você tenha o hábito de ESCUTAR a sua audiência. 

A partir disso, procure responder as principais dúvidas das suas clientes usando as suas postagens e uma boa legenda.

E porque estou dizendo isso? Porque cliente com dúvida NÃO compra!

Cliente que tem dúvida, provavelmente NÃO tem confiança no que você está vendendo.

Um conselho que vai te ajudar a organizar as dúvidas que virarão conteúdos, é anotar tudo em um caderninho ou  planilha de excel, para consultar facilmente quando você desejar.

Então, ANOTE TUDO!

Por exemplo: cliente tá na dúvida se o tecido marca? Faz vídeo mostrando detalhes de como fica a peça no corpo!

Se uma pessoa tem dúvida, por mais “boba” que ela pareça ser, crie um conteúdo respondendo sobre isso e poste para toda a sua audiência!

A dúvida de um sempre pode ser a de outros. Lembre-se disso!

5 dicas para criar legenda atrativas para o Instagram do seu negócio de moda

Vejo diversas fotos postadas sem nada de legenda, ou então um simples emoji de coraçãozinho!

Quando vejo isso, chega a dar uma dor no coração rsrs.

Na verdade, uma parte de mim fica até feliz por saber que tenho muito trabalho pela frente. 

Mas, como você viu, assim como a imagem, o texto também é muito importante na hora das vendas online.  

Portanto, lembre-se: o conjunto da obra mostra a essência da sua marca. Capriche em todos os aspectos e principalmente na legenda para instagram!

#1 – Use a criatividade para chamar atenção 

Não só a imagem da postagem precisa ser pensada visualmente. O texto também deve ser, porque as pessoas estão cada dia mais preguiçosas para leitura.

A legenda para instagram tem que ser aquela que chame atenção da sua cliente e ao mesmo tempo faça com que ela localize a informação que tem a necessidade de ser passada. 

O texto da foto é a sua própria voz que deve “entrar” na cabeça do cliente. É o diálogo entre a sua marca e o seu cliente. É sobre ele, não sobre você. 

#2 – A formatação também merece cuidados especiais

A formatação ou diagramação consiste na organização dos parágrafos. 

Insira espaços entre os parágrafos com pontos ou use aplicativos que te auxilie nisso, já que o instagram em algumas ocasiões não separa automaticamente.

Essa estruturação que fica visualmente mais organizada, é essencial para que quem passe os olhos rapidamente pela postagem capte que existe um cuidado a mais.

Uma dica de ouro que pode te ajudar é utilizar o caracter invisível para pular linhas no Instagram.

Para utilizá-lo basta copiar o espaço ENTRE as setas (não copie as setas, apenas o espaço entre elas), aqui: >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<

Depois é só pular a linha normalmente e colar esse caracter invisível no espaço entre elas. Vai funcionar como se fosse um “enter”.

#3 – Está liberado o uso de emojis

Alguns emojis são tão lindinhos, não é mesmo? Não se prive deles!

Utilize emojis para destacar e dar um pouco mais de vida na sua legenda. Isso ajuda também na hora de chamar atenção e realizar mais vendas.

Eles também podem ser utilizados para separar os itens das informações importantes do texto.

Nos meus posts no instagram, por exemplo, empre busco usar emojis no início das frases. E é claro, uso aqueles que tem relação com o conteúdo em si. 

Veja um exemplo abaixo:

Esses ícones são excelentes para deixar o post com ar de leveza! Por isso, jamais esqueça de usar.  

#4 – Induza o seu público para ação

Já ouviu falar em Call To Action ou CTA? Saiba mais aqui

São “botões” de ação, ou seja, links ou orientações que levam as clientes a realizar ações ou palavras que orientem, como “saiba mais” ou “acesse agora”. 

É uma maneira de induzir o público a interação, resposta ou que ele clique em algum link deixado por você, assim resultando em engajamento

Exemplos: clique aqui, comente a sua sugestão, marque aquele @. 

Inconscientemente, você estimula a pessoa a responder, de forma leve, descontraída e amigável. 

A performance do post melhora, pois o instagram entende que várias pessoas estão interagindo e por isso merece ser mostrado para muitas outros usuários.

Insista, pois uma hora com certeza vai funcionar!

#5 – Selecione hashtags que conecte ao tema do post

As famosas hashtags devem ser muito valorizadas também. Afinal, ela tem um papel importante na hora de fazer com que o seu cliente em potencial, aquele que tem interesse pelo que você fala e vende, encontre o seu negócio.

Portanto, use hashtags que tenham haver com o tema do post. 

Além disso, nem pense em usar as que são muito grandes, em inglês ou muito genéricas. Elas não vão influenciar em nada seus resultados!

Por último e não menos importante. Coloque as hashtags no primeiro comentário, pois ficam mais bonitas e não causam poluição visual na legenda.

Acho que agora você já está pronta para criar as melhores legendas, para converter mais vendas e deixar o seu instagram muito mais atrativo.

Agora me fala, o que você achou deste artigo sobre como postar legenda para instagram? Comente aqui a sua opinião. O seu feedback é muito importante!

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