Ter um negócio de moda de sucesso é muito mais do que criar apenas uma conta no Instagram e esperar que um milagre aconteça.

Para vender todos os dias, você precisa de estratégia, de um plano de ação que funciona.

Sabe qual é grande segredo? Conhecer o seu público e entender que eles se dividem em dois grupos: os conscientes e inconscientes.

Quando você entende esses conceitos, aliado à uma estratégia de Funil de Vendas, você sabe exatamente o que precisa para transformar seus seguidores em clientes. E isso envolve toda uma preparação, um passo a passo!

Se esses conceitos são novos para você, fica comigo neste conteúdo que eu vou te explicar mais sobre esse assunto e você vai descobrir estratégias importantes que precisa colocar em prática.

Entendendo o Funil de Vendas

Um funil de vendas é um modelo estratégico baseado na jornada do consumidor, desde o momento que você atrai um potencial cliente, até o momento de torná-lo cliente.

Resumidamente, esse funil é baseado em 5 etapas, sendo elas:

  • 1 – Atração
  • 2 – Interesse
  • 3 – Desejo
  • 4 – Ação (Compra/Venda)
  • 5 – Pós-venda (ou fidelização)

Quando você entende como funcionam essas etapas, na prática, consegue aplicar no seu negócio estratégias para que o seus potenciais clientes avancem até se tornarem, de fato, clientes.

Ter um funil de vendas desenhado e ativo no seu negócio é o segredo para vender muito e todos os dias.

Sendo assim, se você quer ter um negócio de moda de sucesso e que cresça dia após dia, precisa colocar essas ações em prática.

Caso contrário você vai apenas gerar conteúdo e compartilhar postagens sem estratégia. E assim não tem milagre que resolva…

Pode até ser que você faça uma venda ou outra, mas para ter resultados realmente expressivos, você precisa ir além

Os 2 Tipos de Clientes do Seu Negócio

Agora que você já foi brevemente apresentada ao conceito de funil de vendas, vamos avançar…

Vamos dividir seus clientes em dois grupos: consciente e inconscientes.

Clientes Conscientes

Esse grupo de clientes são minoria no seu negócio.

É aquele público que já está “quente”, ou seja, preparado para comprar.

Ele já sabe o que quer, já pesquisou, já estão buscando um produto específico. Eles já estão no fundo do funil, que é a etapa 4 (ação).

Ou seja, esses clientes já sabem o que desejam e tudo o que você precisa fazer é prestar um bom atendimento, falar sobre uma oferta irresistível e fechar a venda.

Clientes Inconscientes

O segundo grupo de clientes são os inconscientes, que é a grande maioria dos consumidores que estão no mercado.

Esses clientes estão lá no topo do funil, nas etapas inicias de atração, interesse e desejo.

Basicamente, são pessoas que não estão procurando nada específico, simplesmente estão no Instagram rolando o feed, olhando as lojas, posts de amigos, fofocas, passando o tempo…

Isso significa que você tem um trabalho a mais para fazer com esses consumidores, para que eles se transformem, de fato, em clientes.

Jornada do Consumidor: transformando seu público em cliente

Chegamos a um momento chave!

Agora você já tem uma ideia do que é um funil de vendas, já sabe que o seu negócio tem dois tipos principais de clientes, então é hora de usar esse conhecimento ao seu favor.

Como você viu, fechar uma venda quando o cliente é consciente é bem mais fácil. A venda está praticamente feita.

No entanto, você precisa de estratégia para transformar o seu público inconsciente em clientes.

Para isso, você vai precisar atrair o olhar desse público (que está ali só rolando o feed do Instagram), para fazer com que comecem a prestar atenção no seu negócio e queiram seguir você.

Use a jornada do consumidor ao seu favor, pensando no caminho que você precisa percorrer com esses clientes. Veja abaixo:

  • Passo 1: Gerar conteúdo de valor, para atrair a atenção desse público (dê dicas de como usar suas peças, looks para ocasiões específicas, combinações que funcionam bem juntas, versatilidade das peças, etc.).
  • Passo 2: Gere credibilidade, para que o seu público tenha confiança no seu negócio. Isso pode ser feito divulgando posts de bastidores, de feedbacks de clientes, de você enviando suas mercadorias, etc.
  • Passo 3: Crie conexão e gere proximidade. Apareça nos stories, mostre quem está por trás da sua marca e até mesmo tenha um destaque para isso.

Basicamente, estes são os três passos iniciais.

O tipo de conteúdo certo vai chamar a atenção dos seus potenciais e fazer com que te sigam e, depois, se interessem pelos seus produtos.

Com tudo isso, o que eu tenho para te dizer é: a venda é um PROCESSO!

Quando você conhece e segue esse caminho, sem pular etapas, faz com seus potenciais clientes avancem na jornada de compra, até que se tornem conscientes (preparados para comprar).

O Conteúdo Certo Vai Te Levar Ao Sucesso

Qual é o segredo de quem vende todos os dias?

É exatamente entender como funciona esse funil de vendas, entender que existem diferentes tipos de clientes e que é preciso gerar o conteúdo certo para cada um deles, para que avancem na “jornada do consumidor”.

Por isso, você tem que estar constantemente atraindo mais potenciais clientes para o seu Instagram. E também entender que a todo momento tem pessoas novas chegando.

É por isso que o seu conteúdo é tão poderoso e precisa ser variado e estratégico…

Tem que ter posts de dicas, de inspiração, de produto e de venda (para as pessoas que já estão no fundo do funil e prontas para comprar), posts de depoimentos (para gerar credibilidade), e por aí vai.

E também é por isso que ter uma linha editorial e gerar conteúdo de maneira estratégica é tão importante.

Não é apenas movimentar a sua conta com um conteúdo qualquer, com uma legenda “de qualquer jeito”, é realmente aproveitar esse espaço com estratégia

É uma engrenagem que faz com que aconteçam vendas todos os dias!

Então não fique focada só em fazer posts sobre produtos e ofertas, porque esse conteúdo é para fundo de funil e é a menor parte da sua audiência… Ao invés disso, tenha um planejamento estratégico de postagens

Comece aqui

Está preparada para avançar e dominar toda a teoria que falamos aqui, na prática, para ver os resultados acontecerem?

CLIQUE AQUI e tenha todo o meu direcionamento para fazer o seu negócio crescer!

Conheça o FashionMidias, o guia completo para lojistas de moda, com mais de 140 aulas focada em teoria, prática e muitas estratégias.

Esteja preparada para ir mais longe, se diferenciar no mercado, dominar tudo o que precisa para fazer o seu negócio crescer… E veja a virada que você tanto deseja para o seu negócio.

Inscreva-se agora (vagas promocionais disponíveis!), venha ser minha aluna e tenha acesso ao meu curso mais completo + todo suporte diretamente comigo e com a minha equipe.

Estou te esperando para te ajudar a ter um negócio de moda de sucesso, que venda muito e todos os dias, inclusive se você está COMEÇANDO DO ZERO!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e/ou com outros lojistas que você conhece. Vai me ajudar muito!

Tem dúvidas sobre o FashionMidias ou gostaria de sugerir outros conteúdos para virarem pauta aqui no blog? Então envie um e-mail para contato@vendamodaonline.com.br. Vamos adorar ouvir você!

Continue lendo: