O meio digital tem transformado as maneiras de comprar e vender produtos/serviços. E, nesse processo, entender a Jornada do Consumidor é muito poderoso para o seu negócio!
É sobre isso que vamos falar nesse conteúdo.
Se você já possui ou quer abrir um negócio online, deve compreender que o jeito de atrair novos clientes mudou.
É preciso pensar em estratégias voltada diretamente para construção de um relacionamento com o consumidor.
Isso significa:
- Deixar de lado abordagens invasivas, que ignoram as vontades dos clientes; e
- levar em consideração a possibilidade de que eles nem sempre estão prontos para fechar um negócio.
Estamos falando de uma nova tendência que toma conta do mercado.
E você precisa estar atenta a isso!
Afinal, será que aquela pessoa que simplesmente viu seu anúncio pela primeira vez, está realmente pronta para se tornar um cliente?
Na maioria das vezes é possível afirmar que não.
Antes de tudo, é preciso criar um relacionamento com o seu cliente, e descobrir o caminho que você deseja que ele trilhe desde a descoberta do seu produto/serviço até a tomada de decisão pela compra.
A chamada “jornada do consumidor” é a ponte que irá levar o seu cliente diretamente a você. Quer saber como? Então dá só uma olhada neste conteúdo:
O que é jornada do consumidor e qual sua importância para os negócios?
A jornada do consumidor se refere ao processo no qual um potencial cliente se envolve até se tornar, de fato, seu cliente.
Ela também é uma ferramenta que possibilita definir, entender e visualizar em qual etapa do processo de compra o cliente se encontra.
E, assim, consiga planejar ações estratégicas para que ele avance nessa jornada, até chegar no momento da conversão (da venda!).
Para isso, é preciso estudar o comportamento do consumidor.
Você pode fazer isso partindo do mapeamento de suas atividades online como palavras-chave pesquisadas, tipo de conteúdo no qual ele demonstra interesse, seu perfil, etc.
Esses são pontos capazes de indicar se o consumidor é alguém já decidido a fechar negócio com você, ou se ele ainda sequer sabe da existência da sua marca.
E essa informação será de extrema importância para saber qual estratégia avançar, para que ele avance nessa “Jornada”.
Assim, respeitando o momento do seu potencial cliente, você consegue transmitir uma comunicação assertiva.
Da mesma forma, também consegue desenvolver materiais que supram a sua necessidade de informações e, assim, levá-lo a se tornar um cliente efetivo.
Fases da jornada do consumidor
Agora você já compreendeu o conceito de jornada do consumidor e como ela pode impactar o seu negócio.
E, para continuar, é importante entender quais são as 4 etapas da Jornada do Consumidos, para que você compreenda esse modelo estratégico, aplicado por grandes marcas.
Aprendizado e descoberta
Essa é a primeira fase da Jornada do Consumidor.
E, nesse momento, o seu potencial cliente ainda não sabe – ou não tem certeza – de que tem um problema ou necessidade.
Aqui, a missão da sua empresa é chamar e prender a atenção desse consumidor para os seus conteúdos e suas redes.
Isso será fundamental para, mais adiante, fazê-lo identificar que tem um problema e, futuramente, que a sua marca é a mais capacitada a ajudá-lo.
Para fazer isso, é importante levar em consideração que vivemos em uma época onde o conteúdo é um dos melhores meios para conquistar clientes – e fidelizá-los.
Sendo assim, você pode apostar em metodologias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para educar o consumidor.
E, no momento certo, você vai fazer com que ele avance nessa jornada e opte pela sua empresa de forma natural e espontânea.
Reconhecimento do problema
Nessa etapa o consumidor já está mais consciente e percebe que tem um problema ou oportunidade a serem explorados.
Aqui, ele já começa a identificar que precisa de ajuda!
Isso porque, a partir dos seus conteúdos da fase anterior, ele começou a compreender que há pontos que precisam ser trabalhados.
Agora, ele começa a identificar uma necessidade ou problema, que futuramente será saciada com o seu produto
É importante ressaltar que é nessa etapa que, de acordo com dados da SiriusDecisions, cerca de 70% dos cliente tende a desistir da sua empresa e procurar o concorrente.
Por isso, as respostas que ele procura podem e devem ser dadas por você.
Ou seja, crie e invista na divulgação de conteúdos capazes de esclarecer os consumidores sobre suas dores, além de mostrá-los o melhor caminho a seguir.
Consideração da solução
Após as buscas a respeito de suas inquietações o cliente acaba por reconhecer um problema e passa a avaliar soluções.
Esse é um momento muito importante para o seu negócio!
Agora você precisa começar a agir de forma mais efetiva, para que seu produto ou serviço seja considerado a melhor opção para solucionar o “problema”.
Em um mercado cada vez mais competitivo, destacar seus diferenciais será fundamental.
Para isso, aposte em uma comunicação mais assertiva.
Busque despertar o sentimento de necessidade, instigando o cliente a prosseguir na jornada de compra e a não procrastinar na resolução do problema.
Trabalhe forte o seu conteúdo, a sua comunicação e a sua abordagem, para garantir que o seu potencial cliente não procure outras soluções.
Decisão de compra
A decisão de compra do cliente é a etapa final da jornada do consumidor.
No fim de todo esse processo que falamos aqui, é o momento em que o consumidor analisa suas opções.
E, só então, ele vai escolher aquela que mais for capaz de atraí-lo e despertar confiança.
Esse estágio exige que você demonstre os diferenciais da sua empresa em relação ao restante do mercado.
Será o momento de convencer o consumidor de que sim: a sua marca é exatamente o que ele procurava e de que ele deve continuar escolhendo-a sempre.
E depois da compra?
Agora você já pode adequar suas estratégias de divulgação e ter maiores resultados por meio do mapeamento das 4 etapas da jornada do consumidor.
Ao oferecer conteúdos que esclareçam as dúvidas pertinentes a cada um desses estágios, você irá evitar uma comunicação genérica.
E, de quebra, estabelecer um elo entre a sua marca e as necessidades do seu cliente, sem que haja espaço para a concorrência.
Mas lembre-se: a jornada não termina no momento da compra! Esse é apenas o início.
Isso quer dizer que, após o seu potencial cliente comprar de você, é preciso trabalhar com estratégias de fidelização.
Ou seja, fazer com que seus clientes voltem a comprar de você.
Se precisa de ajuda para saber como fidelizar seus clientes, clique aqui e leia este conteúdo com 11 dicas.
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